Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2009 - 11:01

Líder de aprovação para o Itamaraty abre filial em várias cidades do país

Curso Clio aprova nove entre dez novos diplomatas brasileiros.

Mais importante curso preparatório para as provas do Instituto Rio Branco (Itamaraty), o Curso Clio está em processo de expansão e abre filial em diversas cidades brasileiras. O objetivo é democratizar o acesso à carreira de diplomata no Brasil, saindo do eixo Rio - São Paulo - Brasília. Com isso mais de vinte cidades receberão o curso que é um fenômeno de aprovação. São elas: Belo Horizonte, Vitória, Ribeirão Preto, Campinas, Londrina, Maringá, Itabuna, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Pelotas, Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Poços de Caldas, Belém, Blumenau, Corumbá, Cuiabá, São Luis, São José do Rio Preto, Petrópolis, Niterói e São Bernardo do Campo.

Todas as novas unidades já vão preparar os alunos para a prova da primeira fase do concurso, prevista para acontecer no dia 24 de janeiro de 2010. As aulas, que começam no dia 3 de dezembro, são telepresenciais e as inscrições já estão abertas. Este curso terá a duração de seis semanas e será apenas de exercícios.

Exclusivamente focado na carreira diplomática, o curso Clio foi criado no Rio de Janeiro em 2003 e ostenta o maior índice de aprovação nas provas para o Rio Branco. De cada dez novos diplomatas, nove passaram pelo Clio, que já tem filiais em Brasília e São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4002 2707 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 021 1208 para demais cidades.

A carreira diplomática - Para se tornar um diplomata e representar o Brasil no exterior, é necessário prestar o concurso de admissão à carreira diplomática (CACD), realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr) desde 1946. A única exigência é o certificado de conclusão do Ensino Superior, qualquer que tenha sido o curso escolhido, e não há limite de idade para os candidatos. O Curso Clio dispõe de opções voltadas para todas as fases do CACD. São cursos regulares, avançados, de exercícios e até online.

Depois da aprovação no concurso, que se divide em quatro fases, o novo diplomata ingressa no Curso de Formação em Diplomacia do Instituto Rio Branco (IRBr) – instituição acadêmica internacionalmente reconhecida como de excelência – já como Terceiro-Secretário da Carreira de Diplomata, com salário inicial, no Brasil, de R$12.414,03. O curso tem duração de dois anos e confere o título de Mestre em Diplomacia nas áreas de Estudos Brasileiros, História Diplomática e Relações Bilaterais e Multilaterais.

O novo diplomata trabalha, inicialmente, no Brasil, podendo ser lotado futuramente em postos de qualquer parte do mundo. Com as promoções, passa aos cargos de Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro e Ministro de Segunda Classe, até chegar ao ponto mais alto da carreira que é o de ministro de Primeira Classe, mais conhecido como Embaixador.

O concurso costuma acontecer anualmente e, até o CACD de 2005, eram abertas cerca de 30 vagas. Entretanto, a partir de 2006, houve mudanças: os CACDs de 2006 e de 2007 ofereceram 105 vagas e os de 2008 e 2009, 115. Nos dois primeiros anos de funcionamento, o Curso Clio aprovou 10 dos 60 novos diplomatas (concursos 2004/2005). Com o aumento das vagas, de 30 para 105, o curso preparou quase um quarto do total nacional de diplomatas aprovados em 2006, sendo que 90% dos classificados no Rio de Janeiro foram alunos do Clio. No CACD 2007, o índice de aprovação nacional foi de 68%. Já no concurso de 2008, o Curso Clio preparou 9 em cada 10 novos diplomatas.

Em 2007, foi inaugurado o Clio Brasília e, no mesmo ano, foi aberta a unidade Clio São Paulo. Em todas as unidades, são oferecidos os mesmos cursos do Clio Rio. Com o sistema de módulos independentes, o aluno não é obrigado a cursar todas as disciplinas. Um advogado, por exemplo, não precisa assistir às aulas de Direito, enquanto um economista pode optar por dispensar o módulo de Economia.

O CACD acontece em quatro etapas: um teste de pré-seleção (TPS) - com questões objetivas de múltipla escolha ou de certo ou errado de português, história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de direito e direito internacional público e noções de economia; uma prova de Redação; provas discursivas de história do Brasil, geografia, noções de direito e economia, política internacional e inglês; além de prova escrita de língua estrangeira instrumental, espanhol e francês.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira