Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2009 - 11:20

A construção civil deve ter como uma das metas a sustentabilidade

A construção civil exerce um papel importante para o desenvolvimento do Brasil e a geração de empregos, mas o setor também precisa estar atento para o quanto polui.

No mundo, a construção civil consome cerca de 25% da madeira de uso não combustível, 40% dos materiais e energias e 17% da água doce. Os princípios da construção sustentável representam uma agenda muito positiva na elaboração do programa da edificação, na concepção, na realização e na gestão dos prédios.

Algumas medidas podem ser tomadas pelos arquitetos e projetistas para a elaboração de um edifício visando à redução do impacto sobre o meio ambiente: optar por implantações e orientações de prédios que respeitem as características do terreno e o clima; privilegiar tratamentos paisagísticos; escolher materiais adaptados ao entorno e provenientes de locais próximos; otimizar o sistema construtivo evitando superdimensionamentos; implantar sistemas de gestão de resíduos durante a obra e procedimentos limpos; favorecer o uso de luz natural; buscar o equilíbrio entre iluminação e sistemas de ventilação naturais e artificiais; prover o edifício de sistemas de geração de energia e consumo renovável; economizar água potável; reaproveitar a água de chuva e águas cinzas; escolher equipamentos sanitários eficientes; reduzir a área impermeável; otimizar o saneamento das águas residuais; garantir a gestão de águas pluviais no terreno; implantar técnicas de depuração de esgotos antes de ir para rede pública; prever espaços para coleta seletiva de lixo; elaborar projetos de acordo com o clima da região e o uso do edifício visando a redução do consumo energético por equipamentos de climatização; analisar o comportamento acústico na definição da volumetria do edifício; providenciar proteção acústica natural e artificial; usar elementos de proteção solar; prever meios de controle e regulação necessários à iluminação natural para evitar o superaquecimento; utilizar materiais e produtos menos contaminantes; escolher materiais normatizados; pressupor a ergonomia no projeto; incentivar o uso de transportes públicos e ciclovias; observar a legislação vigente de acessibilidade e promover a integração de usuários portadores de deficiências.

A relação é extensa e não pára por aí. Existem inúmeras medidas que provocam menor impacto ambiental. A Cosil implementou um amplo projeto de sustentabilidade que vem atuando em duas frentes: primeiro foram implementadas ações ambientais nas obras. Em seguida, na empresa como um todo, na gestão de pessoas e no corpo institucional, sempre pensando no tripé econômico, ambiental e social do projeto. Começamos com as campanhas internas de conscientização da cultura e dos novos processos aos nossos funcionários e, depois, implementamos as externas, para comunicar a nossa cadeia de relacionamento nossas novas ações e, sobretudo, abrangê-la para sermos multiplicadores da geração de economia ambiental.

Pode parecer utópico, mas há quase um ano e meio com o projeto operacionalizado, temos obtido resultados mensuráveis e muito benéfico a todos. No início, pesquisas apontaram que os nossos consumidores não tinham a cultura e desconheciam o conceito de sustentabilidade, mas estavam dispostos a contribuir com a causa.

Nossas visitas às obras em que temos palestras sobre educação ambiental, nosso Manual de Dicas com informações básicas sobre sustentabilidade, nossos stands de vendas com campanhas de recolhimentos de pilhas e baterias, o lançamento de nosso kit Sustentabilidade fazem imenso sucesso, geram atração e interesse de pessoas que querem fazer parte dessa preocupação social.

No ano passado, assinamos o Pacto Global da ONU que tem como objetivo mobilizar as comunidades empresariais do mundo na adoção de valores fundamentais nas áreas dos direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Criamos um Comitê de Sustentabilidade que, entre inúmeras inovações, está iniciando um rico trabalho de treinamento e conscientização dos condôminos sobre reciclagem de resíduos e de óleo de cozinha, que são doados as ONGs que sobrevivem do óleo para fazer sabão e dos resíduos para trabalhos de reciclagem. Nosso Comitê criou o Kit Sustentabilidade que reúne todas as novidades da indústria da construção civil para a geração da economia ambiental. O Kit está sendo muito bem aceito e, acreditamos que em todos os setores, as empresas devem começar a oferecer a opção de ser sustentável aos consumidores. É uma necessidade social dos dias atuais. Como estamos a 45 anos no mercado, acreditamos e investimos em ações inteligentes e sólidas de médio e longo prazo, como são as ações sustentáveis para o setor da construção civil. Um caminho sem volta.

. Por: Samara Meneses Silva, gestora de incorporação da Cosil Construções e Incorporações, é arquiteta formada pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP. | Aracaju* São Paulo* Santo André* Ribeirão Preto* Santos* Recife* | Perfil: A Cosil comemorou 45 anos de atividades, registrando a marca de mais de 1,5 milhão de m2 construídos. Gera mais de 1.700 empregos e, além dos sucessos na capital paulista, a Cosil lançou os melhores empreendimentos de Aracaju, na região do ABC em Santo André, Santos, em Ribeirão Preto e em Recife. A Cosil é tri-campeã do Master Imobiliário, o primeiro em 1997 na categoria Inovações Tecnológicas: Organização contra o Desperdício. O segundo veio em 2002, na categoria Empreendimento Cultural com a construção e introdução de avanços tecnológicos na área de projetos culturais do Teatro Tobias Barreto, de Aracaju. Em 2005, recebeu o prêmio Master Responsabilidade Social pelos resultados obtidos com projetos sociais para seus funcionários e crianças carentes. Introduziu novos conceitos com a Personalização de Ambientes, o programa Cosil sob Medida e o Kit Sustentabilidade que reune as inovações da indústria da construção civil para a economia ambiental e preservação do meio ambiente. Com amplo projeto de sutentabilidade na gestão corporativa, nas obras e que permeia toda sua cadeia de relacionamento, a empresa é signatária do Pacto Global da ONU.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira