Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2009 - 09:48

Aspirantes da Escola Naval visitam o Observatório Nacional


Os aspirantes que estão cursando o último ano da Escola Naval, da Marinha do Brasil, no total de 52, acompanhados pelo Comandante Frederico Nogueira, Instrutor de Navegação daquela Escola, realizaram visita técnica as instalações do Observatório Nacional, um dos institutos do Ministério da Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro, no bairro Imperial de São Cristóvão, na quinta-feira, dia 26 de março. O campus do instituto tem 40.000 m², é arborizado e gramado, com construções do início do século 20 e algumas mais recentes. O Observatório foi criado em 1827, por D. Pedro I, e está funcionando neste local desde 1920, com a pedra fundamental datada de 1913.

Os aspirantes, que final do ano se tornarão guardas marinhas, ingressando na carreira de oficial, começaram conhecendo o Laboratório Primário de Tempo e Freqüência – LPTF, o Serviço da Hora. Ali puderam se inteirar de como é gerado e difundido a Hora Oficial Brasileira, a partir de relógios atômicos de Césio, que tem precisão de atraso de 1 segundo em 3.300 anos. Outro item foi a disseminação da hora, via telefone, rádio, computador etc e o mais recente, através de ondas curtas de 10 MHz. Depois conheceram a maior luneta astronômica do Brasil, de 46 cm de diâmetro de objetiva e 6,5m de distancia focal, que é abrigada por uma cúpula de 10 metros de diâmetro. O teto do edifício é giratório e tem uma abertura para poder se observar o céu com a luneta. Ali ouviram explicações sobre coordenadas astronômicas, usadas na navegação marítima. Numa outra cúpula se detiveram em frente a um relógio de Sol, tipo vertical, de 1915. Em seguida conheceram a biblioteca, com 30.000 volumes e 40.000 periódicos. Na Divisão de Pós-Graduação, que fica em outro prédio, onde são ministrados os cursos de Astronomia e Geofísica no nível de mestrado e doutorado, tiveram informações sobre as várias linhas de pesquisas pelo coordenador Andres Reinaldo Rodriguez . Na Coordenação de Geofísica foram recepcionados pelo coordenador Íris Pereira Escobar e conversaram também com o pesquisador Luiz Carlos De Carvalho Benyosef sobre magnetismo em amplo auditório. Durante todo o trajeto, os aspirantes, puderam tomar conhecimento, pelos corredores da instituição dos vários trabalhos realizados por seus pesquisadores.

O objetivo da visita é a maior aproximação dos alunos com os vários trabalhos realizados na instituição, sendo que alguns deles estão dentro no programa de estudos da Escola Naval, mais especificamente, na disciplina Navegação Astronômica. | Por: Marcomede Rangel, cincerone dos aspirantes durante visitas no Observatório Nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira