Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2009 - 11:12

Hipismo: o Salto dos cavalos novos


O Campeonato Brasileiro para animais de 4 a 7 anos movimentou o no Clube Hípico de Santo Amaro, entre 2 e 6 de dezembro. Além dos campeões por série, o garanhão Castor Cooper foi eleito Supercampeão.

Foram três as provas que definiram os vencedores da competição, grande foco do 5º Festival do Cavalo Brasileiro de Hipismo que reuniu 536 inscrições entre todas as disputas.

Com traçado dos percursos assinado pelo renomado course-designer internacional Guilherme Nogueira Jorge, o Brasileiro de Cavalos Novos registrou participação recorde de conjuntos, 308, nas quatro séries: 96 na categoria 4 anos, 100 de 5 anos, 82 de 6 anos e 30 de 7 anos.

O brilho de Lourenço Vieira Silva - Mostrando todo potencial da geração futuro da criação nacional, 60 conjuntos sem uma única falta ao longo do campeonato habilitaram-se para a Final dos Cavalos Novos 4 anos, onde 38 mantiveram o desempenho com mais um “percurso limpo” – resultado que garantiu a todos o título de campeão brasileiro.

Já na categoria 5 anos foram 41 os conjuntos sem faltas qualificados para a Final que disputaram mais uma prova com desempate ao cronômetro. Sagrou-se campeão Carpegio JMen, criação do Haras Agromen apresentado pelo cavaleiro Lourenço Vieira da Silva. O vice-campeão da CN 5 anos foi o cavalo Danger Itapuã montado por Luis Carlos da Costa Mata.

Lourenço – que já havia ficado entre 38 vencedores da categoria 4 anos montando Noa Noa da Lagoa – ainda levou um terceiro produto Brasileiro de Hipismo ao topo do pódio, desta feita na categoria 6 anos.

Na disputa dos animais de 6 anos com 82 inscritos, fez parte dos dez conjuntos que se habilitaram a um concorrido desempate contra o relógio. E mais numa vez a vitória foi Lourenço Vieira Silva que montando Luna Mia Jmen terminou o percurso sem faltas no tempo de 31s16. Luna Mia Jmen é de criação do Haras Agromen e propriedade da Estância Zurita. O vice-campeão foi Artemus Almeida montando GR Armani em 33s05 e pista limpa.

“Vencer em três categorias (4, 5 e 6 anos) foi uma enorme alegria porque mostra o resultado do trabalho que estamos desenvolvendo com estes animais, em especial agora que a competição trouxe inovações que possibilitaram aos animais de 4 anos saltarem com maior naturalidade, dentro das limitações da idade. Esta decisão mostra o quanto o Brasileiro de Hipismo está evoluindo”, destacou Lourenço.

Pela categoria 7 anos, a vitória coube ao garanhão Castor Cooper Sanol Dog Protécnica apresentado pelo renomado ginete José Roberto Reynoso Fernandez Filho, sem faltas no desempate, em 40s64. O vice-campeão foi para Cavalle Z apresentada por César Almeida, conjunto campeão paulista 2009, que zerou em 40s90.

“O Castor vem saltando muito bem durante toda a temporada, venceu no Haras Vale das Estrelas e nada mais que merecido esse título dele”, destacou José Roberto. O jovem e promissor garanhão - de propriedade do Haras Cooper de Marcelo Arruda e aprovado nos studbooks Anglo European e BH - também faturou o inédito título de Supercampeão do Festival. Mérito conquistado por uma brilhante carreira em Campeonatos Brasileiros de Cavalos Novos com o 7º posto na categoria 4 anos e a faixa de campeão nas categorias 5 e 7 anos.

A opinião do armador das pistas - Um dos diferencias da disputa foi o novo formato do evento em que as duas primeiras parciais serviram apenas para efeito de qualificação para a Final, sendo que na série 4 anos não houve desempate para a disputa do título. “Com isso, especialmente nas categorias 4 e 5 anos, evitou-se a pressão em cima dos jovens animais o que deve ser muito proveitoso para seu desenvolvimento”, destacou Guilherme, armador de duas finais de Copa do Mundo e do Pan Rio 2007.

“Na série 6 anos, pude armar percurso com exigência técnica bastante elevada e os cavalos mostraram muita qualidade em pista. Na série 7 anos tivemos menos cavalos, mas eles também saltaram muito bem”, acrescentou o armador. “De modo geral, o nível estava bom. Não temos nas Américas um programa de criação como do cavalo BH. Estamos no caminho certo!”, finalizou Guilherme.

Yuri Mansur com QH Ideal vence GP BH - No encerramento do 5º Festival BH na tarde de domingo, 6, o GP BH - aberto a animais de outras raças – contou com participação de 59 conjuntos. Com obstáculos a 1.45m a disputa levou 12 conjuntos ao desempate.

Quem levou a melhor foi Yuri Mansur montando seu sela francês QH Ideal, conjunto qualificado para a Final da Copa do Mundo 2010, em um percurso em faltas na excelente marca em 37s57. Sagrou-se vice-campeão Ivanildo Paulino do Nascimento Jr apresentando a BH Louloubet, filha do lendário garanhão BH e líder de estatística Landritter, com pista limpa em 38s49.

Yuri Mansur está terminando a temporada 2009 em alta. “Fechei o ano em 3º lugar no ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), venci três GPs a 1.45/155m, acabei de finalizar o meu centro hípico e me classifiquei para Final da Copa do Mundo”, resumiu o ginete paulista.

O Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos teve organização conjunta da Associação Brasileira de Criadores do cavalo de Hipismo (ABCCH), Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

. [ Fotos de Tupa Vídeo/Cedidas: Destaque do Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos em 2009 com vitória em três categorias, Lourenço Vieira Silva venceu na série 6 anos montando Luna Mia Jmen | . O primeiro Supercampeão da disputa foi Castor Cooper Sanol Dog Protécnica que também venceu na categoria 7 anos com o renomado José Roberto Reynoso Fernandes Filho. | . Yuri Mansur e QH Ideal: vitória no Grande Prêmio BH].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira