Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2007 - 09:20

Nação-comerciante: Plano para o Brasil

O novo livro do diplomata, economista político e sociólogo Marcos Prado Troyjo será lançado no Rio de Janeiro segunda-feira próxima, dia 14 de maio. Em Nação-Comerciante: Poder e Prosperidade no Século XXI, Troyjo analisa a evolução da economia global nos últimos 25 anos à luz de teorias de relações internacionais e desenvolvimento econômico. Enfatiza a experiência e os desafios apresentados pela realidade brasileira e sua inserção externa.

Nação-Comerciante examina a chamada "nova economia" – rótulo utilizado para descrever o conjunto de fluxos econômicos que agregaram grande liquidez internacional ao aparecimento das novas tecnologias da informação. Além de explicitar seus principais traços constitutivos nos EUA e em outras partes do mundo, o livro busca relacionar o aparecimento desse fenômeno ao lugar que o Brasil ocupa no mundo contemporâneo.

A questão da inovação tecnológica, sua gênese e os efeitos que causa para todo o sistema internacional são examinados com base nas reflexões de Joseph A. Schumpeter, mediante o conceito de "destruição criativa". Troyjo vale-se também de uma releitura do pensamento de Raul Prebisch, fundador da CEPAL e principal referência dos economistas latino-americanos durante décadas. O livro sublinha a atualidade de muitos dos diagnósticos schumpeter-prebischianos – sem daí deduzir, necessariamente, a validade atual de uma "teoria da dependência", ou mesmo a revitalização da prática de "substituição de importações".

Troyjo defende a percepção de que, para países que apresentam pequenas taxas de poupança e investimento interno, o caminho do desenvolvimento se faz alternativamente seja pela via do endividamento externo (países-passivos, "borrowing-countries") ou do comércio exterior e da internacionalização de empresas (países-comerciantes, "trading-countries").

Nação-Comerciante delimita o campo de um projeto eficiente voltado à competitividade internacional sustentada em esforços de promoção comercial e na atração de investimentos estrangeiros diretos. Um verdadeiro “plano de negócios” para o desenvolvimento do Brasil.

O Autor - Marcos Prado Troyjo é doutor em sociologia das relações internacionais pela USP. Diplomata, economista, cientista político. Pesquisador-visitante da Columbia University, EUA. Recebeu os prêmios “TOYP- The Outstanding Young Person of the World” e “Leadership for Social Change” da Brazil Foundation, Nova York. Foi vencedor do Latin American Fellowship, outorgado pela primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark. É CEO da Casa Brasil e vice-presidente da Gazeta Mercantil e do Jornal do Brasil. É autor de Tecnologia & Diplomacia e Manifesto da Diplomacia Empresarial, ambos pela Ed. Aduaneiras.

Lançamento do livro Nação-Comerciante: Poder e Prosperidade no Século XXI, no dia 14 de maio de 2007, segunda-feira, `as 19 horas, Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo – Rio de Janeiro (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira