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05/12/2009 - 11:22

Qual a identidade do Brasil?

Para o Robin Williams, Brasil é uma terra de mulheres que tiram a roupa e de distribuição de cocaína. É essa a imagem que o país realmente vende para o mundo?

Dezembro de 2009 - Identidade costuma ser um conjunto de características próprias com as quais se pode diferenciar pessoas, marcas ou empresas umas das outras. Posicionamento é uma ferramenta de marketing para transformar uma dessas características no diferencial mais adequado na batalha pela percepção das pessoas, dos consumidores, dos usuários, dos shoppers.

Pois bem, no último 23 de novembro, o reconhecido ator Robin Williams, uma celebridade, declarou em um dos programas mais vistos da televisão norte-americana, no David Letterman Show, que o Rio de Janeiro foi escolhido para sede da Olimpíada de 2016 porque "Chicago mandou Oprah e Michelle (Obama, a primeira-dama dos EUA) e o Rio mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi muito justo".

OK. Foi uma piada de mau gosto, vinda de um bem-sucedido humorista conhecido pelo seu estilo corrosivo politicamente incorreto. Nós vamos, com quase absoluta certeza, assistir a alguns políticos exigir uma desculpa pública. Não vai adiantar muito.

Vamos tentar aprender coletivamente.

O Brasil nunca se posicionou como país ou como marca. Não existe uma palavra ou um pensamento sucinto que defina o país e o diferencie dos outros. O Brasil tem muitas identidades, provenientes da sua grande diversidade. Alguns turistas podem jurar que foram extremamente bem recebidos e que voltarão mais vezes. Outros foram assassinados por um pivete e seus parentes não querem escutar sobre o Brasil.

Meu ponto de vista é o seguinte: não existe um posicionamento construído para o Brasil.

Muitos estrangeiros imaginam uma terra colorida, solar, naturalmente musical e generosa. Outros pensam nas bundas das mulatas que ilustraram por anos os pôsteres da Embratur. Alguns, que lêem as notícias, podem imaginar uma terra cheia de drogas e de marginais. Os que lêem estatísticas podem imaginar um país corrupto, onde tudo tem um preço.

Enfim, identidade e posicionamento são construções mentais que nesse momento estão nas cabeças das pessoas. Não estou falando de verdade ou realidade, mas de percepção de realidade por uma mente humana. Para o Robin Williams, o Brasil é uma terra de mulheres que tiram a roupa e de distribuição de cocaína.

Quanto à identidade do Brasil, precisamos votar com consciência nas próximas eleições. Mas, e você, já pensou na sua identidade e no seu posicionamento próprio?

. Por: Rique Nitzsche é diretor de criação e gestor de projetos da AnimusO2. www.animus.com.br | Perfil: Animuso2 (www.animus.com.br) - A AnimusO2, resultado da fusão das empresas Animus e Oxygen, é a primeira agência especializada em Shopper Innovation, um processo de consultoria estratégica em shopper marketing que projeta e constrói inovação no curto, médio e longo prazo para o cliente.

O foco da agência é aumentar a conversão de venda de uma marca ou do próprio estabelecimento, por meio do desenvolvimento e introdução de estratégias no ponto-de-venda (PDV), de empresas dos segmentos varejista, industrial, bancário, imobiliário, hoteleiro e de comércio eletrônico, entre outros.

Com dois escritórios nas capitais paulista e fluminense, a AnimusO2 trabalha de forma integrada ou complementar com consultorias de marketing e branding e agências de propaganda, promoção ou merchandising.

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