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05/12/2009 - 10:54

Vendas cresceram 4% em novembro no varejo de material de construção

No acumulado do ano, desempenho é de 4,5%. Expectativa de crescimento para 2009 é de 6,5% sobre 2008.

A Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), entidade que representa as 138 mil lojas de material de construção do país, informa segundo sua pesquisa interna, que o varejo de material de construção cresceu 4% no mês de novembro, na comparação com o mesmo período de 2008. Na relação novembro de 2009 sobre outubro de 2009, o desempenho foi de 4%. Já no acumulado do ano (janeiro a novembro de 2009 sobre o mesmo período do ano passado), o setor cresceu 4,5%. Os dados refletem o volume de vendas das lojas.

A Anamaco mantém a expectativa de crescimento em 2009 de 6,5% sobre 2008, quando o setor bateu recorde de faturamento (R$ 43,23 bilhões). “Para 2010 projetamos um crescimento de 10% sobre 2009”, declara Cláudio Conz, presidente da entidade.

Prorrogação da redução de IPI

O presidente da Anamaco, Cláudio Conz, participou no dia 25 de novembro de uma reunião extraordinária convocada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, da qual também participou a senadora Ideli Salvatti. Conz estava em Brasília para a reunião do Grupo de Avanço da Competitividade.

Durante o encontro o ministro anunciou que o governo prorrogará a redução do IPI para materiais de construção até 30 de junho de 2010. Após a reunião com o presidente da Anamaco, Guido Mantega anunciou oficialmente a medida referente ao IPI.

A desoneração temporária foi anunciada pelo Governo Federal em abril deste ano e beneficiou produtos como o cimento, tinta e cerâmica, que tiveram redução média imediata nos preços de 8,5%. “A redução do IPI estaria em vigor até o dia 31 de dezembro deste ano, mas trabalhamos o adiamento do prazo em reuniões com o Governo, no Grupo de Acompanhamento da Crise, atual Grupo Avanço da Competitividade, e no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, pois, diferente do que aconteceu com os setores de automóveis e linha branca, ela não valeu imediatamente para os nossos estoques”, explica Conz. “As decisões de reformar e construir são lentas, planejadas com cronograma de execução ao longo de um período e, portanto, é justo que o consumidor, o maior beneficiado com a redução do IPI, tenha um prazo maior para poder fazer as suas compras com economia”, completa.

Conz explica que as discussões em torno da prorrogação do prazo sempre tiveram viés técnico, de análise dos impactos tanto para o setor quanto para o país. “Sempre se falou que é praticamente impossível se determinar o número de empregos que estão sendo mantidos graças a essas medidas, pois a redução permitiu que o setor recuperasse o crescimento nas vendas e ampliasse a sua produção. A medida beneficia o consumidor, a construtora e, principalmente o comércio de material de construção onde está concentrada a maior fatia de empregos do segmento”, finaliza.

Aquecimento e festas de fim de ano

A Anamaco mantém a expectativa de crescimento em 2009 de 6,5% sobre 2008, quando o setor bateu recorde de faturamento (R$ 43,23 bilhões). “Para 2010 projetamos um crescimento de 10% sobre 2009”, declara Cláudio Conz, presidente da entidade.

Setores de cerâmica e acabamentos em geral, incluindo tintas, tiveram um crescimento de 8% no mês de novembro, o que indica retomada de obras. “As pessoas já começaram a preparar a casa para as festas de fim de ano. Elas querem receber a família com a parede pintada, a casa bonita. Quem vai viajar e tem casa na praia ou sítio, também quer deixar tudo em ordem para curtir as férias, então é natural que as vendas aumentem nesta época do ano”, explica Cláudio Conz.

Segundo ele, a primeira parcela do 13º salário também aquece este momento de compras. “As próprias lojas já sabem desse aumento de movimento, então fazem promoções, tentam atrair o consumidor. Depois da primeira quinzena de dezembro já entra o período de férias escolares e criança em casa não combina com reforma, por isso o momento de reformar é agora”, completa.

Ainda de acordo com o presidente da Anamaco, o volume de vendas deve crescer em torno de 20% até o final do ano. “A dica é que o consumidor pesquise preço, pois certamente há muitas promoções em destaque este mês. Além disso, a prorrogação da redução de IPI para junho de 2010 nos dá novo fôlego”, finaliza.

Perfil: A Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), que em 2009 completa 25 anos, é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que representa as 138 mil lojas de material de construção existentes no país. A entidade funciona como interface entre os órgãos governamentais e as Acomacs (Associação dos Comerciantes de Material de Construção) regionais e as Fecomacs (Federação das Associações de Comerciantes de Material de Construção), além de fabricantes e comerciantes de material de construção.

A Anamaco atua junto ao poder público, criando e apresentando projetos que visam desenvolver o mercado de material de construção e a sociedade como um todo. A Associação também promove debates sobre assuntos que envolvem o setor, como questões ligadas à tributação e projetos de lei.

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