Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2009 - 11:57

Jornalista Multifuncional: o novo profissional de imprensa vai operar em multiplataformas

O impacto das novas tecnologias no exercício do Jornalismo torna cada vez mais necessário o aperfeiçoamento profissional. Os meios de comunicação atravessam momento de intensas mudanças, passando de um cenário em que as janelas de disseminação da informação eram não dialógicas, dominante no século XX, para um outro, que dominará os próximos anos e será a marca deste século. Esse cenário, mesmo que ainda não esteja bem delineado, se insere em um paradigma de convergência de mídias e interrelações inusitadas de meios e sujeitos da comunicação.

Nesse contexto, a comunicação jornalística – que se consolidou e garantiu seu espaço na vida do homem contemporâneo – passa também por imensas transformações de forma e conteúdo. Em meio ao burburinho do imenso fluxo de informações, facilitado pelos meios digitais e móveis, o profissional de Jornalismo – se era produtor de informação de referência - passa a ser o que podemos chamar de recomendador inteligente – aquele que identifica, seleciona, analisa, depura, estabelece relações plausíveis entre os dados e as informações, em meio a tudo que passa por nós em alta velocidade , e dialoga com o público em tempo real.

Ao mesmo tempo em que as grandes empresas se esmeram na corrida pelo domínio das plataformas de múltiplas saídas, uma miríade de produtores independentes de informação se prolifera nos formatos que se renovam: blog, twitter, books de todos os tipos e comunidades virtuais, por onde trafegam milhares de dados, informações, conhecimentos. Muitos desses espaços virtuais estão em mãos de jornalistas que vieram da imprensa do século XX e vão descobrindo novas formas de trabalho.

Há várias décadas fala-se na crise de mercado do jornalismo, mas o que ocorre na verdade é uma mudança coerente com as transformações por que passa a sociedade. Se os jornais diários se encontram em processo de busca de nova identidade editorial, as bancas de revistas estão cheias de publicações voltadas para os segmentos, para áreas de interesse de setores da economia ou do imaginário do público: negócios, investimentos, engenharias, turismo, culinária, comportamento, educação, psicologia, meio ambiente, vida animal, aventuras, enfim. Grande parte com uma janela virtual. Alguns com janela na internet e na TV convencional. Ou seja, há um promissor mercado, em expansão, em redefinição da sua identidade. O que falta na verdade é o profissional com essa capacitação qualificada para esse novo desenho de produção e de organização do mercado. Este é o conceito que está por trás da idéia de Jornalismo Multifuncional. Um jornalismo que se define, não pela tecnologia em que opera, mas pela amplitude de sua atuação e pelo tipo de relação que estabelece com o público.

Este é o profissional que o MBA Jornalismo Multifuncional vai formar no Centro Universitário da Cidade - UniverCidade. Sob a coordenação dos professores Paulo Alonso e Ana Lagoa, desse curso sairão os profissionais capazes de vencer os novos desafios da comunicação no século XXI.

Na programação, o MBA contará com aulas de Teoria do Jornalismo, Jornalismo e Tecnologias da Comunicação: desafios formais e conceituais, Linguagens da Comunicação: texto e imagem na contemporaneidade, Oficina de telejornalismo, Oficina de rádio, Desenvolvimento de produto multifuncional, Jornalismo Político, Econômico e Internacional, dentre outras importantes disciplinas.

. [As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site [www.univercidade.edu]. O MBA começa no dia 18 de Agosto e as aulas serão na Unidade Ipanema – AV. Epitácio Pessoa, 1.664. Telefone: (21) 2536-5000].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira