Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2010 - 11:06

Catarinenses chegam ao Rio de Janeiro dispostos ao ouro na Olimpíada do Conhecimento

Em grande número, os 30 representantes de Santa Catarina já estão no mercado de trabalho, são filhos de industriários, agricultores, costureiras e donas de casa e fizeram a primeira viagem de avião no domingo (7/3).

Florianópolis (SC) - A carreira profissional de 30 estudantes catarinenses do SENAI e do SENAC ganha novo impulso a partir desta segunda-feira, quando participam da solenidade de abertura da Olimpíada do Conhecimento e do América Skills, no Rio de Janeiro. Eles disputarão o título de melhor estudante do Brasil e das Américas em 27 ocupações. Os dois primeiros colocados em cada ocupação continuarão a disputa pela vaga brasileira no WorldSkills, o torneio internacional, que em 2011 será realizado em Londres.

Na competição, os estudantes terão que desenvolver atividades típicas de suas profissões e serão avaliados pelo conhecimentos, habilidades e atitudes que apresentarem em quatro dias de prova.

O grupo catarinense se reuniu no sábado em Florianópolis e passou o dia em trabalhos de integração e motivação. "Às vezes eu dormia pensando na prova", afirmou Gislaine Oecksler, 18 anos, competidora de Blumenau em confecção de roupas. O encontro com o grupo e o apoio psicológico na véspera da viagem ajudaram a diminuir a tensão. "Depois que a gente se encontrou aqui, essa ansiedade passou", afirmou o competidor em solda, Kleyner Idalencio Serafim, de Capivari de Baixo. "Agora a tensão é por causa da viagem de avião", revelou o estudante de 17 anos, filho de um pedreiro aposentado e uma dona de casa e que pela primeira vez faria uma viagem aérea.

A maior parte dos competidores catarinenses se encaixa no perfil de Kleiner: não mais que quatro ou cinco já haviam viajado de avião. Também são filhos de industriários, mecânicos, padeiros, costureiras e donas de casa. Os pais de Leandro Camilo, de Trombudo Central, e Gustavo Miotto, de Chapecó, são agricultores.

Outra característica de um grande número dos representantes de Santa Catarina é o fato de já estarem inseridos no mercado de trabalho e terem uma rotina intensa de estudos, trabalho e preparação. Camilo, por exemplo, saia de casa às 5h30min, andava 1,5 quilômetro para pegar um ônibus que o levaria ao SENAI em Rio do Sul, 25 quilômetros distante de casa. Os três representantes de Jaraguá do Sul, Tiago Schmoller, Juliano Moretti e Rodrigo Silva dos Santos, são exemplos de estudantes que cumpriam três turnos - um na empresa, um num curso do SENAI e outro de preparação.

Além dos 30 estudantes entre os 562 competidores, Santa Catarina terá participação especial com a apresentação de três projetos, todos focados na área ambiental, na Mostra Inova SENAI. Serão apresentados o projeto de redução do lodo na indústria de galvanização, desenvolvido em Joinville; um separador inteligente de lixo, construído em Concórdia, e um compactador de alumínio, desenvolvido em Luzerna.

O SENAI/SC também apresentará seu curso de mecânica de aviação, criado em julho de 2009, na Escola SENAI de São José, na região metropolitana de Florianópolis. Os visitantes poderão ver um avião Bandeirante, da Embraer, torre de controle, motores e peças aeronáuticas, além de quatro televisões apresentando vídeos de voos panorâmicos, pousos e decolagens.

No Rio de Janeiro, o trabalho de montagem da arena de provas da Olimpíada do Conhecimento está na reta final. Centenas de técnicos trabalham no final de semana para fazer os últimos ajustes nas máquinas e equipamentos que serão utilizados pelos competidores durante o maior torneio de educação profissional das Américas.

A competição, organizada pelo SENAI, será aberta nesta segunda-feira, às 15h, no Maracanãzinho. Na terça-feira, dia 9, os competidores conhecerão a área de provas, instalada no Riocentro. As provas começarão na manhã de quarta-feira, dia 10, e se estenderão até sábado. No domingo, 14, ocorrerá a cerimônia de premiação do torneio.

Além de conhecer as competências técnicas e profissionais exigidas em 41 ocupações industriais e cinco dos setores de comércio e serviços, os visitantes da Olimpíada poderão ver, em cada espaço do Riocentro, máquinas e equipamentos de última geração utilizados nas linhas de produção da indústria brasileira.

Além da Olimpíada do Conhecimento, o SENAI realizará neste ano a primeira edição do WorldSkills Américas, que reunirá estudantes de cursos de formação profissional de 12 países americanos, entre os quais estão Estados Unidos, Chile, Argentina e Peru. A competição ocorrerá paralelamente à Olimpíada do Conhecimento, no Riocentro. Realizado nos moldes dos torneios da Europa e da Ásia, o WorldSkills Americas segue os rigorosos padrões internacionais do WorldSkills Competition, a entidade que promove o maior torneio mundial do gênero.

Nessa primeira edição, os competidores brasileiros participantes da Olimpíada do Conhecimento terão suas notas comparada com estudantes de outros países do WorldSkills Americas para que a comissão determine os vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze.

Essa é a sexta edição da Olimpíada do Conhecimento. A competição bienal foi criada em 2001 e ampliou os torneios de educação profissional que eram realizados desde 1979 em alguns estados, como Rio e São Paulo. Na primeira Olimpíada, realizada em Brasília, 101 estudantes do SENAI competiram em 26 ocupações profissionais.

Os vencedores da Olimpíada do Rio de Janeiro concorrerão às vagas do WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que ocorrerá em 2011, em Londres. No ano passado, a equipe de 24 alunos do SENAI ficou em terceiro lugar no torneio realizado em Calgary, no Canadá. Eles competiram com 847 alunos de 51 países e, no ranking de medalhas, só ficaram atrás de Coreia do Sul e a Irlanda. Ao todo, conquistaram quatro medalhas de ouro, quatro de prata, duas de bronze e cinco diplomas de excelência em ocupações como tecnologia da informação, eletrônica, design gráfico, entre outras.

. Delegação Catarinense.: Ocupações Industriais - Alunos do SENAI/SC | Confecção de Roupas - Gislaine Oecksler – Blumenau| Design da Moda - Vestuário - Shayenne Bruna Alves – Blumenau | Mecatrônica - André Buchele e Fabrício Saggin – Blumenau| Panificação - Franciele Naiana Feller – Blumenau | Segurança do Trabalho - Jéssica de Fátima Pasin – Chapeco | Eletricidade Industrial - Gustavo Miotto Begnini – Chapecó | Eletricidade Predial - Airton Reni Langa Da Silva – Chapecó |Tornearia Mecânica - Lucas De Paula – Chapecó | Ferramentaria - Rodrigo Silva Dos Santos - Jaraguá do Sul | Fresagem - Juliano Moretti - Jaraguá do Sul Mecânica Geral - Ajustagem - Tiago Schmöller - Jaraguá do Sul | Fresagem CNC - Osmar João Silvano – Joinville | Metrologia Dimensional - Evelin katiane Izauro – Joinville | Robótica Móvel - André Luiz Brenneisen Jr e Leandro Duarte Machado - Joinville Tornearia CNC - Bruno Corrêa da Silva – Joinville | Web Design - Natã Miccael Barbosa – Joinville | Desenho Mecânico em CAD - Emerson Roque Rodrigues – Luzerna | Tecnologia da Informação - TI - Camila Mariani – Luzerna | Mecânica de Manutenção - Leandro Marcelo Camilo - Rio do Sul | Marcenaria - Bruno Machado - São Bento do Sul | Confecção de Calçados - Nicolas Artulino Schimitt - São João Batista | Mecânica de Automóveis - Bruno Ouriques Schaffer - São José | Soldagem - Kleyner Idalencio Serafim – Tubarão.

Ocupações comerciais e serviços - Alunos do SENAC/SC: Cozinheiro - Dênis Cerrati - Balneário Camboriu | Maquiagem - Vanessa Borges de Abreu – Florianópolis | Cabeleireiro - Idoclecio Avelino Rocha Jr - Rio do Sul | Enfermagem - Mirtz Tavares e Mariane Almeida de Barros - Tubarão e Joaçaba.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira