Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2011 - 12:37

Patrimônio brasileiro no mar, Amazônia Azul é tema de palestra na UVA

Encontro, ministrado pelo desembargador Siro Darlan, visa conscientizar a proteção dessa área.

No próximo dia 24 de agosto (quarta-feira), a Universidade Veiga de Almeida abre espaço para a discussão de um tema que vem chamando a atenção das autoridades do país: "Amazônia Azul, riquezas do Brasil sem proteção". Para ministrar a palestra, que acontece no Campus Tijuca às 18h30, estarão presentes o desembargador Siro Darlan, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; e o Almirante Lima Filho, da Escola Superior de Guerra.

A Amazônia Azul é conhecida como o patrimônio brasileiro no mar, não por sua localização geográfica, mas pelos seus diversos recursos naturais e grandes dimensões. E com essa quantidade considerável de recursos como o petróleo e o gás natural, aumenta também a responsabilidade do país em proteger essa área.

De acordo com Siro Darlan, a importância de fortalecer a defesa da costa brasileira reside, entre outros fatores, da necessidade de se proteger de eventuais invasores que ambicionem essas riquezas. “O Brasil não é um país em guerra, nem tem potenciais inimigos no campo externo graças a nossa vitoriosa diplomacia, mas o fato de possuir tantas riquezas impõe que esteja preparado para defendê-las e protegê-las”, ressalta.

Para Almirante Lima Filho, é importante que nesse encontro com os estudantes e professores, todos internalizem as ideias de que o mar é de fundamental importância para o Brasil. “A defesa deste patrimônio é preocupação de todos os brasileiros e não podemos nos esquecer da cobiça internacional, em um cenário geopolítico dinâmico e imprevisível”, afirma.

Outra atividade em potencial da Amazônia Azul é a pesqueira. Segundo Siro Darlan, o Ministério da Defesa tem estimulado parcerias com as universidades e empresas para desenvolver tecnologias que sejam capazes de dar utilidade a essa industria, assim como outros produtos marinhos com vistas a não causar danos à diversidade biológica. “Para isso é preciso um esforço coletivo, para que possamos desenvolver tecnologia e conhecimento que sejam capazes de preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, fazer com que nosso povo se desenvolva e progrida com maior qualidade de vida e melhor distribuição de renda”, completa.

.["Amazônia Azul, riquezas do Brasil sem proteção", dia 24 de agosto de 2011 (quarta-feira), das 18h30min às 22h, no Auditório - Campus Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).Quem quiser acompanhar, o evento é aberto ao público e o endereço do Campus Tijuca é Rua Ibituruna, 108, Tijuca].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira