Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2011 - 11:54

USP organiza ciclo de conferências sobre os desafios da globalidade

A primeira conferência do ciclo será dedicada ao tema As assimetrias da sociedade internacional, que será debatido, entre 26 de setembro e 26 de outubro, em palestras dos professores Celso Lafer, Adam Przeworski, Jacques Marcovitch e Otaviano Canuto dos Santos Filho, todos eles com grande vivência acadêmica e internacional.

São Paulo – A Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo realizará um ciclo de três conferências sobre Os Desafios da Globalidade. Na primeira delas, o tema As assimetrias da sociedade internacional será discutido em quatro palestras pelos professores Celso Lafer (Direito USP), Adam Przeworski (New York University), Jacques Marcovitch (FEAUSP) e Otaviano Canuto dos Santos Filho (Banco Mundial), que também já lecionou na FEA.

Nesta primeira conferência do ciclo, o objetivo é identificar elementos determinantes do quadro de assimetria econômica, política e social que caracteriza a sociedade internacional e avaliar de que modo esse quadro afeta as dinâmicas inerentes aos processos de globalização e é por eles afetado.

Os conferencistas convidados têm em comum sólida bagagem acadêmica e vivência das relações internacionais em seus diferentes planos: econômico, político e diplomático. Essas características asseguram a importância da conferência para os estudiosos dos fenômenos da globalidade, da USP e de outras universidades.

A presença no rol de conferencistas de professores da USP servirá, também, para apresentar à sociedade o produto da atividade de pesquisa que vem sendo realizada no âmbito da Universidade.

Iniciativa conjunta da Pró-reitoria de Pesquisa, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Faculdade de Direito, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, o ciclo de conferências reforça a cooperação interdisciplinar na Universidade e amplia as possibilidades de interpretação da globalidade e de estudo das suas diversas implicações.

Programa- Na primeira das quatro palestras da conferência — dia 26 de setembro, às 19 horas, no salão nobre da Faculdade de Direito —, o professor Celso Lafer que foi ministro das Relações Exteriores dos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, fará uma exposição sobre o tema geral do ciclo. Por ter completado 70 anos, Lafer está se aposentando na USP, da qual recebeu a medalha “Armando de Salles Oliveira”.

As demais palestras da conferência serão feitas no auditório FEA-5, da FEAUSP, no campus da Cidade Universitária.

A segunda palestra, dia 07 de outubro, às 17 horas, caberá ao cientista político Adam Przeworski, que falará sobre A economia política da redistribuição. Um dos mais influentes autores de ciência política da atualidade, Przeworski é um estudioso das sociedades democráticas e da relação entre democracia e desenvolvimento econômico. Nascido na Polônia e radicado nos Estados Unidos, leciona na New York University.

No terceiro evento da Conferência, dia 19 de outubro, às 17 horas, o professor Jacques Marcovitch, reitor da USP de 1997 a 2001, fará uma exposição sobre Assimetrias e Cooperação Internacional. Marcovitch é especialista em empreendedorismo, mudanças climáticas e relações internacionais.

O economista Otaviano Canuto dos Santos Filho, vice-presidente e chefe da Rede de Redução de Pobreza e Gestão Econômica do Banco Mundial, abordará o tema As Economias em Desenvolvimento como Locomotivas da Economia Global na última palestra da primeira conferência do ciclo Desafios da Globalidade, dia 26 de outubro, ás 17 horas.

Ciclo de três eventos- Segundo os organizadores, a conferência é o primeiro de um ciclo de três eventos dedicados ao exame dos Desafios da Globalidade, concebido para promover o exame de temática de grande relevância e comum às áreas de ciência política, relações internacionais, direito e economia. Nos dois próximos anos o ciclo terá continuidade com as conferências dedicadas ao exame dos regimes internacionais e dos múltiplos aspectos associados à noção de governança internacional.

A ideia que inspira as conferências é trazer para a USP a discussão de grandes temas da atualidade, explica o professor Nicolau Reinhard, vice-diretor da FEAUSP e um dos organizadores do ciclo, junto com os professores Marta Arretche e André Singer (DCP-FFLCH), e Pedro Dallari (Direito USP e IRI). Segundo Reinhard, a sugestão de realizar esse conjunto de eventos partiu do professor Marco Antonio Zago, pró-reitor de Pesquisa da USP.

O Departamento de Ciência Política da USP, desde sua criação, é um centro de excelência e referência na discussão das questões teóricas e empíricas da disciplina, tendo abrigado em seus quadros alguns dos mais notáveis e reconhecidos cientistas políticos brasileiros muitos dos quais exerceram papel destacado de liderança acadêmica e política. Os docentes que compõem o seu quadro foram formados em centros de excelência no exterior e no Brasil e se dedicam a estudar questões políticas recorrendo a diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.Com o objetivo de se manter à frente das discussões que estruturam a disciplina, para além dos cursos regulares de graduação e de pós-graduação, o Departamento organiza seminários e cursos especiais. A pesquisa no departamento está intimamente associada à docência e aos núcleos e centros de pesquisa associados ao DCP e dirigidos por seus professores.

A Faculdade de Direito, criada em 1827 com o nome de Academia de Direito de São Paulo, foi a primeira instituição a integrar a Universidade de São Paulo no momento de sua criação, em 1934. O primeiro Reitor, Professor Reynaldo Porchat, era docente da Faculdade de Direito e nela sediou-se a Reitoria naqueles primeiros tempos. Desde sempre destinada a confundir-se com a história de São Paulo e do Brasil, a Velha e Sempre Nova Academia de Direito, hoje, continua a cumprir sua missão, formando não apenas novos bacharéis, mas grandes juristas e homens públicos, capacitados para defender e preservar o desenvolvimento do país no Estado de Direito.

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP) é uma instituição pública de ensino e pesquisa conhecida no país e no exterior pela excelência de seus cursos, pela qualidade de sua produção acadêmica e pelos inúmeros serviços prestados à comunidade. Na linha de frente das instituições que formam economistas, administradores e especialistas em contabilidade e atuária no Brasil, a FEAUSP pauta suas atividades pelos elevados padrões da Universidade de São Paulo e alia o conhecimento sobre a realidade brasileira ao referencial teórico e metodológico dos mais avançados centros de conhecimento internacionais.

Criado em 2004, o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo tem a missão de promover a pesquisa, o ensino e a disseminação de conhecimentos na área de relações internacionais; estreitar os vínculos acadêmicos com instituições nacionais e estrangeiras e aumentar o entendimento público sobre os assuntos mundiais. O IRI tem compromisso com a abordagem multidisciplinar das questões mundiais, reunindo competências nas áreas do Direito, Ciência Política, Economia e História. Seu quadro acadêmico é formado tanto por professores com dedicação exclusiva ao instituto, quanto por cientistas políticos, economistas, historiadores, juristas, administradores e sociólogos pertencentes a outros departamentos da USP e envolvidos com a pesquisa e o ensino em relações internacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira