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09/12/2009 - 11:05

Seminário Google Maps e Earth para Empresas discute entrada do Google no mercado de geoprocessamento

Encontro apresentou principais soluções da empresa e mostrou que suas ferramentas vieram para acrescentar e não para competir.

No início de dezembro (3), em São Paulo, 382 executivos se reuniram para a série de debates apresentada no Seminário Google Maps e Earth para Empresas, que teve como objetivo desmistificar as ferramentas da corporação e apresentar suas aplicações empresariais. O encontro, realizado no WTC Convention Center pela editora MundoGEO, apresentou oito painéis com palestrantes dos mais diversos segmentos.

Com o tema “Descubra como as ferramentas do Google podem impulsionar o seu negócio”, o evento abordou as funcionalidades dos produtos, bem como suas aplicações nas áreas de geomarketing, mercado imobiliário, gestão empresarial, rastreamento de veículos, logística, mídia e negócios em geral.

Em cada painel, em média três debatedores e um mediador foram responsáveis por apresentar linhas gerais sobre o tema proposto, e a plateia era convidada a participar com perguntas. “Este formato é uma evolução, pois colocou especialistas frente a frente, o que possibilita o surgimento de novas ideias a partir do confronto de opiniões e visões diferentes. Além disso, os mediadores conheciam profundamente os temas abordados, diferentemente de outros eventos do setor”, afirma Rafael Siqueira, CTO da LBS Local.

Pela manhã, os presentes puderam assistir à apresentação de Marcelo Quintella, gerente de produtos Geo do Google, que é o responsável por trazer essa tecnologia para a América Latina. O palestrante apresentou o desenvolvimento das ferramentas geo dentro da empresa e os próximos passos que deverão ser tomados. Segundo ele, antes do Google as informações geográficas existiam, mas não estavam organizadas e universalmente acessíveis. Para Quintella, o futuro da área será o conteúdo para celular.

Também teve destaque o debate com Rafael Siqueira, CTO da LBS Local, Thomaz Assumpção, presidente da UrbanSystems, André Cruvinel, da Embratec Good Card e, como mediador, Eduardo Francisco, da AES Eletropaulo. Os debatedores apresentaram o uso das ferramentas no geomarketing, que ajudam em diversas áreas como, por exemplo, realizar ações de marketing, traçar o perfil de clientes e definir características de cada região.

A sessão de debates da tarde foi aberta por Francisco Gioielli, responsável técnico do Google Enterprise, que apresentou detalhadamente as características das ferramentas Google Maps API Premier, Google Earth Pro e Google Earth Enterprise.

Na palestra seguinte foi a vez de Giovanna Catão, analista em geoprocessamento do IBGE, apresentar como o órgão utilizou PDAs equipados com GPS na contagem populacional de 2007, e as expectativas para o Censo do próximo ano.

“Esta é uma excelente oportunidade de mostrarmos nossos produto, por se tratar de um evento organizado por uma instituição neutra como a MundoGEO, que os está apresentando não só de forma técnica, mas também com cases de sucesso”, destaca Gioielli.

O debate “Como será a localização dos veículos a partir de 2010?” contou com a presença de Antonio Calmon, coordenador geral de planejamento normativo estratégico do Denatran, e José Nilo, diretor do Google Enterprise, para apresentar o estágio atual da lei de obrigatoriedade de localizadores em veículos e seu impacto no setor de LBS.

“Essa não é a plateia que costumo apresentar a Resolução 245 e foi importante conversar com pessoas que não são do setor automotivo. Também foi muito importante assistir sobre as outras ferramentas que futuramente poderão ser agregadas aos nossos serviços”, afirma Calmon.

José Nilo complementa que “em minha área é importante divulgar práticas para uma plateia especializada, como no caso do Google Maps Premier. Este formato de debate dinâmico gera o cruzamento de experiências entre os especialistas de diversas áreas aqui presentes”.

O encerramento do evento foi feito pela aguardada palestra de Alex Torres, gerente de produtos do Google EUA. Em sua apresentação o executivo destacou as inovações apresentadas pela companhia e a chegada do Google Street View ao Brasil. Além disso, foram mostrados exemplos de mapas aplicados em sites do setor público e da mídia. “Com a maior base de dados combinada da superfície da Terra, o Google tem a melhor tecnologia para vocês”, destaca Torres.

Interatividade - O seminário teve transmissão, em tempo real, pelo Twitter (http://twitter.com/seminarios), por meio do qual os seguidores puderam acompanhar os principais tópicos discutidos durante os oito debates.

Os interessados em ouvir os temas apresentados poderão acessar o podcast do evento, que estará disponível a partir da próxima semana no portal MundoGEO (www.mundogeo.com/podcast). Além disso, poderão também acompanhar os principais momentos no canal de vídeos do MundoGEO no YouTube (www.youtube.com/PortalMundoGEO) e postar comentários sobre os debates.

Editora MundoGEO – A Editora é líder na América Latina na produção de conteúdo na área de geomática e serviços de localização. A MundoGEO publica os portais MundoGEO.com e InfoGPSonline.com e as revistas InfoGPS, InfoGEO e InfoGNSS Geomática.

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