Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2009 - 11:54

PSA Peugeot Citroën amplia os limites do veículo elétrico com seu mais recente demonstrador híbrido recarregável com Pilha a Combustível


Por ocasião da exposição “Toute la lumière sur L’hydrogène Energie” (“Toda a luz sobre o hidrogênio energia”) que ocorre em Lyon, França, até 11 de dezembro, a PSA Peugeot Citroën apresenta um demonstrador (protótipo) dotado da tecnologia híbrida recarregável com Pilha a Combustível (PAC).

Este veículo 100% elétrico desenvolvido a partir de um Peugeot 307 CC (Coupé Cabriolet) incorpora os últimos progressos tecnológicos em matéria de Pilha a Combustível, de baterias e de armazenamento de hidrogênio.

Graças à arquitetura “Range Extender” - que utiliza o hidrogênio para prolongar a autonomia proporcionada pelas baterias – este veículo elétrico atinge um raio de ação de 500 km, próximo daquele alcançado por um veículo com motor a explosão convencional.

O projeto FiSyPAC (Fiabilização de Sistema Pilha a Combustível), iniciado em 2006, focou essencialmente a concepção de componentes de alto desempenho e rendimento. Mediante uma colaboração com laboratórios de pesquisa franceses, como a Comissão Francesa de Energia Atômica (CEA) para a Pilha a Combustível, e com parceiros industriais, como o JCS para as baterias lítio-íon, foram obtidos avanços significativos.

Assim, com menos de 1 kg de hidrogênio por 100 km, o demonstrador Peugeot 307 CC FiSyPAC se posiciona no melhor nível mundial. O Grupo PSA também conseguiu quadruplicar a duração de vida da PAC e aumentar seu rendimento em cerca de 20% com relação a 2006.

Embora sejam consideráveis, esses progressos ainda se deparam com diversos obstáculos, como o custo do sistema Pilha a Combustível e das baterias lítio-íon, a duração de vida da Pilha a Combustível e, finalmente, a criação de uma infra-estrutura de distribuição de hidrogênio ao público.

Nesse contexto, a perspectiva de industrialização e comercialização de massa poderia se concretizar a partir dos anos 2020-2025.

Para o Grupo PSA, esses trabalhos fundamentais de pesquisa sobre a Pilha a Combustível proporcionam um avanço em matéria de tecnologias ligadas ao hidrogênio e um melhor domínio das cadeias de tração alternativas, híbridas, híbridas recarregáveis e elétricas.

Essas competências serão exploradas nos diferentes projetos desenvolvidos atualmente pela PSA Peugeot Citroën: os veículos elétricos Peugeot Ion e Citroën C-Zero, que serão comercializados na Europa no final de 2010, os veículos híbridos diesel Peugeot 3008 e Citroën DS5, previstos para 2011, ou ainda o híbrido diesel recarregável que será lançado em 2012.

O demonstrador tecnológico Peugeot 307 CC FiSyPAC.: Características gerais: Conversível de 2 lugares | - Veículo híbrido com fonte de energia (bateria e/ou hidrogênio a 700 bars) | - Autonomia de 500 km em modo híbrido (75 km só com a bateria) | - Velocidade máxima de 155 km/h | - Aceleração de 0 a 80 km/h em 11,2 s.

Características técnicas:- Pilha a combustível com tecnologia PSA/CEA - GENEPAC de 23 kW | - Armazenamento de H2: 4,2 kg a 700 bars | - Bateria lítio-íon 13 kWh – recarregável em tomada de 220V por cinco horas | - Motor elétrico síncrono de ímãs permanentes de 70 kW - 180 Nm | - Consumo: 165 Wh/km funcionando com bateria 995g de hidrogênio / 100 km em modo híbrido

- Integração de um ejetor de recirculação de hidrogênio que permite:Minimizar o consumo de hidrogênio | Aumentar o rendimento e a duração de vida da Pilha a combustível. | www.psa-peugeot-citroen.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira