Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2009 - 11:43

Nutrição balanceada de potros prepara cavalos campeões

Criar cavalos campeões é um dos desafios para os criatórios do Brasil. Além da genética e do treinamento, boa parte do sucesso da criação está relacionada à nutrição balanceada do potro. A alimentação adequada irá garantir um completo desenvolvimento do sistema músculo esquelético e preparar o animal para a realização de exercícios físicos na fase adulta.

As exigências nutricionais dos atletas em potencial são altas, no período compreendido entre o nascimento e os 18 meses de idade, ele pode atingir 90% de sua altura e aproximadamente 70% de seu peso adulto. Por isso, a Guabi orienta para a necessidade da implantação de um programa nutricional adequado a cavalos jovens, que supra as exigências de proteína, energia e minerais específicos para cada categoria.

Potro ao pé e desmamado - O leite materno garante a alimentação do potro somente até o segundo ou terceiro mês de vida, desta forma, aumentam suas exigências nutricionais, havendo necessidade de uma suplementação com ração balanceada. É ideal que a ração seja específica para potros, contendo em torno de 18 a 20% de proteína bruta e um balanço de cálcio e fósforo dispostos na proporção de 2:1. Entre seus produtos, a Guabi oferece o Equitage Potro E, alimento 100% extrusado, cozido) com 18% de Proteína Bruta e 3.200 Kcal/Kg de energia digestível, indicado para Potros de 7 dias a 18 meses de idade; e o Equitage Potro P, alimento peletizado, com 1 7 % de Proteína Bruta e 3.200 Kcal/Kg de energia digestível, para potros na mesma fase.

No início, é adequado que a porção de ração administrada seja de aproximadamente 100 gramas por dia, para que o potro aprenda a comer e aceite o produto. Esta quantidade deve ser aumentada de forma gradativa, de modo que aos três meses, quando o leite materno não for mais suficiente, o animal já tenha aprendido a comer a ração. Recomenda-se que chegue aos cinco meses recebendo em torno de 0,8 a 1% do peso vivo de ração balanceada ao dia, dividido em dois tratos, o que permitirá que ele chegue à fase de desmame com um estado físico ideal para suportar o estresse.

A época do desmame - normalmente realizado no quinto ou sexto mês de vida – é crítica, pois a separação da mãe é sempre muito estressante para o animal. É normal neste período que os potros percam peso e/ou estacionem em altura, porque o próprio estresse promove perda de apetite e diminui a taxa de crescimento. Após 20 a 30 dias inicia-se a fase de ganho de peso compensatório, em que o animal retorna seu crescimento normalmente. Um erro comum é oferecer mais ração para melhorar este estado ou iniciar o fornecimento somente após o desmame. O acréscimo da ração, juntamente com o ganho de peso compensatório, pode aumentar as chances do aparecimento de Doenças Ortopédicas do Desenvolvimento (Fisite, OCD). É importante a adaptação do animal e o fornecimento gradual da ração desde novo, para que atinja a idade do desmame com um peso ideal e não comprometa seu desenvolvimento.

A ração deve continuar contendo em torno de 18 a 20% de proteína bruta e um balanço de cálcio e fósforo de 2:1. O fornecimento neste período varia em torno 0,8 a 1% do peso vivo ao dia, devendo ser aumentado gradativamente de forma que aos 12 meses de idade atinja de 1 a 1,2% do peso vivo ao dia de ração.

Potro Sobreano - A taxa de crescimento a partir dos 12 meses diminui consideravelmente, o que significa perda de concentração dos nutrientes exigidos no programa alimentar. Nesta fase, os potros devem ficar em pastagens de boa qualidade e podem também receber feno de alfafa. A ração ainda precisa ser específica para potros até que os animais completem 18 meses, sendo fornecida de 1,2 a 1,5% do peso vivo por dia, dividido em dois ou três tratos. Neste caso, a indicação da Guabi para potros a partir de quatro meses é a Equitage Potro com Laminados, que é um produto multipartículas que possui 17% de Proteína Bruta e 3.320 Kcal/Kg de Energia Digestível, e excelente palatabilidade .

O sal mineral é indicado em torno de 30 gramas por animal por dia e é indispensável, para que o cumprimento das exigências minerais especificadas a esta categoria seja alcançado.

Com 35 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e São Gonçalo do Amarante (CE). Mais informações com a médica veterinária Cláudia Ceola e no site www.guabi.com.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira