Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2009 - 11:04

Amyris assina cartas de intenção para acordos com Bunge, Cosan e Guarani

Companhia passa a contar com capacidade de moagem de mais de 12 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Emeryville, Califórnia, e Campinas, Brasil –– A Amyris Brasil, uma subsidiária integral da Amyris Biotechnologies, Inc., anuncia a assinatura de cartas de intenção com três produtores de açúcar e etanol no Brasil, a Bunge Limited (NYSE: BG), a Cosan (SA: CSAN3) e a Açúcar Guarani (SA: ACGU3), para a produção de combustíveis e materiais químicos renováveis exclusivos, de alto valor. Estes produtos serão distribuídos pela Amyris.

No dia 2 de dezembro de 2009, a Amyris havia anunciado um acordo com o Grupo São Martinho (SA: SMTO3) para aquisição de 40% de participação na usina Boa Vista e a conversão conjunta desta usina para a produção inicial de produtos Amyris.

“Estamos entusiasmados por colaborar com os produtores mais importantes do setor na produção líder mundial de alternativas a produtos à base de petróleo”, disse John Melo, CEO da Amyris. “Estes acordos constituem passos fundamentais para a criação de uma empresa de produtos renováveis totalmente integrada – uma empresa que abrange a tecnologia, a produção em escala industrial e as capacidades de distribuição de produtos necessárias para gerar um impacto substancial sobre o volume global de dióxido de carbono e oferecer produtos renováveis com qualidade maior e utilização de capital menor do que os produtos derivados do petróleo.”

“A Cosan está constantemente empenhada em suportar o desenvolvimento de novos produtos derivados da cana-de-açúcar e este trabalho em parceria com a Amyris faz parte deste contexto estratégico”, disse Marcos Lutz, CEO da Cosan.

Sob os termos do acordo com a Guarani, subsidiária do grupo francês Tereos, as duas companhias vão avaliar a viabilidade de desenvolvimento de um modelo econômico ideal utilizando tecnologia Amyris para produzir diesel à base de cana-de-açúcar a partir de melaço ao invés do tradicional caldo de cana-de-açúcar. Este acordo se insere na parceria existente com a Tereos para desenvolver novas tecnologias em seu campo.

A Amyris planeja colocar seus combustíveis e materiais químicos renováveis no mercado a partir de 2011 através da produção na usina Boa Vista. Na safra entre 2012 e 2013, a Amyris pretende aumentar a produção via acordos “capital-light”, em que a Amyris fornece a tecnologia e o projeto das usinas e os usineiros disponibilizam capital para converter suas usinas para produzir produtos renováveis Amyris. Os acordos com a Bunge, a Cosan e a Guarani deverão cobrir a produção planejada da Amyris em 2013-2014. Somando-se a usina Boa Vista, a capacidade combinada de moagem ultrapassa 12 milhões de toneladas.

A Amyris utiliza tecnologia proprietária de biologia sintética para alterar as rotas metabólicas de micro-organismos e criar “fábricas vivas” capazes de transformar o açúcar em qualquer uma das 50 mil diferentes moléculas empregadas em uma ampla variedade de aplicações energéticas, farmacêuticas e químicas. A companhia comprovou esta tecnologia com o fornecimento bem-sucedido de suas primeiras tecnologias em escala comercial à Sanofi-aventis para a produção de artemisina, um medicamento antimalária de baixo custo.

Os produtos iniciais da Amyris incluem um diesel renovável com propriedades de desempenho que igualam ou superam as dos combustíveis derivados de petróleo e dos biocombustíveis disponíveis atualmente. Um atributo-chave do combustível é ser um hidrocarboneto, o mesmo componente encontrado nos atuais combustíveis à base de petróleo, o que lhe permite ser utilizado em qualquer tipo de motor a diesel sob temperaturas extremamente baixas sem necessidade de alterar o motor. Este combustível pode ser distribuído facilmente na infraestrutura de combustível existente. Além do diesel, a Amyris espera produzir materiais químicos renováveis para uma variedade de produtos de consumo e aplicações industriais que hoje dependem de componentes petroquímicos.

Perfil: A Amyris é uma empresa de produtos renováveis totalmente integrada, empenhada em ajudar a reduzir o volume de dióxido de carbono no mundo através da produção e do uso de combustíveis e materiais químicos renováveis. A estratégia da Amyris é associar tecnologia, produção e distribuição à meta de comercializar e escalar produtos com eficácia, ao mesmo tempo atuando no supply chain. A companhia utiliza tecnologia própria de biologia sintética para criar um portfólio abrangente de produtos e combina esta tecnologia com capacidades crescentes de “scale up” e produção através de sua subsidiária, a Amyris Brasil S.A. A Amyris também está criando capacidades de distribuição, inclusive através da subsidiária norte-americana Amyris Fuels, LLC. [ www.amyris.com ou www.amyrisbrasil.com ].

Perfil: A Cosan é a única empresa de energia renovável verticalizada do setor, atuando em todos os estágios da cadeia de valor da indústria de açúcar e etanol. A companhia possui 23 unidades de produção, sendo 21 delas em São Paulo e duas atualmente em construção – uma na cidade de Jataí, Goiás, e outra em Caarapó, Mato Grosso do Sul –, quatro refinarias e dois terminais portuários, além de atuar no segmento de distribuição de combustíveis com a marca Esso e na produção e distribuição de lubrificantes automotivos e industriais para a Mobil. Com a atual capacidade de moagem em torno de 60 milhões de toneladas/ano, a Cosan é a maior empresa do mercado brasileiro de açúcar e etanol e um dos maiores fabricantes, varejistas e exportadores de açúcar e etanol do mundo.

Perfil: A Açúcar Guarani possui como atividade principal a transformação de cana-de-açúcar em açúcar, etanol e energia. A Açúcar Guarani é a terceira maior processadora de cana-de-açúcar e produtora de açúcar do Brasil, além de estar entre as empresas que mais cresceram na produção de etanol nas duas últimas safras, com um processamento de 14,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2008/09. A Guarani conta com seis unidades industriais, cinco delas localizadas no Brasil, no noroeste de São Paulo, e uma em Moçambique, África, bem como um projeto greenfield em Pedranópolis, São Paulo. A Tereos, acionista controladora da Guarani, é uma cooperativa agroindustrial que produz açúcar e etanol a partir da beterraba, da cana-de-açúcar e de cereais na França e no mundo. É a quarta maior produtora mundial de açúcar, de álcool e de produtos à base de amido. A Guarani acredita na importância de uma atuação positiva nas áreas social e ambiental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira