Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2009 - 10:10

Alcoa ganha Prêmio Nacional de Relações Públicas

É a segunda premiação nacional das ações de comunicação e sustentabilidade da Mina Juruti neste ano.

As iniciativas de diálogo e parceria com a comunidade de Juruti, no Oeste do Pará, propiciaram à Alcoa mais um prêmio na área de Comunicação. Entregue no dia 2 de Dezembro, o Prêmio Nacional de Relações Públicas, em sua 29ª edição anual, reconheceu o trabalho da Companhia como o melhor do Brasil na categoria "Relações Públicas e Sustentabilidade: Responsabilidade Social e Ambiental".

O Prêmio, criado em 1979 pelo Conselho Regional de Relações Publicas de São Paulo e Paraná, com o nome Prêmio Opinião Pública, foi recentemente incorporado pelo Conselho Federal de Relações Públicas e seu objetivo é reconhecer as melhores práticas nessa área profissional, em oito categorias.

O trabalho vencedor, sob o título "Juruti Sustentável: comunicação pelo engajamento social", destacou a importância da comunicação e de ações de Relações Públicas junto aos stakeholders da Alcoa. Um dos pontos de maior destaque foi o diálogo mantido com as comunidades locais, um requisito básico cumprido diariamente pela Companhia para a implantação e operação de sua mina de bauxita em Juruti.

Da esquerda para a direita: Nemércio Nogueira (diretor de Assuntos Institucionais da Alcoa América Latina e Caribe), Anaísa Silva (CDI Comunicação Corporativa), Mirtes Morbach (Temple Comunicação) e Flávio Schmidt, diretor da PróImagem e universo RP, durante a entrega do Prêmio Nacional de Opinião Pública, em São Paulo.

Tiniti Matsumoto Jr., gerente geral de Desenvolvimento Mina de Juruti da Alcoa, afirma que, para que um empreendimento de longo prazo seja realmente sustentável é preciso conquistar o direito de operar junto à comunidade onde ele é instalado. "Contemplamos nossas ações em três pilares: a excelência ambiental, a responsabilidade social e o sucesso econômico. Para conseguir transmitir para a sociedade tudo o que é desenvolvido pela sustentabilidade do empreendimento e da própria comunidade de Juruti, além dos fatos em si, nós precisamos ter uma comunicação muito eficaz e alinhada com essa estratégia da Companhia", pondera.

A fim de manter a rede de comunicação e diálogo estabelecida em Juruti e região, a Alcoa conta com a parceria da Temple Comunicação em nível regional e da CDI Comunicação Corporativa, em âmbito nacional. São publicações, informação em formato online, programas de rádio e TV, além do trabalho de relacionamento com a imprensa do Pará e do Brasil.

"É um grande orgulho fazermos parte de um desafiante trabalho de Relações Públicas, focado no relacionamento com a comunidade de Juruti e demais públicos paraenses, tendo como base a disseminação de práticas sustentáveis", afirma o presidente da CDI Comunicação Corporativa, Antonio Salvador Silva.

O trabalho coroa o esforço de uma equipe especializada em fazer comunicação na Amazônia, onde a diversidade, a geografia e a realidade local exigem ações bem específicas. "Em Juruti as distâncias são multiplicadas e há muitas localidades onde só é possível chegar por barco ou estradas de terra. Soma-se a isso o perfil do público, que é de baixa escolaridade e carece de fontes de informação atualizadas, especialmente na zona rural", explica Cleide Pinheiro, diretora da Temple Comunicação.

Esse esforço também já foi reconhecido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Em Outubro passado, a Alcoa foi destaque por seu conjunto de ações de comunicação, recebendo o prêmio nacional na categoria Comunicação de Ações de Sustentabilidade e Balanço Social. Em 2008 a Companhia recebeu o título de Empresa do Ano em Comunicação Empresarial Norte e Nordeste, e a Revista Juruti foi reconhecida como a melhor mídia impressa da comunicação empresarial do Brasil.

Ao lado da Alcoa, no Prêmio Nacional de Relações Públicas, estão cases de comunicação de empresas como a Embratur, Bayer, Basf, Net, Pfizer, AirFranceKLM, SulAmérica Seguros, Volkswagen e OAS.

Perfil da Alcoa - Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 63 mil funcionários em 31países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [ Site www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira