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Banco do Brasil tem 24,1 milhões de clientes

O  BB  continua  líder em base de clientes no sistema financeiro. O Banco encerrou  o terceiro trimestre de 2006 com 24,1 milhões de correntistas – 22,6  milhões  de  pessoas  físicas  e  1,5  milhão de pessoas jurídicas, crescimento  de  1,6 milhão de clientes pessoas físicas desde o início do ano. O BB atende, ainda, mais de 8,7 milhões de clientes não correntistas   – 6,2 milhões de poupadores e 2,5 milhões de beneficiários do INSS.

A maior rede de atendimento da América Latina - O BB possui a maior rede de atendimento da América Latina. Ao final de setembro, a rede própria do Banco do Brasil no País compreendia 15.042 pontos, expansão de 2,2 % em relação a setembro de 2005. Esta rede, segmentada de acordo com os mercados definidos pela Empresa – Varejo, Atacado e Governo –, abrange todo o território nacional, atendendo a 3.128 municípios.

Além disso, o BB é o banco brasileiro com a maior rede externa de atendimento. Presente em 23 países, essa rede responde por negócios em todo o mundo, contando com 19 agências, sete subagências, dez unidades de negócios e escritórios de representação e cinco subsidiárias.

O Banco encerrou o período com uma rede de bancos correspondentes formada por 1.452 instituições financeiras em 146 países.

Quase 90% das operações bancárias realizadas em canais automatizados - Em setembro de 2006, cerca de 90% das transações bancárias dos clientes BB foram realizadas por meio de canais automatizados – terminais de auto-atendimento (TAA), Internet, POS, Central de Atendimento BB e mobile banking.

Os 42.951 TAAs do BB, que compõem a maior rede própria de TAA da América Latina, responderam por mais de 48,2% das transações realizadas no período, totalizando 544 milhões de operações. Em seguida, aparece a Internet, usada em 30,1% dos casos. Foram 340,1 milhões de transações efetuadas na Internet, volume que confirma a liderança de mercado do BB no uso do Canal Internet. A utilização desse canal cresceu 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O auto-atendimento pela Internet e o mobile banking alcançaram 8,2 milhões de clientes habilitados a realizar transações por meio do Portal bb.com.br. Os clientes pessoa física realizaram 153,6 milhões de transações por meio da Internet no trimestre, 4,7% a mais que no mesmo período do ano anterior.

Os 303 mil usuários do mobile banking realizaram 4,5 milhões de transações no trimestre. O BB é o primeiro e único banco a oferecer solução completa de atendimento, relacionamento e negócios via celular, com cobertura em 99% do território nacional. O Auto-atendimento BB pelo celular permite a realização das principais operações bancárias, como consultas de saldos e extratos, transferências, pagamentos, recarga de pré-pago e empréstimos pessoais.

O Gerenciador Financeiro Micro e Pequenas Empresas – Internet para pessoas jurídicas – encerrou o trimestre com a adesão de mais de 388 mil empresas, responsáveis por 74,3 milhões de transações/mês, crescimento de 10% e 22%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior.

BB DTVM conquista o prêmio de Melhor Gestor de Fundos de Investimento 2006 - A BB DTVM conquistou o prêmio de Melhor Gestor de Fundos de Investimento 2006, através da Revista Exame, de setembro de 2006. A Distribuidora teve 16 fundos premiados com cinco e quatro estrelas, os quais representam o montante de R$ 31,2 bilhões em recursos administrados.

Ao final do período, a BB DTVM administrava R$ 180,6 bilhões de recursos de terceiros – crescimento de 20,1% em relação ao mesmo período de 2005. Esse resultado representa 19,7% de participação no mercado brasileiro e consolida a liderança da BB DTVM como a maior administradora de recursos de terceiros da América Latina.

Captações totalizam R$ 189,2 bilhões – crescimento de 19,3% em um ano - O Banco manteve a liderança na captação de recursos no País, encerrando setembro último com R$ 189,2 bilhões, o que equivale a crescimento de 19,3% em relação ao mesmo período de 2005. O melhor desempenho é verificado nos depósitos a prazo, com aumento de 27% em relação a setembro de 2005.

Patrimônio líquido alcança R$ 20 bilhões - O patrimônio líquido aumentou 20%, em relação a setembro de 2005, totalizando R$ 20,2 bilhões, permitindo a melhora do índice de adequação de capital do Banco.

Índice de Adequação de Capital atinge 17,7% - Os lucros crescentes e o conseqüente aumento do patrimônio líquido permitiram que o Índice de Adequação de Capital atingisse 17,7%, contra 17,4% no mesmo período do ano anterior. O atual índice permite ao BB ampliar a carteira de crédito em até R$ 103,3 bilhões.

Receitas com Tarifas crescem 15,4% em 12 meses - As receitas de prestação de serviços totalizaram R$ 2,2 bilhões no terceiro trimestre de 2006 – aumento de 15,4% em 12 meses e de 0,3% no trimestre. Cabe destacar o maior crescimento dessas receitas nos dois primeiros trimestres do ano. A evolução observada em 12 meses decorre, principalmente, da expansão das receitas de administração de fundos, operações de crédito, cartões de crédito e tarifas de relacionamento.

Despesas administrativas - As despesas administrativas, que compreendem as despesas de pessoal e outras despesas administrativas, totalizaram R$ 3,4 bilhões no terceiro trimestre, 0,2% menor que no trimestre anterior e 3,1% maior que o observado no mesmo período do ano anterior. Cabe destacar que o crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior é inferior à inflação observada no período, medida pelo IPC-A, demonstrando o rigor do BB na gestão dos custos administrativos.

Eficiência atinge 46,5% em 9 meses - No acumulado de 2006, o índice de eficiência atingiu 46,5%, um ponto percentual menor do que o observado no mesmo período do ano passado. No terceiro trimestre, o índice foi de 48,7%, 5,4 pontos acima do registrado no trimestre anterior.

O índice de eficiência é resultado da relação entre as despesas administrativas da empresa e suas receitas operacionais. Quanto menor for esse índice, melhor o resultado.

O índice de cobertura das despesas com pessoal pelas receitas com tarifas atingiu 115,8%, superior aos 100,8% observados no mesmo período do ano anterior.

Seguros, Previdência e Capitalização agregam R$ 243,2 milhões- Os negócios com seguros, previdência e capitalização agregaram ao Banco R$ 243,2 milhões, entre resultado de equivalência patrimonial e receitas de serviços, o que significa crescimento de 11,3% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior.

O número de participantes nos planos de previdência aberta da Brasilprev – Tradicional, PGBL e VGBL – cresceu 11,2% em relação ao terceiro trimestre de 2005, superando a marca de 1,7 milhão de participantes. O montante das reservas superou a marca de R$ 9,9 bilhões, valor 30% maior que o registrado em setembro 2005. O total da carteira de investimentos alcançou R$ 11,6 bilhões, crescimento de 28% em relação aos valores apresentados no mesmo período do ano anterior.

No segmento de previdência fechada, a BB Previdência atingiu 46,8 mil participantes ativos, distribuídos por 41 planos de benefícios. E em relação a setembro de 2005 ampliou em 29,7% o volume de recursos administrados, totalizando R$ 1 bilhão.

A carteira de seguro de automóveis da Brasilveículos Cia. de Seguros alcançou R$ 627,5 milhões em prêmios retidos em 2006, crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. A frota segurada cresceu 5% e ultrapassou 600 mil veículos, assegurando à Brasilveículos a permanência na sétima posição no ranking da Superintendência de Seguros Privados – Susep.

A Cia. de Seguros Aliança do Brasil atingiu R$ 891,9 milhões em prêmios retidos – crescimento de 13,4% em relação ao período de janeiro a setembro do ano anterior. Com mais de 2,5 milhões de vidas seguradas, ocupa o terceiro lugar no ranking da Susep. Nos seguros rurais, a Aliança do Brasil é a maior seguradora do País, com participação de 42,5% desse mercado.

No ramo de seguro saúde, a carteira da Brasilsaúde encerrou o trimestre com 76,9 mil vidas seguradas, com R$ 98,5 milhões em prêmios retidos.

Líder no mercado de capitalização pelo 9º ano consecutivo em contribuições, e pelo 3º ano em provisões (reserva do cliente), a Brasilcap encerrou o trimestre com faturamento de R$ 439 milhões, superando em 1,2% o valor observado no mesmo período do ano anterior (R$ 434 milhões). Essa performance assegurou 25% de participação no mercado.

BB amplia os negócios com Consórcios - No terceiro trimestre de 2006, a BB Consórcios alcançou 6,53% de participação no mercado de participantes ativos, com mais de 221 mil cotas, superando R$ 1,7 bilhão em bens comercializados. Do total de cotas, mais de 50 mil são do segmento de automóvel, mais de 136 mil de eletroeletrônicos e as demais dos segmentos de moto e trator/caminhão.

Microcrédito totaliza R$ 444,8 milhões - No âmbito do Banco do Brasil, o volume aplicado em microcrédito no período atingiu saldo de R$ 369,9 milhões, crescimento de 15,6% no trimestre. A linha BB Crédito Pronto é responsável por 91% dos contratos ativos.

Ao final do trimestre, o BB registrou 908 mil contas correntes simplificadas, isentas de tarifa e CPMF, destinadas ao público de aposentados e pensionistas que recebem até dois salários mínimos.

Além disso, o Banco Popular concedeu R$ 35,4 milhões em mais de 217 mil operações de microcrédito, com saldo em carteira de R$ 75,9 milhões, garantindo abrangência e proximidade no atendimento ao segmento de menor renda com sua presença em 1.316 municípios do País.

As ações implementadas para qualificação da rede de atendimento do Banco Popular refletiram-se nas 9,1 milhões transações financeiras, que geraram resultados de R$ 2,5 milhões em prestação de serviço, valor 34,5% maior do que o do trimestre anterior.

Destaque no Mercado de Capitais nacional - O BB manteve sua posição de primeiro lugar no ranking de renda fixa coordenando seis grandes operações no trimestre. No total, foram R$ 5,2 bilhões em operações para empresas como Ambev, Brasil Telecom, Cemig Distribuição, Cemig Geração e Distribuição, Braskem e Copel.

Outro ponto de destaque foi a vitória na licitação para a escolha da instituição depositária das ações da Copasa, Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Com mais essa conquista, o BB aumenta ainda mais a carteira de clientes, que já contava com grandes companhias como a Telemar e a Petrobras.

BB recebe prêmio Latin Finance Banks of the year 2006 - A revista Latin Finance, uma das mais prestigiosas publicações sobre os mercados financeiros internacionais, traz em sua edição de novembro 2006 a premiação do Banco do Brasil como um dos "Latin Finance Banks of the Year 2006" na categoria "Financial Issuer - Best Institution".

A premiação refere-se à bem sucedida emissão de bônus perpétuos pelo Banco, realizada em janeiro deste ano, em que foram captados US$500 milhões ao menor custo já conseguido por um emissor brasileiro até então.

Base de cartões cresce 41% - O BB encerrou o terceiro trimestre com 11,4 milhões de cartões de crédito, número 41,4% superior ao registrado em setembro de 2005. O faturamento com cartões cresceu 18,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, totalizando R$ 9,4 bilhões.

O faturamento com os cartões Corporate – para médias e grandes empresas e para entidades governamentais – foi 48,5% superior em relação a setembro de 2005, totalizando R$ 51,5 milhões.

No segmento de micro e pequenas empresas, a base de cartões empresariais, que também podem ser utilizados nos mais de 40 mil terminais de auto-atendimento em diversas funções, superou a marca de 593 mil cartões emitidos.

Além disso, o Banco do Brasil ampliou sua participação no mercado de cartões private label com o fechamento de parcerias com diversas redes de varejo, com presença em vários estados. Com esses cartões, os clientes podem financiar suas compras nas lojas dos parceiros, além de utilizar a função crédito em outros estabelecimentos filiados à bandeira Visa no Brasil e no exterior.

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