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13/05/2011 - 10:43

Oi Futuro, Secretaria Municipal de Educação do Rio, Ibope Inteligência e Instituto Paulo Montenegro realizam pesquisa

E aponta importância do uso das novas tecnologias na educação. Levantamento foi feito de maio a julho de 2010 e contou com mais de 32 mil participantes. Diretores, professores e alunos de escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro ouvidos na pesquisa acham que a tecnologia aplicada à educação vai mudar o papel da escola. Entrevistados consideram que, quando há uso de tecnologia em sala de aula, os alunos se interessam mais em aprender.

Rio de Janeiro– Pesquisa do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Ibope Inteligência e o Instituto Paulo Montenegro apresenta uma radiografia inédita sobre o relacionamento da comunidade escolar com as novas tecnologias. A pesquisa ITICs (Interação com as Tecnologias de Informação e Comunicação na Comunidade Escolar) foi realizada de maio a julho de 2010 e abrangeu um universo de mais de 32 mil pessoas, entre diretores, professores e alunos da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Todos os grupos de entrevistados concordam maciçamente (mais de 70%) que, quando há uso de tecnologias em sala de aula, o aluno se interessa mais em aprender. Outra constatação foi que a tecnologia aplicada à educação vai mudar não só o papel da escola num futuro próximo como vai alterar o papel do professor em relação aos alunos, opinião compartilhada por mais de 65% dos participantes.

O levantamento apontou que a grande maioria dos entrevistados (mais de 80%) acredita que a tecnologia pode contribuir muito com o processo de aprendizagem e, consequentemente, consideram-na necessária para um bom desenvolvimento da educação. Os entrevistados concordam que quem não sabe usar as tecnologias de comunicação e informação sente-se excluído no mundo de hoje. Além disso, a ITICs apontou como é a interação dos segmentos escolares com as ferramentas tecnológicas. Nos três grupos, o principal uso da internet, por exemplo, é receber e enviar e-mails. No segundo lugar da lista, há uma distinção entre a preferência de diretores e professores, que buscam informações e ler notícias em geral (98% e 93%, respectivamente), e a dos alunos, que optam por acessar as redes sociais (43%).

A pesquisa comprova que a mudança de mentalidade na comunidade escolar com relação às novas tecnologias já é uma realidade e que o seu papel é cada vez mais significativo na qualificação da educação. Isso mostra que o Oi Futuro está no caminho certo ao investir em programas de qualificação do ensino. Nos últimos anos, a Oi capacitou tecnologicamente as escolas públicas, levando banda larga e tecnologia de ponta para todas as regiões do país. Num segundo momento, acredita-se que é hora de desenvolver metodologias eficientes para a utilização dessas tecnologias de maneira adequada a aprimorar a educação, com acompanhamento, incentivos e orientação da escola. Tais iniciativas estão sendo tomadas devido à missão do Oi Futuro de democratizar o acesso ao conhecimento através da inclusão digital e do investimento em tecnologia de ponta, para acelerar e promover o desenvolvimento humano.

“O Oi Futuro, com seus programas de educação realizados por meio de parcerias público-privadas, também está investindo em produção de conteúdo pedagógico. O objetivo é melhorar a qualidade do ensino, com pesquisas e desenvolvimento de soluções educativas que utilizam as novas tecnologias de comunicação e informação. São iniciativas que estão transformando o ambiente escolar e capacitando jovens para as profissões do futuro”, afirma George Moraes, vice-presidente do Oi Futuro.

Entre os projetos de educação do Oi Futuro está o Nave (Núcleo Avançado em Educação), considerado um verdadeiro centro de pesquisas e desenvolvimento de soluções educativas, que usam de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio e capacitam jovens para profissões na área digital. Outra iniciativa é o Oi Tonomundo, que há mais de dez anos transforma as escolas beneficiadas em pólos irradiadores de projetos comunitários, em parceria com instituições de ensino do Brasil e do exterior. A Oi também investe em produção de conteúdo pedagógico para capacitar as escolas. Entre os principais projetos nesse sentido está o lançamento da Educopédia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro. A Educopédia é uma plataforma colaborativa de aulas digitais desenvolvida, inicialmente, para oferecer o conteúdo das disciplinas de português e matemática, com material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos, o que torna o ensino mais atraente e motivador.

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