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08/12/2009 - 11:34

Projetos desenvolvidos pelo Instituto Unibanco são as mais novas tecnologias do MEC

Os projetos Jovem de Futuro e Entre Jovens, desenvolvidos pelo Instituto Unibanco nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, acabam de ser incluídos entre as 29 tecnologias pré-qualificadas este ano para o Guia de Tecnologias Educacionais de 2010, do MEC. Com este reconhecimento, as tecnologias já podem ser solicitadas pelas redes estaduais e municipais de ensino para serem replicados nas suas unidades.

As tecnologias pré-qualificadas pelo MEC podem se tornar qualificadas à medida que forem usadas pelas redes de ensino e aprovadas no monitoramento feito por especialistas em educação. "Depois do comprovado impacto de nossos principais projetos, consolida-se o reconhecimento de sua importância como instrumento de melhoria da qualidade da rede pública de Ensino Médio", diz Wanda Engel, superintendente do Instituto Unibanco.

Para o Instituto Unibanco, que tem como objetivo conceber e disseminar tecnologias capazes de aumentar a efetividade de políticas públicas na área educacional, a inclusão desses dois recursos pedagógicos sinalizam um passo importante na contínua busca de tecnologias que ajudem os jovens a concluir o Ensino Médio e a adquirir as competências e habilidades necessárias para o mundo do trabalho.

"Pretendemos dedicar 2010 à tarefa de transformar essas tecnologias em verdadeiros 'franchisings sociais', de forma a nos habilitarmos a transferi-las, a partir de 2011, aos novos governos que assim o desejarem", finaliza Wanda.

Criado em 2007, o Guia de Tecnologias Educacionais tem, atualmente, 112 recursos pedagógicos pré-qualificados. Destes, 52 foram produzidos pelo Ministério da Educação. Dos outros 60, 19 foram incluídos em 2007 e 41 em 2008. Assim, com as novas 29 tecnologias pré-qualificadas este ano, as secretarias municipais e estaduais de educação vão dispor de 141 tecnologias para melhorar o ensino em suas redes.

Jovem de Futuro - Implantado em escolas públicas de Ensino Médio, por meio de parcerias com governos estaduais, o Projeto Jovem de Futuro visa à melhoria do desempenho dos estudantes e redução dos índices de evasão escolar, durante três anos, período equivalente ao ciclo das três séries do Ensino Médio.

O projeto aposta no princípio de que um pequeno investimento de recursos técnicos e financeiros colocados à disposição de qualquer escola pública pode impactar positivamente os resultados, desde que mobilize a comunidade escolar em torno de metas e estratégias pactuadas, reforce a gestão para resultados e ofereça incentivos para professores e alunos.

O apoio financeiro constitui-se em um repasse de R$ 100/ano por aluno para a Associação de Pais e Mestres ou similar, durante três anos. O apoio técnico é oferecido por meio de capacitação em planejamento, gestão administrativo-pedagógica, uso didático dos resultados de avaliações e suporte técnico de um supervisor para grupos de cinco escolas.

O Jovem de Futuro é desenvolvido em 88 instituições de ensino, em regiões metropolitanas de São Paulo, Vale do Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A ação beneficia 120 mil alunos do Ensino Médio, além de 3 mil professores desse ciclo.

Cinco anos em um - A avaliação de impacto do projeto é realizada externamente pela equipe do pesquisador Ricardo Paes de Barros, do IPEA. Em 2008, após um ano de implantação do Jovem de Futuro, os resultados mostraram que as escolas beneficiadas pela iniciativa em Belo Horizonte e Porto Alegre aumentaram a porcentagem de alunos com proficiência em português e matemática, de acordo com a 3ª meta do Todos pela Educação, na mesma proporção que as demais escolas só alcançariam em cinco anos.

Entre Jovens - Criado com o objetivo de equacionar o problema enfrentado pelas escolas de Ensino Médio, que recebem alunos sem ter desenvolvido, no Ensino Fundamental, as competências e habilidades básicas necessárias, comprometendo seu desempenho.

O projeto oferece atendimento educacional complementar a estudantes da 1ª série do Ensino Médio, por meio de um programa de tutoria ministrado por universitários de cursos de licenciatura de língua portuguesa e matemática.

A ação é desenvolvida nas escolas, por seis meses, em quatro horas semanais, no contra turno ou aos sábados. Os tutores recebem capacitação, assistência técnica online, material didático e bolsa estágio.

O Entre Jovens é aplicado em 161 escolas, nas regiões metropolitanas de Brasília, Rio de Janeiro, Campinas, Vitória e Juiz de Fora, beneficiando 20 mil alunos.

A avaliação de impacto do projeto, a cargo do pesquisador João Pedro Azevedo, do Banco Mundial, demonstrou que os beneficiários apresentaram rendimento superior e estatisticamente significativo, quando comparados a alunos de escolas semelhantes, mas não assistidas pelo projeto. O estudo mostrou também que os alunos que freqüentaram mais intensamente o programa tiveram rendimento superior àqueles cuja frequência foi menor.

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