Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2009 - 10:08

Vestuário infantil: Abravest promove evento para apresentar oficialmente a norma de padronização

Após o término da Consulta Pública e reunião com representantes do setor, o documento foi finalizado e deve ser incorporado às indústrias ainda em dezembro de 2009.

A Abravest (Associação Brasileira do Vestuário), com o apoio da FIT 0/16 (Feira Internacional do Setor Infanto/Juvenil e Bebê), promoverá no dia 9 de dezembro, a partir das 11h, apresentação oficial da Norma de Padronização do Vestuário Infantil/Bebê (NBR 15800), proposta pela própria associação em parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e homologada no dia 30 de novembro. A apresentação acontecerá no Auditório da CNI – Confederação Nacional da Indústria, em São Paulo, na presença de representantes da indústria, do varejo e da imprensa.

Após o término da Consulta Pública sobre o documento, que gerou cerca de 2.200 acessos e esteve no ar do dia 1º de julho ao dia 06 de outubro nos sites da ABNT e da FIT 0/16, Abravest e ABNT realizaram uma reunião com a participação de profissionais do setor (entre eles representantes da C&A, Marissol, Malwee e Wall Mart) para a finalização da norma. As opiniões colhidas durante a consulta pública e a reunião foram levadas em consideração para estabelecer as mudanças.

“Não houve a inclusão de medidas, apenas alterações nos números das medidas já propostas. O único adendo foi feito em uma das medidas, que considerava a medição até a planta do pé e, agora, poderá ser considerada até o osso do calcanhar”, explica Roberto Chadad, presidente da Abravest.

A norma tem como objetivo atender as reais necessidades do mercado de vestuário. Para tanto, propõe que o tamanho das roupas seja baseado nas medidas das crianças e não mais na idade. Isso abrirá espaço para o e-commerce e para a exportação, além de facilitar as vendas e diminuir as trocas. O arquivo traz 24 medidas corporais estabelecidas pelas associações após consultas com confeccionistas, modelistas, anatomistas, associações de pediatras e até profissionais que atuam no comércio, além de opiniões da Consulta Pública. Essas medidas poderão ser adotadas pelas indústrias e duas ou três delas aparecerão ao consumidor, indicadas na etiqueta. A adesão da norma é facultativa e quem aderir receberá o Selo de Qualidade Abravest, para a melhor identificação junto ao consumidor final.

A norma será vendida pela ABNT e haverá descontos especiais, como para microempresas, que pagarão um terço do valor. O início de sua utilização pelas indústrias têxteis está prevista para dezembro de 2009. Na 34ª FIT 0/16, que acontecerá de 19 a 21 de janeiro de 2010, as empresas lançarão as coleções outono/inverno já dentro da coleção.

Abravest: há 17 anos em busca da padronização - A Associação Brasileira de Vestuário iniciou uma campanha em 1992 para definir e aplicar um padrão de medidas do setor têxtil nacional, visando melhorar a qualidade dos produtos brasileiros, aumentar as possibilidades de exportação, diminuir o custo de produção com o melhor aproveitamento dos tecidos e facilitar a organização de estoque e show-room pelos lojistas, além dos benefícios para o consumidor, além da melhoria da qualidade do produto brasileiro, com a consequente pirataria no setor.

Em 2008, este trabalho ganhou força com a aprovação da norma técnica para o setor de meias, a NBR 15.525, que está sendo incorporada voluntariamente pelas indústrias associadas desde janeiro de 2009. O próximo passo é a efetivação da padronização do setor infantil. Em novembro será a vez do masculino e dezembro o feminino. Criada em 1982, a Abravest está situada em São Paulo, reúne empresas de todo o Brasil e congrega cerca de 63 Sindicatos Patronais Regionais do setor, que emprega 1,137 milhão de brasileiros.

Apresentação oficial da Norma de Padronização do Vestuário Infantil/Bebê, dia 09/12/2009, às 11h, no Auditório da CNI - Rua Olimpíadas, 242, 10º andar – Vila Olímpia – São Paulo/SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira