Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2009 - 10:22

Renato Araújo e Ricardo Cintra são escolhidos pelo COB os Melhores Técnicos de 2009

Brett Hawke, técnico de César Cielo, receberá homenagem especial. Entrega do troféu será dia 21, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no Maracanãzinho.

Renato Araújo, técnico do ginasta Diego Hypólito, e Ricardo Cintra, técnico da nadadora de maratonas aquáticas Poliana Okimoto, foram escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro como os melhores técnicos de 2009. O australiano Brett Hawke, técnico de César Cielo, receberá homenagem especial do COB durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, restrita a convidados, que acontecerá dia 21, no Maracanãzinho. “São dois técnicos de primeira linha, que vêm contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do esporte brasileiro e o aprimoramento dos nossos atletas. Da mesma forma, o COB entendeu que o Brett Hawke também merecia este reconhecimento”, explica o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

As conquistas e títulos do ginasta Diego Hypólito estão diretamente ligados à competência de seu técnico, Renato Araújo. Ex-ginasta, técnico do Flamengo, e recentemente incorporado à Comissão Técnica da Seleção Brasileira, Renato acompanha Diego há 15 anos. Com média de sete horas diárias de treinos, o primeiro resultado internacional expressivo de Diego aconteceu em 2002, com o quarto lugar no solo no Mundial de Anaheim, nos Estados Unidos. Desde então foram inúmeras conquistas inéditas, como os dois títulos mundiais e o tetracampeonato da Copa do Mundo, ambos no solo.

Renato também ajudou Diego a aprimorar sua técnica em outros aparelhos, como o salto. “Às vezes sou pai, amigo e irmão dos meus atletas. Passamos muito tempo juntos e temos uma relação de família. Este prêmio é a realização de um sonho. Sempre imaginei um dia poder receber essa honraria”, afirma Renato.

Além de treinador, Renato é considero por Diego um amigo: “Sua competência foi fundamental para que eu alcançasse os resultados que tenho. Ele está sempre se aprimorando e buscando informações com os melhores do mundo. O intercâmbio internacional é fundamental para sua capacitação. Sua grande qualidade é ser a pessoa mais realista do universo. Até nas minhas vitórias faz questão de apontar os erros antes de dar parabéns, sem medo de falar a verdade”, revela Diego.

Ricardo Cintra - Nascido em 10 de novembro de 1978, em São Paulo, Ricardo foi nadador até 2003. Como velocista, participou das principais competições nacionais e ainda em etapas da Copa do Mundo de Natação realizadas no Brasil.

Formado em Educação Física, é técnico de natação desde 2004, quando começou a treinar Poliana Okimoto, com quem é casado há oito anos. Foi ele quem incentivou a entrada da nadadora de piscina nas provas de maratonas aquáticas. Em 2005 ela participou pela primeira vez da Travessia dos Fortes, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Vencedora da Travessia dos Fortes, Poliana não parou mais de competir nas maratonas e Ricardo Cintra foi o técnico que a orientou na conquista do vice-campeonato mundial, em Nápoles 2006, nas provas de 5 e 10 quilômetros; na medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007; na medalha de bronze do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Roma 2009 e na conquista do título da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas da FINA 2009.

Além de Poliana, Ricardo treina outros 40 nadadores em Santos (SP), sendo 20 atletas de base. “Meu início como técnico também tem muito a ver com a vontade de ajudar a Poliana. Ela depositou confiança em mim, pois sentia que meu maior objetivo era dar o máximo para colaborar com seus treinamentos. Hoje, fico feliz ao ver que os jovens das divisões de base já têm a Poliana como referência. Tudo que não tive como atleta, em termos de dedicação dos treinadores, procuro passar para os meus alunos. É uma honra receber essa premiação do COB, a realização de um sonho”, afirma.

Brett Hawke – Australiano nascido em 2 de junho de 1975, em Sydney, Brett foi nadador finalista nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 (6° nos 50m livre) e logo após a participação na Grécia se retirou das competições.

Ainda como nadador, Brett conquistou a medalha de prata no revezamento 4x100m livre australiano que disputou no Mundial em Piscina Curta de 1995, no Rio de Janeiro, em arena construída na Praia de Copacabana. Também esteve no time de 4x100m medley ganhador da medalha de prata na versão de 2002, em Moscou, do Mundial em piscinas de 25 metros. Também foi medalhista em competições como o Commonwealth Games, Goodwill Games e Pan Pacific Championships.

Nos Estados Unidos nadou pela Universidade de Alburn. Em 2006 começou a trabalhar como técnico assistente e passou a treinar o brasileiro César Cielo. Este ano, antes do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma, Brett passou a técnico chefe da instituição.

Com a palavra, aquele que melhor pode julgar o trabalho de Brett Hawke: César Cielo. “Ele tem sido fundamental, principalmente nas competições mais importantes, quando me passa confiança. Quando fui para Auburn, o Brett era técnico auxiliar e comecei a treinar com ele porque passou a ser o técnico da velocidade. Deu muito certo. Foi uma combinação muito boa de treino e do feed back que ele me passa fora da água. Uma relação de confiança, entre técnico e nadador. Acho que também ajuda o fato dele ter sido nadador, inclusive de final olímpica. Sabe na prática como são as coisas”, explica Cielo.

Na 11ª edição da cerimônia organizada e promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico já se consolidou como a maior festa do esporte brasileiro. Além dos prêmios para os melhores técnicos de 2009, o Prêmio Brasil Olímpico 2009 homenageará também os melhores atletas do ano, masculino e feminino, o melhor atleta em cada modalidade, os melhores atletas paraolímpicos e o melhor técnico paraolímpico do ano e os melhores atletas das Olimpíadas Escolares e das Universitárias. O COB concederá também o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, oferecido a ex-atletas que simbolizem os legados de Adhemar, o primeiro bicampeão olímpico do Brasil, e o Troféu COI, homenageando uma personalidade do Movimento Olímpico.

A escolha dos melhores atletas do ano está sendo feita pela Internet, através do site [www.premiobrasilolimpico.com.br] . No masculino, os concorrentes são o nadador César Cielo, o ginasta Diego Hypólito e o velejador Torben Grael. No feminino concorrem a nadadora de maratonas aquáticas Poliana Okimoto, a lutadora de taekwondo Natália Falavigna e a judoca Sarah Menezes. César Cielo tenta o título pela segunda vez, já que conquistou o troféu em 2008. A votação poderá ser feita até o dia 21 de dezembro, 30 minutos antes do anúncio dos vencedores. Este ano o tema principal do Prêmio Brasil Olímpico será a conquista da sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016. | http://ww.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira