Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2010 - 09:37

Alunos da Mauá conquistam o primeiro lugar na modalidade elétrica da 7ª Maratona Universitária da Eficiência

O Instituto Mauá de Tecnologia ficou em primeiro lugar na modalidade elétrica, da 7ª Maratona Universitária da Eficiência, com o protótipo EcoMauá 2. Durante a competição, o veículo percorreu 15 km com uma bateria de 4 ampère.hora (A. h), o que rendeu à Mauá, como prêmio, o protótipo do novo Uno, que servirá para futuros estudos e desenvolvimento de novos trabalhos. A Mauá também levou o 10.º lugar na modalidade gasolina com o veículo EcoMauá 1.

O evento, que aconteceu de 21 a 24 de julho, no Kartódromo Ayrton Senna, avaliou o veículo mais econômico e ecológico em três modalidades: gasolina, elétrica e etanol. Alunos da Mauá dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica e Design do Produto competiram com alunos de várias instituições de ensino superior.

A Mauá iniciou sua participação na Maratona em 2006, mas na modalidade elétrica competiu pela primeira vez somente em 2009, quando ficou em 3.º lugar nessa modalidade. “Ganhamos o primeiro lugar já na segunda participação. Trouxemos um carro mais leve, com linhas aerodinâmicas mais refinadas e itens para auxiliar o piloto a conduzir o protótipo durante a competição. Tudo isso nos rendeu o primeiro lugar na modalidade”, comemora o aluno da 5.ª série de Engenharia Elétrica, Tiago Sanches da Silva, capitão da equipe EcoMauá 2.

Como parte da estratégia para vencer, a equipe também contou com a ajuda do aluno da 3ª série de Design do Produto, Rafael Augusto Beloffa. Ele desenvolveu uma carcaça de fibra de carbono, que além de auxiliar na locomoção, conferiu um visual mais moderno ao protótipo. “O carro da modalidade elétrica tem que ser muito leve e o mais compacto possível, para ter uma boa aerodinâmica”, explica Beloffa.

De acordo com o professor e orientador das equipes, Éd Cláudio Bordinassi, que acompanhou todas as participações da Mauá no evento, os carros desenvolvidos pelos estudantes tiveram evoluções significativas a cada edição do evento. “Ganhar o primeiro lugar na modalidade elétrica serve de motivação para os alunos desenvolverem protótipos ainda melhores nas próximas competições”, diz Éd.

A competição - A Maratona Universitária da Eficiência Energética é dividida em três modalidades: gasolina, elétrica e a nova categoria, etanol. Seu objetivo é envolver os futuros engenheiros e designers no desafio de criar veículos mais econômicos e ecológicos. Em cada uma das modalidades gasolina e etanol, a equipe campeã é aquela cujo veículo apresenta o menor consumo de combustível, após completar oito voltas no Kartódromo, com uma velocidade média mínima de 24 km/h. Já na modalidade elétrica o objetivo é andar a uma velocidade mínima de 15km/h até o carro diminuir a velocidade ou terminar a carga da bateria.

No projeto, além da eficiência energética, questões como inovação tecnológica, segurança do piloto e impacto ambiental são determinantes para a avaliação das equipes. Em cada modalidade foram vencedoras as três equipes que alcançaram o menor consumo energético. [www.maratonadaeficiencia.com.br;

Perfil- O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.

O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.

O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira