Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2009 - 09:42

Internet elétrica já chegou ao Brasil

Em tempos de Internet de alta velocidade sem fio e telefones inteligentes, o equipamento eletromecânico que mede o consumo de energia elétrica pode ser visto como uma relíquia, mas tudo indica que isso está prestes a mudar. Um onda de inovações que levam a inteligência e agilidade da Internet às redes de energia promete ajudar as concessionárias a entender e reduzir os desperdícios, além de dar informações para que o consumidor possa planejar seus gastos.

Os tradicionais medidores de luz já estão começando a ser substituídos por leitores equipados com chips e conectados à Internet, capazes portanto de transmitir dados de consumo em tempo real para as concessionárias. Em vez de enviar legiões de técnicos às ruas com a única missão de anotar números anotados em relógios, as companhias de eletricidade poderão monitorar o consumo e eventuais desvios e perdas na tela do computador em real time. Estimativas recentes apontam que a instalação de sensores, medidores inteligentes e equipamentos de comunicação e transmissão poderá movimentar 20 bilhões de dólares em todo mundo.

Não é para menos. No Brasil, pesquisas apontam que o prejuízo das concessionárias por furtos ou problemas técnicos seja de 7,5 bilhões de reais por ano. Por conta disso, muitas já estão se mexendo. A CAS Tecnologia é uma das empresas que fornecem ao mercado de energia soluções de leitura de dados de consumo à distância. Com milhares de pontos de medição remota instalados em grandes estabelecimentos, a CAS atende atualmente concessionárias como Light, Elektro e CEMIG. O serviço representa 60% do faturamento da empresa que, em 2008, atingiu R$ 25 milhões.

A CAS Tecnologia desenvolveu um sistema de monitoramento inteligente do fluxo de energia que integra e permite o cruzamento de dados de consumo em tempo real. A solução é basicamente um sistema de medição remota de consumo, demanda, qualidade e disponibilidade de fornecimento de energia, que auxilia na determinação e controle das perdas comerciais. Os dados são transmitidos de forma bidirecional, através de redes de comunicação móvel sobre o padrão GSM/GPRS, conectando o medidor de cada unidade consumidora ao sistema centralizado.

O sistema pode gerar dezenas de alertas pelo equipamento remoto em caso de indícios de irregularidades – desvios de corrente, desequilíbrios de valores, valores atípicos de grandezas, abertura de tampa da caixa de medição dentre outros tipos de violação, além de um sistema especialista centralizado que verifica todos os padrões de perdas conhecidos.

A empresa acaba de investir R$ 5 milhões para entrar no segmento de medição de energia de baixa tensão, que inclui residências e micro e pequenas empresas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira