Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2009 - 11:09

Mercado de petróleo e gás recebe graduados pelo Instituto Zorovich

O Instituto de capacitação realizou o treinamento para os primeiros alunos do Curso Básico de Segurança de Plataforma - CBSP nesta última semana. Com aulas teóricas e práticas os profissionais formados poderão atuar a bordo de plataformas offshore.

Como uma iniciativa pioneira no Estado de São Paulo, o Instituto Zorovich graduou neste final da semana passada a primeira turma do Curso Básico de Segurança de Plataforma - CBSP. O Instituto, primeiro e único homologado pela Diretoria de Portos e Costas para ministrar o CBSP em São Paulo, formou 24 alunos após treinamento intensivo com fundamentos práticos e teóricos do procedimento que é obrigatório para todos os profissionais que pretendem trabalhar a bordo de Unidades Marítimas offshore, popularmente conhecidas como Plataformas de Petróleo.

O Instituto faz parte do Grupo Zorovich, que tem 12 anos de atuação em serviços náuticos e treinamentos para a área marítima. "Ao longo destes anos, desenvolvemos vários cursos e treinamos mais de 7 mil pessoas no total, mas este é o primeiro grupo formando no CBSP. Em vista do crescimento acelerado da região pela descoberta da Bacia de Santos e do pré-sal, existirá uma demanda maior por mão de obra. Com a oferta do curso ministrado aqui, os profissionais locais estarão melhor preparados para oportunidades neste mercado de trabalho. Então, optamos por ser a empresa pioneira trazendo este curso para cá", ressalta Eduardo Zorovich, diretor do Instituto.

Na sala de aula, os alunos conheceram todos os equipamentos que são utilizados em uma plataforma offshore. Desde balsas salva-vidas à utilização de simulador de abandono em situações de emergência em alto-mar. Popularmente conhecido como curso de Salvatagem, o CBSP é regulamentado pela NORMAM-24 e segue padrões internacionais estabelecidos pela IMO- International Maritime Organization. Com o objetivo de familiarizar o aluno com o ambiente a bordo e instruí-lo sobre procedimentos de emergência como primeiros socorros, combate a incêndio e sobrevivência no mar, o curso possui uma carga horária de 40 horas e é dividido em quatro disciplinas: Segurança no Trabalho e Responsabilidade Social, Primeiros Socorros Elementar, Prevenção e Combate a Incêndio e Técnicas de Sobrevivência Pessoal e Procedimentos de Emergência.

"Esse curso se torna um diferencial em uma entrevista ou colocação de currículo, pois muitas empresas necessitam de mão de obra imediata. Por este motivo dão preferência para quem já tenha a capacitação no CBSP, que é obrigatório para qualquer um que vá permanecer mais de três dias em uma plataforma", explica o instrutor náutico do Instituto Zorovich, Marco Antônio Ferrari Carneiro.

Para um dos alunos formados nesta primeira turma, Ubiratan Santos Jorge, que já é tecnólogo de Petróleo e Gás, participar do Curso Básico de Segurança de Plataforma realizado no Instituto Zorovich foi de suma importância, já que ele pensava em se deslocar para Macaé, até então um dos únicos lugares no Brasil a oferecer esse tipo de treinamento. "Além de ser obrigatório para quem pensa em trabalhar em plataforma, o curso é completo. Tanto na parte de Responsabilidade Social, como na parte de Incêndio e Primeiros Socorros, até porque em plataformas de petróleo o risco é eminente e todo o cuidado é pouco. E durante as aulas você realmente vivencia tudo isso", finaliza Ubiratan.

As aulas da 2ª turma do Curso Básico de Segurança de Plataforma - CBSP já estão programadas para o próximo dia 14 de Dezembro. A estrutura do Instituto Zorovich conta com duas unidades na Baixada Santista. As aulas teóricas são ministradas à Rua Isidoro José Ribeiro de Campos, 31, na Ponta da Praia, em Santos e o centro de treinamento prático fica na Rua Japão, 205, em São Vicente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira