Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2012 - 08:59

Indra lidera um projeto europeu de P&D que permitirá realizar práticas de ensino em um ambiente virtual tridimensional

SimAula projeta uma nova metodologia de formação para os professores de educação primária, que podem planejar lições e dar aulas em um ambiente virtual onde interagem online com alunos-avatares.

Espanha, Reino Unido, Itália, Bulgária e Grécia participam de um piloto, que se desenvolverá em cinco idiomas diferentes, com 200 estudantes e 60 professores.

O projeto, financiado com a ajuda da UE, conta com a participação da Universidade Oberta da Catalunha, as universidades de Coventry, Salerno e Sofia, e a escola grega Ellinogermaniki Ago.

Indra, uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e da América Latina, está liderando o projeto de P&D SimAula cujo objetivo é desenvolver uma nova metodologia para a formação de professores de ensino primário baseado em práticas online em um mundo virtual tridimensional, adaptado ao contexto escolar de ensino e aprendizagem. Nesse contexto de simulação, os docentes, tanto atuais como futuros, podem desenvolver os planejamentos letivos, ensinar as matérias em aulas virtuais que reproduzirá o comportamento de uma classe e interagir com os avatares dos alunos.

O projeto se concentrará especialmente no aspecto pedagógico, já que o principal objetivo é que os futuros professores possam praticar suas capacidades de ensino e gestão graças ás simulações. Para isto, SimAULA partirá do conhecimento de docentes, experts em psicologia e pedagogia para definir o modelo de comportamento dos alunos virtuais, assim como criar situações válidas do ponto de vista pedagógico e educativo. O objetivo é criar modelos de comportamento sólidos e construtivos para educação e proporcionar atividades de aprendizagem interessantes e eficazes.

Além disso, foram selecionadas as estratégias pedagógicas e as situações mais representativas de cada país, tratando de mostrar as circunstâncias que podem se mais conflitantes e problemáticas.

Do ponto de vista da tecnologia, SimAula prevê o desenvolvimento de uma plataforma virtual que integra múltiplos níveis de detalhe, fidelidade e simulação das interações com os agentes-estudantes virtuais. Contempla o desenvolvimento dos agentes virtuais que reproduzem o comportamento do professor, do aluno ou da classe, no projeto 3D da classe e nas ferramentas de aprendizagem como quadro negro ou livros, assim como a definição da aparência dos avatares (crianças, adultos, homem, mulher, etc) e de sua forma de se comunicar, como seu tom de voz, seus gestos e suas formas de expressão verbal.

Este inovador sistema de simulação, baseado na filosofia de “jogo sério”, criará uma experiência interativa simples e atrativa para os professores em formação e permitirá aos docentes colocarem em prática suas habilidades educativas e de gestão de aula em um ambiente de jogo educativo, divertido e seguro. Além disso, a ferramenta disponibilizará um protótipo com cenários e situações limitadas, mas graças a sua flexibilidade permitirá carregar e criar novos cenários em função do usuário.

SimAula será financiado pela Agência Executiva no âmbito Educativo, Audiovisual e Cultural (EACEA) da União Européia, no âmbito do programa LLP (Lifelong Learning Programme). Além da Indra, que lidera o projeto a partir de sua rede de Software Labs, participam no projeto a Universidade Oberta da Catalunha (UOC), a Universidade de Conventry, a Universidade de Salerno, a Universidade de Sofía, e a escola grega Ellinogermaniki Agogi.

Múltiplos benefícios para a educação -SimAula proporcionará as universidades e escolas uma plataforma de formação baseada em um sistema de simulação avançado que permitirá melhorar as atitudes docentes de seus estudantes mediante as práticas orientadas a resultados realizados na aula virtual.

Por sua vez, os professores em formação garantirão a realização de suas práticas em um ambiente adequado e no qual se pode medir o cumprimento dos objetivos. Além disso, a SimAULA permitirá aos professores provar ideias pedagógicas para ver qual combinação de estratégias contribuem melhor ao aprendizado dos alunos. Isto ajudará a melhorar as competências de ensino, através do pensamento crítico, a criatividade e o aprendizado prático.

Piloto em grande escala -O projeto prevê o desenvolvimento de um piloto neste mesmo ano, no qual participarão 200 estudantes e 60 professores da Espanha, Reino Unido, Itália, Bulgária e Grécia em seus respectivos idiomas. Após a definição e desenvolvimento dos locais do piloto, os usuários escolhidos poderão utilizar a plataforma, prová-la e validá-la.

Este piloto permitirá comprovar a utilidade da plataforma e avaliar o impacto deste novo enfoque de prática virtual nas metodologias pedagógicas e educativas com base nos resultados de aprendizagem dos estudantes e docentes em diferentes países e níveis educativos. Além disso, a plataforma facilitará a colaboração entre mestres e professores de diferentes níveis e países em relação à formação prática dos docentes e a contribuição potencial das TICs.

Soluções para a educação do futuro -SimAula reforça a ampla experiência da Indra no campo das soluções para a melhoria dos sistemas de ensino, aprendizagem e de e-learning. O melhor exemplo desta experiência é o projeto de conteúdos educativos digitais “AGREGA”, desenvolvido pela Indra no marco do Programa Internet na Aula e liderado pela entidade pública Red.es, junto com o Ministério da Educação, o Ministério da Indústria, e as comunidades Autônomas. O principal objetivo do Agrega é colocar à disposição da comunidade educativa conteúdos digitais, elaborados de acordo com padrões, e impulsionar um modelo sustentável de geração e aplicação de tais conteúdos no processo de ensino e aprendizagem em aula, assim como o fomento de ambientes de colaboração para a comunidade docente.

SimAula -O projeto Agrega foi premiado na categoria prata no IMS Learning Awards 2009, um reconhecimento ao “uso mais impactante da tecnologia no apoio ao aprendizado”. O êxito desta plataforma levou a Red.es a firmar um acordo de colaboração com a Rede de Pesquisa em Educação do Reino Unido “Janet”, para a sessão do código fonte e a documentação da plataforma de conteúdos digitais educativos AGREGA.

Indra é uma das principais multinacionais de tecnologia da Europa e América Latina. É a segunda companhia europeia do setor em investimento em P&D, com 550 M€ investido nos últimos três anos. As vendas em 2011 alcançaram 2.688 M€ e na atualidade mais da metade da receita procede do mercado internacional. Conta com 40.000 profissionais e com clientes em 118 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira