Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2009 - 11:23

GOL registgrou crescimento de demanda em 41,1% no mês de novembro

São Paulo – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia as estatísticas preliminares de tráfego relativas ao mês de novembro de 2009.

“No mês de novembro, a GOL registrou crescimento da demanda em 41,1%, em comparação ao mesmo período do ano passado. O aumento de demanda ano-a-ano foi suportado por um posicionamento único na America do Sul baseado em uma das mais abrangentes malhas aéreas e uma alta freqüência entre os principais aeroportos brasileiros. Esses fatos foram fortalecidos por índices consistentes de regularidade e pontualidade. Essas vantagens competitivas estão tornando os serviços da GOL cada vez mais atrativos aos clientes de todos os segmentos, além de refletir sinais de recuperação da confiança do consumidor no Brasil, observados desde o início do segundo semestre de 2009.

A demanda no mercado doméstico cresceu 45,9% em comparação a novembro de 2008. Em relação ao mês de outubro, a demanda apresentou queda nominal de 1,6%, devido ao menor número de dias corridos entre os dois meses (31 dias em outubro e 30 em novembro). Se considerarmos a demanda média diária entre os dois meses, houve um aumento de 1,7% sobre a demanda média registrada em outubro, ao mesmo tempo em que a companhia focou na recuperação dos yields.

No mesmo sentido, a demanda apresentou aumento de 9,6% no mercado internacional, comparado a novembro de 2008, em virtude dos seguintes fatores: (i) queda do dólar comparado ao mesmo período de 2008, gerando maior tráfego no mercado internacional ; (ii) maior frequência nas rotas como Assunção, Buenos Aires e Santiago; e (iii) maior demanda pelo efeito da entrada dos voos para o Caribe.

Em comparação a outubro desse ano, também houve aumento nominal de 2,9% (e aumento da média diária de 6,3%), devido principalmente a continuidade do efeito da recuperação do tráfego em rotas para a Argentina e Chile, com a redução de casos da gripe H1N1 na região”, comontou a administração.

Os dados operacionais mensais de 2009 refletem claramente a estratégia da GOL de adicionar capacidade de acordo com a evolução da demanda, visando maximizar seu resultado operacional. Em novembro, a Companhia manteve sua estratégia e como resultado, aumentou sua capacidade no mercado doméstico em 17,2%, enquanto a demanda teve um aumento de 45,9%.

Como resultado das atividades voltadas a recuperação gradual dos yields durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, o yield líquido de novembro já apresentou recuperação e ficou em torno de R$19,00 centavos. Essa tendencia de elevação de yields deverá continuar durante os próximos meses.

(1) Assento-quilômetro oferecido (available seat kilometers ou "ASK") é a soma dos produtos obtidos ao se multiplicar o número de assentos disponíveis em cada etapa de voo pela distancia da etapa média de voo.

(2) Passageiro-quilômetro transportado (revenue passenger kilometers ou "RPK") é a soma dos produtos obtidos ao se multiplicar o número de passageiros pagantes em uma etapa de voo pela distancia da etapa média de voo.

(3) Taxa de ocupação (“load factor”) é a capacidade efetivamente utilizada de assentos da aeronave, calculada dividindo-se o número de passageiros-quilômetro transportados pelo número de assentos-quilômetro oferecidos.[Website: www.voegol.com.br/ri | Twitter: www.twitter.com/GOLInvest]. | PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira