Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2009 - 10:35

Nalco inaugura Centro de Pesquisa & Desenvolvimento em Campinas

Primeira unidade na América Latina tem investimento de dois milhões de dólares e conta com tecnologia de ponta.

S. Paulo – A Nalco Brasil, empresa fornecedora de expertise em água, energia e ar deu início as operações do seu primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento para a América Latina, localizado em Campinas – SP no dia 3 de dezembro. O laboratório é uma extensão da capacidade de pesquisa e desenvolvimento do Centro de Pesquisas da Nalco Company, localizado em Naperville, Chicago –, nos EUA.

A instalação de dois milhões de dólares foi criada para complementar o suporte técnico aos clientes da Nalco na América Latina nas unidades de negócios de Água, Açúcar & Álcool, Alimentos, Papel & Celulose e Petroquímica, sempre buscando o desenvolvimento de novas tecnologias e apoio a implementação de novos programas com eficiência e rapidez.

A cidade de Campinas foi escolhida por estar estrategicamente localizada, próxima a importantes universidades possibilitando acesso a vários recursos acadêmicos e pesquisadores. O Centro de Pesquisa será gerenciado pelo pesquisador e doutor em química, Edmir Carone Junior que já tem em sua equipe os pesquisadores Reginaldo de Oliveira, Luiz Wanderley Bratfisch Pace, Paulo César Esteves de Lira e Danilo Zim.

Na ocasião o Chairman President e CEO - Chief Executive Officer da empresa, Erik Fyrwald e o CTO - Chief Technology Officer, Manian Ramesh, inauguraram o Centro de P&D e também discorreram sobre os planos de crescimento da Nalco na América Latina e Brasil, um projeto global idealizado dentro do conceito BRIC+ – Brasil Rússia, Índia e China, países detentores de condições especiais para investimento em pesquisa e desenvolvimento.

“O Brasil está entre as dez maiores economias do mundo, sendo um importante mercado em crescimento para a Nalco e um importante elemento de nossa estratégia BRIC+ (Brasil, Rússia, Índia, China e Oriente Médio)”, disse Fyrwald. “Apesar da fraca economia global, estamos investindo em áreas críticas, que orientarão nosso sucesso futuro quando a economia mundial voltar a crescer”, completou.

“Escolhemos Campinas devido a sua proximidade com muitos centros de pesquisa e universidades, como a Universidade Estadual de Campinas – uma das melhores universidades da América Latina – e com as instalações de pesquisa de diversos clientes. Campinas também fica perto de São Paulo e outras importantes áreas de negócio”, disse Ramesh que ainda acredita que “a capacidade intelectual do Centro oferece enormes oportunidades para reforçarmos nossa estratégia de inovação aberta para colaboração com nossos clientes, laboratórios nacionais e universidades visando desenvolver soluções de última geração para os sistemas de água, energia e ar”.

“O centro de Campinas nos deixará mais próximos de nossos clientes no Brasil e na América Latina. Além de desenvolver novas tecnologias para o Brasil e América Latina, auxiliaremos na aplicação de importantes programas patenteados, como a tecnologia de automação 3D TRASAR® para resfriamento de água e a tecnologia NexGuard® para sistemas de caldeira”, disse o gerente geral da Nalco na América Latina, Sergio Sousa.

A Companhia opera centros de pesquisas nos EUA, na Holanda, em Singapura, na Finlândia e na China, empregando globalmente mais de 500 químicos, engenheiros e microbiologistas, sendo mais de 200 PhDs. Em 2008, a Nalco Company investiu 75 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento para novas tecnologias e produtos.

O Centro de P&D América Latina está localizado no Condomínio TechnoPark - Edifício Grahan Bell - Rodovia Anhanguera, km 104,5 - Campinas – SP.

Centro de P&D América Latina - Áreas de Atuação.: Água - No passado, o suprimento mundial de água para os diversos fins era considerado como sendo virtualmente ilimitado. No entanto, o crescimento da população mundial, necessidades agrícolas e industrialização aumentaram substancialmente a demanda por esse recurso cada vez mais escasso, caro e indispensável. A Nalco dispõe de alta tecnologia para enfrentar estes desafios no sentido de reduzir o consumo de água, melhorar a qualidade e possibilitar o reuso e a disponibilidade da água em escala global, colaborando desta forma, com a sustentabilidade do nosso planeta. A Nalco terá em seu novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), pesquisadores que farão parte da solução para estes desafios, trazendo todas estas tecnologias atuais e também desenvolvendo novos produtos e tecnologias para esta importante área do mercado sul-americano.

Celulose e Papel - O segmento de Celulose e Papel no Brasil tem crescido de forma significativa e vem demonstrando o grande potencial econômico deste setor. Para atingir estes resultados, foram necessários desenvolvimentos de vários segmentos, sempre com o objetivo de melhorar a eficiência dos processos produtivos, respeitar o meio ambiente e preservar os recursos naturais. O Centro de P&D tem como uma de suas áreas de pesquisa a de celulose e papel, levando em consideração, principalmente, as características das fibras de eucalipto, as quais necessitam tecnologias diferenciadas. Os pesquisadores além de buscar tecnologias inovadoras, irão criar um diferencial competitivo para a Nalco e para seus clientes, com oportunidade de adequar os produtos atuais de alta tecnologia da empresa, às necessidades regionais e também de desenvolver novos produtos e tecnologias que possam auxiliar os fabricantes de celulose e papel a agregar valor ao seu negócio e atingir seus objetivos.

Açúcar & Álcool - O setor sucroalcooleiro é uma das áreas da indústria brasileira que mais tem crescido nos últimos anos, fazendo com que o Brasil seja atualmente um dos players com maior peso no mercado mundial. As grandes usinas brasileiras transformaram-se nos últimos anos em complexos agroindustriais, que produzem não apenas açúcar e álcool, mas que também cogeram energia elétrica, além de produzirem outros subprodutos, como álcool isoamílico, bagaço, leveduras industriais, etc. Desenvolver soluções tecnológicas que agreguem valor à cadeia produtiva sucroalcooleira é um desafio, na medida em que grande parte da tecnologia utilizada pelo setor foi desenvolvida no Brasil e é utilizada em larga escala apenas pelas usinas nacionais. O novo Centro de P&D da Nalco contará com pesquisadores voltados exclusivamente para a área de açúcar, álcool e subprodutos, os quais têm por objetivo trazer as mais atuais tecnologias já utilizadas pela Nalco em outros setores industriais, além de desenvolver novos produtos, processos e equipamentos, de forma a criar soluções customizadas que agreguem valor ao negócio desse importante setor da agroindústria nacional.

Perfil: A Nalco é líder mundial em aplicações para tratamento de águas, qualidade do ar de interiores e melhoria de processos, fornecendo soluções que promovem benefícios ambientais, sociais e econômicos, colaborando na redução do consumo de água, energia e outros recursos naturais, melhorando a qualidade do ar, reduzindo a emissão de poluentes ambientais e contribuindo para a produtividade e melhoria do produto final de seus clientes. As soluções inteligentes da Nalco colaboram com o desenvolvimento sustentável das operações nos diversos segmentos industriais e institucionais. Os mais de 11 mil funcionários da Companhia operam em 130 países, apoiados por uma rede de instalações industriais, escritórios de vendas e centros de pesquisa. Em 2008, as vendas da Nalco ultrapassaram 4,2 bilhões de dólares. | Site: www.nalco.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira