Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2009 - 10:08

GT-Itaipu Saúde promove curso de especialização em emergência obstétrica

O Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde) promove nos dias 11 e 12 de dezembro (sábado e domingo), no Centro de Treinamento da Itaipu Binacional, um curso intensivo sobre "Atendimento de emergência obstétrica". O curso, gratuito, é voltado para médicos gineco-obstetras e enfermeiros do Brasil, Paraguai e Argentina.

O objetivo é qualificar os profissionais que atuam na atenção à gestante e ao recém-nascido, para reduzir o índice de mortes de mães e bebês na Tríplice Fronteira.

O diretor-superintendente do Hospital Costa Cavalcanti, Anilton José Beal, integrante da Comissão Maternidade Segura do Grupo, explica que o treinamento destinado aos médicos da região é o mesmo aplicado em todo o mundo. "O curso pode ser considerado uma especialização na área de emergência obstétrica", afirma. Com a capacitação, mães e bebês da região trinacional receberão atendimento semelhante ao existente nos países desenvolvidos.

A intenção é também aproximar a mortalidade de bebês a índices semelhantes aos de países desenvolvidos, de quatro mortes a cada grupo de mil nascidos vivos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), na Argentina, anualmente, ocorrem 14 mortes de bebês a cada mil nascidos vivos, enquanto no Paraguai e no Brasil o índice é ainda maior – 19 mortes.

Para o coordenador do GT-Itaipu Saúde, Joel de Lima, a melhor forma de reduzir estes índices é treinar o corpo clínico dos hospitais, principalmente os da rede pública de saúde. Ele lembra que, além da qualificação, é preciso adotar um conjunto de medidas de atenção à saúde, desde o acesso às ações de planejamento familiar e assistência pré-natal até o trabalho de parto e o puerpério.

Simulado - Como são apenas dois dias de aulas, as apostilas, elaboradas por uma equipe de médicos da Advanced Life Support in Obstetrics, foram entregues há várias semanas aos participantes. Durante o treinamento, médicos e enfermeiros participarão das aulas práticas. Nas salas, serão instalados equipamentos utilizados pelos profissionais de saúde em situações de emergência, como parto vaginal assistido, reanimação neonatal, hemorragia pós-parto e distócia de ombro. As simulações permitirão que os médicos vivenciem situações de emergência.

Esta é a terceira etapa do curso, dividido em quatro módulos. Em 2008, o programa promoveu duas capacitações sobre o tema. Ambas, com aulas práticas e teóricas.| www.itaipu.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira