Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2012 - 10:57

Sala Futura chega ao Complexo do Borel

Apoiado pela UPP Social, o Canal Futura implementa, com a Fundação São Joaquim, sua primeira midiateca em comunidades pacificadas no Rio.

O Canal Futura e a Fundação São Joaquim, com apoio do programa UPP Social, inauguram, no dia 15 de março (quinta-feira), uma unidade do projeto Sala Futura no Complexo do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

A midiateca, implementada pela primeira vez em áreas pacificadas, disponibilizará gratuitamente conteúdos educativos e de lazer para a população. O material audiovisual será usado em atividades com as diversas organizações comunitárias da região e no trabalho com policiais da UPP local, a fim de promover debates sobre educação, cidadania, segurança pública e direitos humanos, entre outros assuntos.

O evento de inauguração será realizado na Fundação São Joaquim, às 14h, e terá a presença da gerente de Mobilização Comunitária do Canal Futura, Marisa Vassimon, e de representantes da Fundação São Joaquim, da Rede Social do Borel, da Unidade de Polícia Pacificadora do Complexo do Borel e do programa UPP Social.

Cerca de 13 mil moradores das comunidades da região – Morro do Borel, Indiana, Catrambi, Morro da Cruz, Bananal, Casa Branca e Chácara do Céu – serão beneficiados com a iniciativa. Localizada na sede da Fundação São Joaquim, a Sala Futura contará com a contribuição de um mobilizador cultural, escolhido por meio de processo seletivo, que atuará na articulação dos conteúdos audiovisuais, intermediando e promovendo diálogos entre a população, as organizações comunitárias e as instituições públicas.

Reafirmando o compromisso do Canal Futura de incentivar a participação das pessoas em ações que promovam a melhoria da qualidade de vida de suas comunidades, o modelo de implementação da Sala, assim como os principais temas que devem ser debatidos pela população, foi definido em parceria com as instituições locais que formam a Rede Social do Borel através de reuniões realizadas desde 2010. O vasto acervo audiovisual, que abrigará conteúdos como “Nota 10 – Segurança Pública”, “Diz aí”, “Ética” e os programas do projeto “A cor da cultura”, entre outros, foi construído a partir de fórum com representantes do Complexo do Borel. O material da Sala será utilizado, de forma itinerante, na Fundação São Joaquim e em outros espaços nas organizações da Rede Social do Borel.

Esta é a quarta Sala Futura a entrar em operação no estado do Rio de Janeiro. Duas midiatecas estão situadas na Zona Norte da capital: no Centro Cultural Waly Salomão, em Vigário Geral, numa parceria com o Grupo Cultural AfroReggae, e na Biblioteca Popular Lima Barreto, no Complexo da Maré, juntamente com a Redes de Desenvolvimento da Maré. O terceiro espaço funciona, desde dezembro de 2011, no município de São Gonçalo, quadra da Escola de Samba Porto da Pedra, no bairro de Vila Lage. Há unidades ainda em Ouro Preto (MG), São Paulo (SP) e Recife (PE). Até o final de 2012, serão inauguradas duas Salas nas regiões Sul e Norte.

Perfil-A Sala Futura é uma midiateca que coloca a tecnologia e o conteúdo audiovisual produzido pelo Canal Futura a serviço da educação e da defesa dos direitos humanos por meio de diferentes modelos de parceria. Na unidade do Complexo do Borel, o foco será Educação, Segurança, Cidadania e Direitos Humanos, com o objetivo de fornecer ferramentas para o desenvolvimento de diálogos entre moradores, instituições públicas e organizações comunitárias. O acesso é livre e gratuito.

Os vídeos poderão ser conferidos na própria sala ou copiados para CDs e DVDs para utilização em atividades externas em creches, escolas e ONGs. Os downloads são feitos por meio do Futuratec, a videoteca gratuita do Canal Futura que conta com mais de 700 programas de diversas séries, como o Um Pé de Quê?, com Regina Casé, o Afinando a Língua, com Tony Bellotto, e o Passagem Para..., com o jornalista Luís Nachbin.

Assim como nas outras unidades, o projeto é uma ação compartilhada, ficando a Fundação São Joaquim responsável por gerenciar e promover atividades com o conteúdo, materiais e equipamentos doados pelo Futura.

Perfil-O Canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva educativa, participativa e inclusiva, não-comercial, não-governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros. Quarenta e um milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF). O Canal Futura é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são: Confederação Nacional da Indústria (CNI), CNN, FIESP, Firjan, Fundação Bradesco; Fundação Itaú Social; Fundação Vale; Gerdau; Grupo Votorantim, Rede Globo e Sebrae. [www.futura.org.br ][twittercom/canalfutura].

Perfil-A Fundação São Joaquim de Assistência Social tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situações de risco social e econômico. Criada no ano de 1992, a Fundação realiza diversas atividades no Espaço Erna Underberg – que leva o nome de uma de suas fundadoras -, localizado no Complexo do Borel, na Tijuca. A Fundação São Joaquim também realiza projetos que atendem outras áreas necessitadas da Zona Norte do Rio de Janeiro.

A Rede Social do Borel tem como finalidade articular e unir instituições locais e moradores do Complexo do Borel para elaborar, desenvolver e executar um plano de desenvolvimento local, em parceria com o poder público, a iniciativa privada e outras organizações da sociedade civil. Integram a Rede as seguintes instituições: Jocum, Roda Viva, Fundação São Joaquim, ONG Arteiras, Ação Comunitária Pró-favela, Igreja Batista e Projeto Bairro Educador.

Perfil-A UPP Social coordena esforços dos vários órgãos da Prefeitura e promove parcerias com os governos estadual e federal, o setor privado e a sociedade civil para produzir resultados melhores e mais eficientes nas áreas em que atuam as Unidades de Polícia Pacificadora, evitando o desperdício de recursos e a sobreposição de projetos. O programa articula ações que consolidem os avanços trazidos pela pacificação e revertam os legados da violência e da exclusão territorial: apoio a organizações e projetos locais; recuperação de espaços públicos; regularização urbana, de serviços e negócios; oportunidades para a juventude e iniciativas cidadãs, culturais, esportivas e de lazer.

Inaugurada em junho de 2010, a UPP Borel abrange sete comunidades da região da Tijuca: Morro do Borel, Indiana, Catrambi, Morro da Cruz, Bananal, Casa Branca e Chácara do Céu.

Inauguração da Sala Futura Complexo do Borel, dia 15 de março de 2011 (quinta-feira),às 14h, na Fundação São Joaquim - Espaço Erna Underberg ,Rua Paul Underberg, 54 – Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira