Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2009 - 10:31

Estado apoia relançamento do livro Grandes Jogos no Maracanã 1950 – 2008


Rio de Janeiro - A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, participou, na tarde do dia 8 de dezembro (terça-feira), do relançamento do livro Grandes Jogos no Maracanã 1950 – 2008. O acontecimento faz parte do Fórum Internacional de Futebol (Footecon) que acontece no Riocentro, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.

- Esta é a segunda edição da obra que relata as melhores histórias do nosso futebol no estádio do Maracanã. O Footecon é um importante fórum de futebol das Américas, que queremos consolidar como uma feira dos continentes. Este acontecimento é uma vitória para o Rio de Janeiro - disse a secretária Marcia Lins.

O Estado do Rio de Janeiro está no fórum internacional com um estande de 64 metros quadrados, localizado no Pavilhão 4 do Riocentro, entre as ruas B e C. Com slogan Welcome Back 1950 – 2014, o Rio tem como tema central o Estádio do Maracanã, o Templo do Futebol, e apresenta diversas atrações durante os dois dias da feira.

As 128 páginas do livro Grandes Jogos do Maracanã 1950 – 2008 contam a história das 60 melhores partidas de futebol, através de fatos e fotos, realizadas no estádio do Maracanã. A obra teve a base da Lei de Incentivo à Cultura, apoiada pelo governador Sérgio Cabral. O jornalista Roberto Assaf, um dos autores do livro, falou sobre o lançamento da segunda edição.

- Foi uma surpresa o Governo do Estado querer relançar, mas é um prazer imenso isto acontecer, lógico. Este livro ficou muito bem feito, com muito luxo e com muitas fotos dos grandes jogos realizados no Maracanã. Espero que os leitores gostem como aconteceu na sua primeira edição. A minha expectativa é a melhor possível – disse o jornalista.

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer oferece aos participantes do Footecon um passeio virtual pelo Maracanã e uma exposição com algumas das peças do acervo do Centro de Memória do Maracanã. O pequeno museu mostrará o uniforme usado pelo jogador Garrincha na Copa de 1962, a placa que deu origem à expressão Gol de Placa, do Rei Pelé, entre outras relíquias do futebol brasileiro.

O livro obedeceu a um critério quase lógico, destacando as decisões de campeonatos nacionais, as finais de estaduais que ficaram na memória e as conquistas de títulos mundiais interclubes, todas curiosamente por paulistas, o que deixa evidente que não houve nenhum tipo de discriminação. Também estão na obra os jogos mais marcantes da Seleção Brasileira, os momentos inesquecíveis de Pelé, a despedida de Garrincha, entre outras histórias

- A ideia do livro foi oferecer para as pessoas que vistam o Maracanã, principalmente os estrangeiros e turistas nacionais, a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o estádio. Antes, já haviam sido feitas algumas obras sobre o Maracanã, mas não desta maneira original. Não foi fácil escolher os 60 melhores jogos, tivemos que fazer uma seleção criteriosa para não desagradar ninguém. Acho que conseguimos – revelou o outro autor da obra, o jornalista Roger Garcia.| Virginia Cavalcante/Secom

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira