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05/12/2009 - 10:31

Sidra “Natal’ traz embalagem sleeve, a primeira da categoria no País utilizada como mídia


Alberto Belesso, tradicional fabricante de bebidas do interior paulista, reformulou o produto e o rótulo.

Instalada no Parque Industrial de Jundiaí, em São Paulo, a Alberto Belesso, uma das maiores fabricantes de vinhos populares do País – com 53 anos de atuação – decidiu adotar uma estratégia nova para relançar a sua conhecida sidra “Natal”. Com novo sabor- mais suave e refrescante -, o produto chega ao mercado embalado em sistema sleeve e com o tema festivo de Natal estampado no rótulo.

Para a bebida que é a cara do Natal, e cuja marca é a mesma desta tradicional festa, a Alberto Belesso decidiu inovar com a primeira embalagem sleeve desta categoria de bebidas no País. Com isso, a empresa se antecipa no mercado brasileiro à tendência já registrada em outros países.

Com o tema “Dois Brindes à Renovação”, inseridos no rótulo, a sidra “Natal” busca utilizar a própria garrafa e o rótulo como mídia para comemorar a mais importante data festiva do calendário nacional. O projeto de reformulação da embalagem, bem como a campanha publicitária de divulgação do relançamento do produto, é da Bancook, agência especializada em marketing e comunicação de alimentos.

Apresentadas em dois rótulos diferentes, um na cor prata, e outro na cor verde, e com um visual mais glamuroso, a sidra “Natal” ganha ainda mais atratividade como presente ou brinde de Natal. A expectativa da Alberto Belesso é incrementar as vendas do produto em 10%, comparadas a igual período do ano passado, com foco nos consumidores de diversos segmentos, e principalmente das classes C e D, cuja melhora do poder aquisitivo tem influenciado favoravelmente a demanda por esta categoria de bebidas.

“A Alberto Belesso se antecipou à tendência do mercado, tornando o produto mais competitivo e atraente para os diversos segmentos de consumidores”, afirma Gilmar T. Zezza da BanCook, empresa responsável pelo marketing e comunicação da Alberto Belesso. Ele lembra que mesmo as classes C e D buscam produtos a preços acessíveis, mas similares aos mais sofisticados, tanto em termos de qualidade quanto da apresentação. “A sidra Natal, que já é uma referência neste segmento, ganha agora um apelo de consumo ainda maior com a nova da embalagem e o novo sabor”, ressalta.

O investimento no desenvolvimento, lançamento e fabricação da nova embalagem insere-se na estratégia da empresa de oferecer constantemente inovações para os seus clientes e consumidores, reforçando assim sua posição já de destaque nesse mercado.

Além da nova embalagem, a empresa também está reestruturando sua área comercial e ampliando sua distribuição para pontos de venda nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Bahia. A estimativa é que as vendas de sidra deverão representar 10% das vendas de bebidas da Alberto Belesso neste Natal.

Para divulgar as novidades, a Alberto Belesso está realizando uma campanha publicitária com foco em revistas especializadas de varejo e ações de marketing viral, que se estenderá até o final do ano.

Perfil da Alberto Belesso - A Alberto Belesso é a empresa que mais vende vinhos de mesa em todo o País. Sua fábrica de mais de 7 mil m2, instalada em uma área total de 89 mil m2 em Jundiaí, tem capacidade de produção de 8 milhões de litros / mês.

Fundada em 1956 pelo Sr. Alberto Belesso, a empresa iniciou a atividade com vinhos da marca Belesso, que mudaram de nome em 1970, passando a se chamar San Tomé. Produzido com uvas compradas dos produtores rurais, a bebida, nos primeiros anos de atividade da empresa, era feita manualmente pelo próprio fundador, sua esposa e alguns colaboradores. No final dos anos 60 e início dos 70, a Alberto Belesso ampliou sua variedade de produtos, e passou a produzir aguardente de cana, expandindo a linha de produção e de engarrafamento.

No final dos anos 70, iniciou a produção de champanhes e sidras, aumentando seu portfólio no segmento de bebidas. Em 1984, a nova geração da família passou a administrar a companhia. Nesse mesmo ano, a família Belesso decidiu concentrar a atividade na área vitivinícola e de gaseificados. No segundo semestre de 1997, adquiriu a marca Vinho Natal, tornando-se referência mundial na produção e distribuição de vinhos populares no Brasil.

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