Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/01/2014 - 08:14

Eletrobras Eletronuclear e Capes divulgam edital do Programa de Bolsa de Mestrado

Doutorado e Pós-Doutorado.

Estão abertas até 14 de fevereiro as inscrições para o Programa de Bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado Capes/Eletrobras Eletronuclear. No total, serão selecionados até cinco projetos e concedidas até 60 bolsas. Os interessados devem encaminhar o projeto e toda a documentação exigida no edital pelos Correios até o dia 14.

O objetivo do programa é apoiar a formação de recursos humanos voltados para o setor nuclear para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento científico; tecnológico e de inovação; além de núcleos de inovação e transferência de tecnologia.

Os projetos devem estar voltados a algumas áreas temáticas exigidas pelo edital, entre elas: física de reatores; segurança de instalações nucleares e análises de acidentes; e rejeitos radioativos. Sendo que será dada preferência às áreas de interesse relacionadas às plantas nucleares com reatores do tipo PWR (água pressurizada).

As bolsas serão concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e distribuídas da seguinte maneira: 35 para mestrado no país, com duração máxima de 24 meses; 15 de doutorado no país, com duração máxima de 48 meses e previsão de doutorado sanduíche no exterior; e 10 bolsas de pós-doutorado no país, com duração máxima de 24 meses.

Eletronuclear -Subsidiária da Eletrobras, a Eletronuclear é a responsável por operar e construir as usinas termonucleares do país. Conta com duas unidades em operação na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), com potência total de 1990 MW. Hoje, a geração nuclear corresponde a 3% da eletricidade produzida no país e o equivalente a um terço do consumo do Estado do Rio de Janeiro. Angra 3, que está em construção, será a terceira usina da Central. Quando entrar em operação comercial, em 2018, a unidade (1.405 MW) será capaz de gerar mais de 10 milhões de MWh por ano – energia limpa, segura e suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período.[www.eletronuclear.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira