Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2009 - 11:03

Arca das Letras entrega 33 bibliotecas em Minas Gerais

O programa Arca da Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai entregar mais um lote de 33 bibliotecas para comunidades rurais de Minas Gerais, entre segunda(7) e quinta-feira(10). Desta vez serão beneficiados os municípios de Bonfinópolis de Minas, com 13 bibliotecas, Vazante, com 7 bibliotecas, Machado, com 10 e Serrania com 3 bibliotecas.

Antes de cada solenidade de entrega dos móveis-bibliotecas, conhecidos como “arcas”, serão capacitados 66 agentes de leitura, 2 voluntários de cada comunidade. Os agentes são moradores das comunidades que se responsabilizam pelas atividades de empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura em suas comunidades. O trabalho dos agentes de leitura é voluntário.

As entregas começam na segunda-feira em Bonfinópolis, onde serão entregues 13 bibliotecas para comunidades rurais do município do Noroeste de Minas. A capacitação dos agentes de leitura será às 14 horas e a solenidade de entrega das bibliotecas, às 17 horas, no Clube do Chefinho. A ação é em parceria com a Prefeitura de Bonfinópolis, que fabricou os móveis-biblioteca. Na terça-feira (08), será a vez de 7 comunidades de Vazante receberem as bibliotecas Arca das Letras em ato solene às 17 h no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Vazante, quando também serão diplomados os agentes de leitura, que serão capacitados às 14 horas no mesmo local.

Encerrando a programação, serão entregues na quinta-feira (10), 13 bibliotecas para comunidades rurais de Machado e de Serrania, em evento no salão de reuniões da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento de Assistência Social, em Machado, a partir das 10h com a capacitação dos agentes de leitura e às 14 h com a solenidade de entrega das bibliotecas. A fabricação dos móveis-biblioteca foi realizada pela prefeitura de Machado.

Em Minas Gerais, o Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras é coordenado pela Delegacia Federal do MDA e executado em parceria com o Instituto de Terras de Minas Gerais, a Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária, com o apoio de Prefeituras Municipais, dos sindicatos dos trabalhadores rurais e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG). O programa Arca das Letras começou sua atuação em Minas Gerais no Vale do Jequitinhonha, em 2004. Hoje, já está presente em todas as regiões do estado, atendendo com bibliotecas e o trabalho voluntário de 1.036 agentes de leitura a 518 comunidades de 233 municípios mineiros.

Leitura e cidadania - Criado pelo MDA em 2003, o Arca das Letras implantou até o momento mais de 7 mil bibliotecas em comunidades rurais de 1.942 municípios brasileiros. Até agora, mais de 1,8 milhão de livros foram distribuídos, beneficiando cerca de 780 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por cerca de 15 mil agentes de leitura, voluntários das comunidades que dedicam parte do seu tempo ao empréstimo dos livros e ao incentivo à leitura.

Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca Arca das Letras inicia com 200 títulos e um coleção de gibis da Turma da Mônica. Os acervos são formados por livros didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. Também contam com publicações que orientam o exercício da cidadania, como os Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Igualdade Racial, do Torcedor, a Lei Maria da Penha e a Constituição do Brasil.

Os agentes de leitura realizam o empréstimo dos livros, o incentivo à leitura e a ampliação dos acervos, contribuindo para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.

O Arca das Letras conta com parceiros estruturantes, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura, o Banco do Nordeste e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Também participam os movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana, que contribuem com a doação de livros. O cartunista Maurício de Souza fez a doação de seus gibis para implantação das gibitecas rurais, que integram os acervos das bibliotecas.

07/12 – evento em Bonfinópolis de Minas | 14h: Capacitação dos agentes de leitura das comunidades Canabrava, Riacho das Pedras, Lajinha do Boi, Saco da Roça, Gravista, Riacho da Calda, Santo André, Imbé, Riacho da Lagoa, PA Lages, PA Assa Peixe, Caldeirão e Fazenda YKK. | 17h: Solenidade de entrega das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura, no Clube do Chefinho - Rua Padre Chiquinho nº 284, Bonfinópolis/MG.

08/12 – evento em Vazante.: 14h: Capacitação dos Agentes de Leitura das Comunidades Bagres, Cabeludo, Fazenda Bonsucesso, Claro de Minas, Moreira, Vazamor, Lavado e Barreiro . STTR de Vazante – Av. JK, 271. Bairro Novo Horizonte.| 17h: Solenidade de entrega das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura, no Centro Pastoral Nossa Senhora da Lapa - Rua Olímpio Correia, 210, Centro Velho – Vazante/MG.

10/12 – evento em Machado.: 10h: Capacitação dos Agentes de Leitura das Comunidades Serra Negra, Caiana, Conceição, Limeira, Cachoeirinha, Caixetas, Ouvidor, Trezentos, Douradinho e Papagaio do município de Machado e Pinheiros, Grama e Cachoeirinha do município de Serrania. Salão de reuniões da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento de Assistência Social situado à Praça Antônio Carlos, 101 - Fundos.14h: Solenidade de entrega das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura, na Praça Olegário Maciel, 25 – Centro.| MDA

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira