Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2018 - 09:16

FGV promove seminário "Tecnologias regulatórias: Novas fronteiras da educação e cultura"

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) promoverá, em parceria com o International Development Research Centre (IDRC), nos dias 20 e 21 de junho(quarta e quinta-feira), o seminário "Tecnologias regulatórias: Novas fronteiras da educação e cultura". O evento acontecerá no auditório do edifício sede da FGV, Praia de Botafogo, 190, 12º andar, Botafogo, Rio de Janeiro9RJ).

O seminário abordará temas da atual agenda de educação e cultura, constantemente moldada por regulações e transformações no cotidiano das pessoas. A ideia é construir um diálogo em torno de interessantes abordagens sobre digitalização, pirataria, direito autoral, acesso, acervos e espacialidade.

"Vamos discutir como as novas tecnologias estão mudando a educação e o acesso a materiais no ensino superior brasileiro e, principalmente, o papel de plataformas como o YouTube na produção e consumo de conteúdo. Queremos ainda analisar como tecnologias, dispositivos e plataformas acabam atuando como reguladores de conteúdo e acesso", diz a pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio (CTS-FGV) Jhessica Reia.

Na ocasião, serão apresentados os resultados de uma pesquisa de longa duração intitulada "Shadow Libraries: The Ecology of Access to Educational Materials in Developing World Universities", coordenada internacionalmente pela The American Assembly, da Universidade de Columbia, que contou com a participação de diversos países, como Argentina, Uruguai, Índia, Polônia e Brasil. No país, a pesquisa foi coordenada e executada por Jhessica Reia (CTS-FGV) e Pedro Mizukami (CNTR.) e buscou entender o ecossistema de acesso a materiais educacionais no ensino superior brasileiro contemporâneo.

O evento vai mostrar ainda os dados da pesquisa "Copyright in the Digital Economy", cujo objetivo foi entender os impactos, sejam eles positivos ou negativos, que as leis de direitos autorais podem ter na criação de conteúdo voltado para a distribuição em plataformas digitais, bem como identificar os modelos de negócio que surgem a partir das configurações entre os sistemas privados de governança dessas plataformas e os arcabouços jurídicos nacionais. Trata-se de um projeto de pesquisa multinacional que integra equipes no Brasil, Chile, Colômbia, Índia e Estados Unidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira