Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2014 - 08:06

Brasil e EUA assinam acordo para receber alunos brasileiros em universidades norte-americanas

Seattle - Representantes de diversas universidades do Estado do Rio de Janeiro e professores da Universidade de Saint Martin (EUA) estiveram reunidos na cidade de Lacey, Washington, nos Estados Unidos, para uma conferência internacional sobre educação.

O evento reuniu 11 universidades fluminenses e 20 instituições de ensino do Estado de Washington e culminou com a assinatura de um acordo de colaboração entre as mais importantes universidades de ambos os estados. Isso significa que o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, iniciado em 2013 com o Programa Ciência Sem Fronteiras, será estendido e facilitado entre as duas regiões.

O documento foi assinado por Kathy Gallentine, conselheira da Universidade Central de Washinton e membro da Association of Washington International Student Affairs (AWISA) e Cristina Russi, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e presidente da REARI-RJ, rede composta pelas seguintes entidades: Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET); Colégio Pedro II; Instituto Federal de Educa?ão, Ciência e Tecnologia (IFRJ); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Universidade do Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Parte da International Education Week, a conferência é consequência de uma diretriz de colaboração e promoção à educação para América Latina e Caribe, lançada em Janeiro pelo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A região é uma escolha natural, seja pela proximidade, pelo tamanho, ou por apresentar cultura e mercado mais afinados com os norte-americanos do que com outras regiões do planeta. O objetivo é facilitar o intercâmbio nas Américas, permitindo à juventude atingir sua plena capacidade social e profissional - elemento-chave para prosperidade dessas nações.

Segundo Josephine Yung, vice-presidente de Programas Internacionais de Desenvolvimento da Universidade de Saint Martin, “a conferência Washington-Rio de Janeiro foi um tremendo sucesso. Em um futuro próximo, veremos um crescimento considerável entre o intercâmbio Brasil - Estados Unidos.”.

Durante a conferência, foram promovidos debates sobre necessidades de regras e incentivo à educação, fontes de financiamento para pesquisa e oportunidades de sinergia entre faculdades brasileiras e norte-americanas, além de um painel especial sobre oportunidades de negócios do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira