Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2009 - 10:38

Títulos consagram excelente temporada do PSL na Equitação de Trabalho


Modalidade encerra atividades em 2009 com sete conquistas para os representantes da raça. Na última etapa, disputada em Tatuí, conjuntos mostraram agilidade, fazendo a alegria do público.

Após percorrer diversas cidades, mostrando as credenciais esportivas do cavalo Puro Sangue Lusitano, a Equitação de Trabalho teve sua última parada em 2009, na Hípica Centaurus, proporcionando ao município de Tatuí (SP) a honra de colocar um ponto final em uma dos campeonatos mais disputadas dos últimos anos. Nos dias 5 e 6 de dezembro, foram conhecidos os novos Campeões Brasileiros da temporada, com uma bela festa no interior paulista.

Desde a primeira prova do ano, ocorrida em Itapira, até agora, as disputas se mostraram emocionantes em todas as categorias, sempre tendo um representante da raça frequentando o pódio com grande destaque. No encerramento das atividades, nada menos que sete conjuntos alcançaram a hegemonia nacional.

Com três títulos, o Haras da Prata, sob os cuidados da criadora Hilda Maria de Toledo Piza e de sua filha Mariana Castro, teve nos cavaleiros Fábio Lombardo e Fábio Lombardo Júnior, seus maiores destaques. Enquanto o pai triunfou nas séries Cavalos Novos 4 anos e Principal, respectivamente sobre as selas de Absinto TPB da Prata e Brilho do Rimo, o filho venceu na categoria Júnior, após somar 34 pontos no ranking geral, também no dorso de Brilho do Rimo.

O jovem Gustavo Trielli Ávila atingiu a hegemonia na Mirim, com uma diferença de 14 pontos em relação vice-campeão (35 a 21), sedimentando a parceria com Recitado do Retiro, criação e propriedade do Haras Villa do Retiro, de Boituva (SP).

Dentre os 40 conjuntos que foram à pista para a disputa da IV etapa, Daniel Rosa e Universo 7R eram um dos mais emocionados, graças a conquista na Iniciante, premiando desempenhos bastante significativos ao longo dos concursos, que culminaram com o troféu para a Coudelaria São Jorge. Acostumado às disputas de Ensino, Maneabilidade e Velocidade. Jorge Faria usou da experiência para triunfar na Amador, demonstrando muita regularidade no dorso de Zeus FRC, baio, de 6 anos, bastante hábil.

Fechando a temporada especial dos Lusitanos na Equitação de Trabalho, Benedito Torres de Macedo e Venturoso das Mangueiras, do Haras das Mangueiras, faturaram a categoria Intermediária, após mais uma incontestável vitória na competição decisiva.

Equitação de Trabalho - Este esporte é uma demonstração dos exercícios praticados pelo cavalo e cavaleiro nas atividades do campo. A disputa é realizada em três fases: Ensino — revelando a forma como o cavalo executa o que lhe é solicitado —, Maneabilidade e Velocidade, competições onde os conjuntos precisam vencer diferentes obstáculos, como tambores, porteira, ponte, salto, redil, balizas etc. Nas duas provas, a pista é similar, entretanto, na Velocidade, o percurso ― totalmente diferente da Maneabilidade ― precisa ser cumprido ao cronômetro.

A competição é dividida em sete diferentes categorias: Mirim, Iniciante, Júnior, Cavalos Novos (4 e 5 anos) e Inéditos, Amador, Intermediária e Principal, além das provas-show Gincana e Liga de Velocidade.

O Cavalo Lusitano foi o introdutor do esporte no Brasil e trouxe para nosso país o primeiro título de Campeão Mundial individual, com o conjunto

Fábio Lombardo e Brilho do Rimo, e vice-campeão mundial por equipes, em 2002.

. [ Foto: Campeão Brasileiro na categoria Iniciante, o conjunto Daniel Rosa e Universo 7R garantiu a conquista na Hípica Centaurus |Crédito das imagens: Ney Messi]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira