Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2009 - 10:58

Projeto Tesouros da Barsa resgata artigos de “Mario de Andrade” e “Alegoria”

Escritos por Otto Maria Carpeaux exclusivamente para a Enciclopédia Mirador, “Velhice e saúde”, de Moacyr Scliar, e “Paulo Autran”, elaborado por Alberto Guzik para o Livro do Ano 2008.

Editora Barsa Planeta disponibiliza textos de grandes intelectuais do país no site Barsa Saber.com. Artigos do crítico e ensaísta austro-brasileiro Otto Maria Carpeaux, do médico e escritor Moacyr Scliar e do ator e dramaturgo Alberto Guzik já estão disponíveis no portal. Projeto reforça compromisso da editora em unir confiança e rigor no conteúdo – marcas da Barsa – com as novas tecnologias digitais

Quem conserva em casa a primeira edição da Enciclopédia Barsa, de 1964, pode ler textos como “Civilização do café”, por Sérgio Milliet, ou “Civilização do cacau”, por Jorge Amado. Textos de grande valor reflexivo que ficaram todos estes anos restritos àquela edição. Pensando nisso, a Editora Barsa Planeta lançou em setembro o projeto Tesouros da Barsa. São centenas de artigos de grandes intelectuais brasileiros, escritos ao longo das últimas quatro décadas com exclusividade para as enciclopédias Barsa e Mirador, resgatados e tornados acessíveis no site da editora.

No portal Barsasaber.com é possível ler artigos escritos por Antônio Houaiss, Sérgio Milliet e Otto Maria Carpeaux, entre outros. Os artigos são interligados por links formando uma ampla rede de conhecimento disponível para estudantes e leitores interessados. Além disso, a editora publica no site artigos que refletem sobre temas contemporâneos, escritos por grandes nomes para edições mais recentes de suas obras. Extraído do Livro do Ano 2008, o texto do também ator e dramaturgo Alberto Guzik rende homenagem e discorre sobre a carreira do ator Paulo Autran. O texto, escrito por ocasião de sua morte em 2007, pode ser lido na íntegra no site da editora.

Elaborado por um dos ensaístas mais respeitados de seu tempo, o perfil de Mario de Andrade, composto por Otto Maria Carpeaux, lança luz sobre a obra, a importância e a personalidade do poeta e escritor modernista. O texto foi entregue por Carpeaux para publicação na Enciclopédia Mirador, elaborada pela equipe da Barsa na década de 1970 e publicada ininterruptamente até 1995, e agora é reproduzido no site da editora.

O ensaísta de origem austríaca também assina o artigo “Alegoria”, no qual conceitua e explora as linhas de reflexão sobre o tema e passa pelas artes plásticas, pelo teatro e pela literatura do Ocidente. O texto pode ser lido no site com as modificações do Acordo Ortográfico da língua portuguesa.

Ganhador do Prêmio Jabuti 2009 na categoria ficção, o médico e escritor Moacyr Scliar colaborou para o Livro do Ano 2008 com o texto “Velhice e saúde”, em que discute a importância da alimentação e de exercícios físicos na “terceira idade”.

São mais de 500 artigos, de temas variados, que entrarão semanalmente no site da Barsa. Tesouros da Barsa renova o compromisso da editora com a difusão de conhecimento conciliando a confiança no conteúdo Barsa com as novas tecnologias digitais, o que remete à reformulação pela qual o Livro do Ano passou nos últimos dois anos.

Reformulação do livro do ano - À frente das mudanças editoriais realizadas no Livro do Ano, o diretor editorial Paulo Verano aposta na modernidade trazida aos títulos impressos e na importância de fortalecer o acesso à informação confiável, também na internet. O Livro do Ano, que antes conferia atualidade aos fatos e acompanhava a Enciclopédia Barsa Universal, desde 2008 foi redirecionado a um conteúdo ensaístico e mais moderno. Além disso, o Livro do Ano vem acompanhado de CD-Rom com vídeos jornalísticos, trechos de filmes, músicas e imagens dos principais eventos do ano. A obra passou também a ser o primeiro produto Barsa a ser adquirido pelos consumidores nas estantes das livrarias.

O resultado, que pode ser conferido nas livrarias de todo o país, é um livro atual que faz uma retrospectiva dos fatos marcantes do ano anterior e traz artigos de autoria dos mais destacados intelectuais, jornalistas e artistas brasileiros, como Nélida Piñon, Silviano Santiago, Nei Lopes, Demétrio Magnoli, Marco Antonio Villa e outros, além do resgate de documentos históricos.

Segundo Paulo Verano - “A lista é infinita. Se no passado escreveram para a Barsa nomes como Jorge Amado, Gilberto Freyre, Antônio Houaiss e Otto Maria Carpeaux, hoje colaboram conosco Nei Lopes, Mayana Zatz, Ruy Castro, Laurentino Gomes. O resultado é uma análise crescente e constantemente atualizada a respeito do Brasil e do mundo. Acreditamos que este é o papel da Enciclopédia hoje: informação confiável, com nome e sobrenome.” [ www.barsasaber.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira