Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2007 - 09:50

Como alcançar o seu?

São Paulo - Sucesso! Esta questão trás motivação ao homem a milhares de anos. Para alguns filósofos, sucesso verdadeiro é, entre todas as coisas, o que causa maior satisfação, sendo que o auto-conhecimento é o aspecto mais essencial para torna-lo duradouro. Já para outros pensadores, o verdadeiro sucesso nos negócios e na vida envolve três fatores, descobrir talentos, desenvolve-los e utiliza-los tanto para o bem alheio quanto para o próprio bem. E que a essência do sucesso não reside, de modo algum, em dinheiro, fama, poder, status, fatia do mercado ou lucro. Esses são meros efeitos colaterais contingentes do verdadeiro sucesso.

Para o consultor Financeiro e presidente da Boriola Consultoria, Cláudio Boriola, alcançar o sucesso somente é possível com planejamento financeiro, pois, planejar é toda ação que envolve a execução de uma atividade visando a um objetivo. “Planejamento financeiro doméstico familiar é uma previsão de ganhos e despesas num determinado período de tempo. Por meio do planejamento determina-se quais serão as reservas a serem poupadas e como isto será feito. Esta previsão de renda e despesa permite que a pessoa veja de forma organizada como estão suas contas hoje e como elas ficarão num determinado período de tempo mais adiante. Com planejamento é possível a realização de sonhos e a conquista do sucesso, seja profissional, na saúde etc”, explica Boriola.

Segundo pesquisadores, há oito fatores que as pessoas identificam com o sucesso: felicidade, saúde, prosperidade e segurança, ter amigos, paz de espírito, bons relacionamentos e a esperança de que as coisas continuem bem ou fiquem melhores.

Traçar objetivos e alcançar metas para uma vida financeira saudável é preciso ficar atento à alguns detalhes, neste caso, o especialista faz um alerta: “Estamos sempre tão ocupados com as nossas obrigações diárias, família, casa, carreira, que não nos sobra tempo para planejar a vida financeira. É preciso atenção a este comportamento. Seu poder causa estragos a um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano: o bolso, conseqüentemente se refletirá em todos os outros. É preciso equilíbrio quanto ao sucesso, pois, se não souber administrar o mesmo, esse pode vir por ‘água-abaixo’”, orienta.

Se o objetivo é ter uma vida financeira saudável é preciso seguir algumas regras. “Sempre é possível economizar algum dinheiro, seja qual for a quantia. O importante é começar a poupar; Liste suas metas e objetivos de vida. Coloque no topo de sua lista as prioridades. Trabalhe para financiar seus sonhos; Viva sua vida e não a de seus vizinhos ou de seus colegas. Imita-los poderá lhe custar caro; O estilo de vida e o exemplo dos pais influem no comportamento financeiro dos filhos; Busque educação financeira para realizar tudo o que deseja. Tenha consciência, alegria e prazer. Não deixe de fazer nada por falta de dinheiro; Isso não significa que, depois de definidas, as metas não sofram alterações. Faz parte do planejamento realizar revisões periódicas, de preferência, uma vez ao ano, de modo a confirmar se certos investimentos e gastos são realmente necessários ou se deveriam ser eliminados, assim como para redefinir objetivos de curto, médio e longo prazo”, ensina Boriola. | Por: Fabrício Andrade/Boriola Consultoria.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira