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09/12/2009 - 11:22

United faz investimento no futuro e encomenda aviões da próxima geração

Novos aparelhos, 25 da Airbus e 25 da Boeing, darão à empresa o máximo em flexibilidade, economia de custos e conforto para os clientes.

São Paulo– A United Airlines anunciou hoje uma importante aquisição de aviões, em uma operação que traduz um significativo investimento no futuro da empresa. Os novos aparelhos permitirão à United reduzir seus custos operacionais e adequar melhor a frota aos principais mercados, garantindo, ao mesmo tempo, o que existe de mais moderno com relação ao conforto de bordo aos seus clientes.

A encomenda envolve 25 aviões do tipo Airbus A350 XWB e 25 aviões do tipo Boeing 787 Dreamliner e inclui, ainda, direitos de compra no futuro de mais 50 aviões de cada tipo. Os dois são aparelhos de fuselagem larga, com menor consumo de combustível e impacto ambiental inferior aos dos aviões usados atualmente, e abrirão caminho para que a empresa ofereça serviços para uma série mais ampla de destinos internacionais.

As encomendas aos dois fabricantes foram formalizadas depois de um rigoroso processo de exame de propostas que durou seis meses. Nos dois casos, os acordos atendem aos objetivos financeiros e operacionais da empresa e atendem a possíveis mudanças futuras nas condições do mercado. As diferenças nos tamanhos e capacidades dos diversos modelos desses aviões garantem que a empresa terá o avião mais apropriado para cada mercado, durante todo o processo de renovação da frota.

Investimento no futuro - O CEO, presidente do Conselho e presidente da UAL Corporation, empresa holding da United Airlines, Glenn Tilton, afirmou: “Nos últimos anos, obtivemos avanços fundamentais no desempenho da United, conquistando um excelente controle de custos e aumentando, ao mesmo tempo, a qualidade e a confiabilidade de nosso produto. Esta encomenda é outro passo significativo no caminho para direcionar a United para o objetivo do sucesso a longo prazo, em um mercado global altamente competitivo”.

Tilton prosseguiu: “Gostaria de agradecer à nossa equipe por ter transformado esta encomenda em realidade em um momento consistente com nossa disciplinada estratégia financeira. Estamos investindo em nosso futuro, em excelente posição para obter o máximo de vantagens da recuperação a curto prazo das condições econômicas”.

A United espera receber os novos aviões entre 2016 e 2019. Simultaneamente, retirará de serviço os aviões Boeing 747 e Boeing 767 usados em serviços internacionais. Os 50 novos aviões reduzirão em cerca de 19% a oferta média de assentos dos aviões que irão substituir e em cerca de 10% a média de toda a frota internacional.

Os Airbus A350 usarão turbinas Rolls Royce Trent XWB e os Boeing 787 turbinas Rolls Royce Trent 1000 ou GE GEnx. A United calcula que a nova frota reduzirá o consumo de combustível e a emissão de carbono em cerca de 33%. Além disso, a empresa espera que os custos de manutenção na vida útil dos aparelhos sejam aproximadamente 40% inferiores por assento-quilômetro com relação aos aparelhos que irão substituir.

Os novos aviões também abrirão oportunidades para a United. Com tamanho menor, alcance maior e custos operacionais menores, permitirão à empresa operar com lucratividade em um número maior de destinos internacionais. O A350 tem alcance 11% maior do que o Boeing 747 usado atualmente. O alcance do Boeing 787 é 32% maior do que o do Boeing 767 usado agora pela United.

Os dois aviões oferecem também consideráveis avanços para a experiência do cliente. Entre eles, estão janelas mais amplas, mais espaço nos bagageiros sobre as poltronas e melhor iluminação interna, além de outras melhoras.

Airbus e Boeing - A encomenda permitirá à United operar com os aviões mais eficientes em suas rotas internacionais. Eles garantem à empresa o alcance, o tamanho e os custos operacionais adequados aos diferentes destinos operados pela empresa, na opinião de Kathryn Mikelis, executiva-chefe do setor financeiro (CFO) da United.

Ela declarou: “Nossa decisão de progredir agressivamente quando estávamos no ponto mais baixo do ciclo de negócios claramente nos beneficiou. Obtivemos os aviões corretos e a transação correta para a United. As encomendas exigem um capital mínimo nos próximos anos, mas garantem que teremos os aviões adequados para fortalecer nossa rede global na próxima década”.

O presidente, presidente do Conselho e CEO da Boeing, Jim McNerney, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por trabalhar em conjunto com a United, nosso antigo parceiro e a empresa que lançou o Boeing 777. Achamos que a United está tomando a decisão correta ao fazer uma encomenda neste ponto do ciclo e receber seus aviões alguns anos no futuro. O 787 Dreamliner oferecerá à United um alcance maior e uma eficiência sem paralelos com relação ao uso de combustível”.

O presidente e CEO da Airbus, Tom Enders, declarou: “A United Airlines é um ícone global e é muito significativa sua escolha do A350 como parte chave de sua estratégia. Também é importante que a seleção do ecologicamente eficiente A350-900 seja feita em um momento no qual o mundo volta suas atenções para a operação mais eficiente possível, com mínimo impacto ambiental. A Airbus e a United são parceiros há duas décadas e esperamos que esta parceria se prolongue por bastante tempo no futuro”.

Esta é a primeira encomenda de aviões feita pela United desde 1998. A empresa não recebe um avião novo desde 2002.

Perfil: A United Airlines, em conjunto com a United Express, opera aproximadamente 3,3 mil voos diários, servindo mais de 200 destinos domésticos e internacionais a partir de seus centros de conexões em Los Angeles, São Francisco, Denver, Chicago e Washington. Presente na Ásia, Oceania, Europa e América Latina, a United está entre as maiores empresas aéreas internacionais com sede nos Estados Unidos. A United é membro fundador da Star Alliance, por meio da qual seus clientes podem chegar a 916 destinos em 160 países em todas as partes do mundo. Os 48 mil funcionários da United residem em todos os estados dos Estados Unidos e em diversos países. Do Brasil, voa diariamente do Rio de Janeiro e São Paulo para os aeroportos O’Hare, em Chicago, e Dulles, em Washington. Em codeshare com a TAM, a empresa oferece voos de São Paulo e Rio de Janeiro para Miami e Nova Iorque e de Manaus para Miami. [sites www.united.com.br (em português) e www.united.com (em inglês)].

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