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10/12/2009 - 10:56

Michelin lança serviço exclusivo Refill em Salvador

A Bahia, que possui 4% da frota nacional de veículos de carga, totalizando mais de 79 mil caminhões e ônibus, acaba de ganhar uma importante inovação no mercado de pneus de carga, que resulta em economia no custo por quilômetro rodado para o cliente e maior vantagem competitiva no mercado de transportes. Trata-se do Refill, um serviço exclusivo da fabricante de pneus Michelin que vem revolucionando o setor.

O Refill é voltado aos pneus Michelin com Tecnologias de Durabilidade Michelin em suas carcaças, que englobam: Banda de Rodagem Michelin + Processo Michelin + Sistema de Qualidade Michelin, apoiado pela Garantia Refill.

Esse conjunto proporciona um rendimento quilométrico superior a 40% na vida total do pneu, se comparado à atual oferta do mercado, e faz o pneu usado Michelin ficar novo de novo, permitindo o máximo aproveitamento de sua vida útil.

« Líder na fabricação de pneus para os segmentos de caminhões e ônibus, a Michelin é o único fabricante a oferecer aos clientes o ‘refil’ do pneu. Uma solução exclusiva e durável. E apoiada pela Garantia Refill, que assegura ao cliente a qualidade do serviço Refill na carcaça Michelin », destaca Luiz Carlos Thiebaut, Gerente Setorial de Vendas para pneus de ônibus e caminhões.

A nova planta Refill em Salvador atenderá todo o mercado da região metropolitana. A escolha da revenda União Bahia – Salvador pela Michelin foi motivada pela alta qualidade dos serviços realizados.

« Para que os benefícios da recapagem possam ser notados e todo o potencial do pneu possa ser aproveitado, porém, é preciso que a carcaça suporte a reforma e que o serviço seja feito por profissionais comprometidos com a qualidade, proporcionando mais economia e segurança ao transportador », explica o gerente.

No Brasil, a recapagem é realizada em mais de 80% dos pneus de carga vendidos. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Qualimétrica a pedido da Michelin com transportadoras e autônomos, o pneu recapado é uma opção incorporada na cultura de mercado e tem um peso importante sobre o custo total de uma frota, assim como a carcaça, que faz parte do ativo das empresas e é encarada como bem de valor.

Lançado em 2007, inicialmente no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, o Refill já representa 15% da produção de uma planta de serviço de recapagem. Depois, o Refill também foi disponibilizado em Porto Alegre e Vitória. Grandes frotas, como Grupo 1001, Rio Ita e Costa Verde, do Rio de Janeiro; Transportes Luft, Della Volpe e Grupo Transultra, de São Paulo; e Vito e Megaforte, de Minas Gerais, e Dalla Valle Transportes do Rio Grande do Sul utilizam o serviço.

Com o Refill, depois da primeira vida, a carcaça Michelin é submetida a uma espécie de teste para validação de sua condição e recebe uma nova banda de rodagem. No processo, os grandes diferenciais estão nas máquinas utilizadas: EPD – Electronic Perforation Detector: sistema eletrônico de identificação de microfuros, furos e danos no interior do pneu imperceptíveis a olho nu (ganho em média de 20% na qualidade da detecção);

CCA – Computer Controlled Application: aplicação automatizada da goma de ligação, por extrusão, garantindo adequadamente o preenchimento das escariações e a uniformidade desta interface em toda a superfície da carcaça Michelin. Nesta operação eliminamos as possíveis bolhas de ar entre as rugosidades provocadas durante a raspagem. Sobre esta base, aplicamos automaticamente, de forma tensionada e centrada, a banda de rodagem, garantindo a perfeita adesão à carcaça Michelin. A grande vantagem deste processo é a garantia da integridade da carcaça Michelin para a rodagem.

Para reforçar a qualidade do serviço Refill, a Michelin também introduziu um Sistema de Informação que possibilita o acompanhamento do pneu durante a sua vida útil. Ao rastrear o produto, o sistema permite o acompanhamento individual das carcaças em todas as etapas do processo Refill, o registro e o controle da garantia.

Tecnologias de Durabilidade Michelin- Para que todos os benefícios do Refill sejam aproveitados, é imprescindível que a carcaça conte com “Tecnologias de Durabilidade Michelin”, inovações tecnológicas que tornaram a carcaça radial do pneu sem câmara mais robusta, segura, resistente e durável.

« O Refill é a continuidade de um processo que vem sendo desenvolvido há quatro anos. Primeiro, reforçamos as carcaças dos pneus. Depois, inovamos mais uma vez ao oferecer ao mercado uma solução que vai ao encontro da estratégia da Michelin em aprimorar continuamente seus produtos e serviços », completa Thiebaut.

Bandas de rodagem disponíveis para Refill - A banda Michelin Bavette XTE2-B foi desenvolvida para aplicação em pneus Michelin de uso rodoviário para eixos portadores de reboque, semi-reboques e trucks de caminhões e ônibus, que trafegam em pistas pavimentadas de médias e longas distâncias. Esta banda possui bases mais largas, o que proporciona maior adesão à carcaça e reduz a incidência de arrancamentos e descolagem da banda sobre a carcaça, na região dos ombros.

O principal benefício das bandas especialmente desenvolvidas para os eixos truck e semi-reboques de ônibus e caminhões deve-se à redução dos arrancamentos que, aliado ao processo Refill de fabricação, oferece 10% a mais em quilometragem.

A banda XD Coach, por sua vez, foi a primeira banda de rodagem do mercado especialmente desenvolvida para eixos de tração de ônibus rodoviário, com um desenho inédito no setor de recapagem. Uma escultura lamelizada com cinco sulcos longitudinais e compostos de borracha de alta performance garantem excelente aderência em pisos secos e molhados até o final da vida, além de baixo nível de ruído, proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros.

Em testes realizados em ônibus rodoviários, a banda XD Coach apresentou um ganho de quilometragem de até 25% em performance comparativamente às bandas tradicionalmente utilizadas.

A banda de rodagem XZU3 foi desenvolvida para ônibus urbanos e possui formato inovador: quatro sulcos profundos e largos, maior volume de borracha e melhor escoamento de água, o que possibilita maior economia, quilometragem e segurança. A banda de rodagem XZU3 tem a mesma tecnologia do pneu novo Michelin XZU3 que proporciona o melhor custo benefício do mercado de utilização urbana.

Além disso, a banda XZU3 apresenta o mesmo sistema inovador auto-blocante 3D, exclusivo Michelin, que atua diretamente na melhoria da aderência do pneu ao solo, aumentando a estabilidade ao veículo e proporcionando mais segurança aos passageiros. O sistema permite contato progressivo do pneu com o solo reduzindo o deslizamento da banda de rodagem e desgaste do pneu.

Em testes realizados com clientes, a banda apresentou rendimento quilométrico médio 15% superior em relação à principal banda urbana concorrente.

A banda XDE2+ tem desenho exclusivo para eixos de tração de pneus rodoviários aplicados em cavalos-mecânicos e caminhões, que trafegam em pisos pavimentados e percursos sinuosos com aclives e declives, em trajetos médios e longos. Larga e plana, com tacos distribuídos de forma otimizada, a XDE2+ propicia excelentes distribuição da carga e transmissão de torque em solo seco e molhado, com baixo nível de ruído e desgaste mais uniforme. Sulcos largos, profundos e abertos permitem uma boa drenagem da água, além de manter um baixo nível de retenção de pedras.

Para completar, a banda XZE2+ é voltada para aplicação toda posição, nos mais variados tipos de veículos que transportam carga ou passageiros, e também trafegam em pisos pavimentados e percursos sinuosos com aclives e declives, em trajetos médios e longos. Com quatro sulcos longitudinais profundos, aliados a sua escultura lamelizada, a XZE2+ oferece excelente aderência em pisos molhados, enquanto os ribs, mais largos nos ombros, proporcionam uma forma de uso mais uniforme, com melhor aproveitamento da banda de rodagem, além de melhor comportamento nas curvas.

Ambas utilizam um composto de borracha de alta performance que garante um aumento no rendimento quilométrico de até 20%, no XDE2+ , e de 15%, no XZE2+, na comparação com suas gerações anteriores.

Este composto conta com um processo de co-extrusão, que une dois tipos de borracha na mesma banda, o que permite uma redução no aquecimento da carcaça, garantindo o melhor rendimento quilométrico da carcaça, ou seja, mais vida para o pneu.

Perfil: A missão da Michelin é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Assim, o Grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, equipamentos de mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA. A Michelin também presta serviços online de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias turísticos, de viagem, de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários. O Grupo, cuja sede é localizada em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 117 mil pessoas no mundo inteiro e possui 68 unidades industriais implantadas em 19 países. [www.michelin.com].

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