Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2009 - 11:49

Fazenda Esperança, Cliente IGENITY, usa tecnologia da análise de DNA para diversificação de linhagens dentro da seleção

Programa que já existe há 20 anos quer diversificar sua oferta de touros, para atender necessidades específicas de rebanhos em diferentes situações.

A busca pela genética ideal para produzir carne de qualidade, exclusivamente a pasto, há 20 anos tem sido o principal fator de motivação para o pecuarista Djalma Ferreira Rezende, dono da Fazenda Esperança, de Campo Grande (MS), levar adiante seu projeto de melhoramento genético com gado nelore, desenvolvido em parceria com o programa Geneplus, da Embrapa Gado de Corte, com sede também Campo Grande.

De 2008 para cá, o projeto que se especializou na produção e venda de tourinhos comerciais para uso na cobertura das fêmeas a campo, entrou de vez para a era da biotecnologia molecular quando incorporou ao sistema de avaliação genética quantitativa das DEPs medidas pelo método comparativo, a moderna tecnologia da análise de DNA para identificação de potencial genético, pela técnica de marcadores moleculares, serviço oferecido pela divisão de serviços genéticos IGENITY, da Merial Saúde Animal.

Para o pecuarista, que acredita no sucesso da seleção assistida por marcadores, o grande desafio que se apresenta para a consolidação da tecnologia no campo é convencer o consumidor dos benefícios advindos da aquisição de um touro fruto de acasalamentos orientados pela análise de DNA. “A ampliação do painel IGENITY para gado zebuíno, de 5 para 11 características, tem possibilitado grandes transformações no trabalho de melhoramento genético do gado nelore da Fazenda Esperança”, explica Guilherme Gallerani, gerente IGENITY.

Segundo Gallerani, a Fazenda Esperança compõem um seleto grupo de pouco mais de 400 propriedades rurais no Brasil que apostam na tecnologia dos marcadores moleculares e buscam, por meio da sua utilização, ratificar os resultados obtidos em seus programas de avaliação e performance produtiva. Sr. Djalma diz não haver um único animal na seleção hoje sem que o genótipo esteja mapeado, totalizando mais de 400 matrizes, de diferentes idades, que têm suas informações catalogadas para uso exclusivo na reprodução.

De olho no futuro - A Fazenda Esperança, que ao longo das últimas duas décadas já disponibilizou para o mercado pecuário brasileiro mais de 2,5 mil touros de alto valor genético e já acumula uma clientela com mais de 500 fazendas, quer agora diversificar ainda mais seu portfólio, com a introdução de novas características na seleção.

“A ideia é que seja feita uma segmentação dentro do rebanho de matrizes a fim de selecionar lotes de linhagens exclusivas, que possam atender necessidades específicas dos clientes no futuro”, explica Rezende. Assim, além das características já trabalhadas no programa convencional como Ganho de Peso na Desmama e ao Sobreano, Circunferência Escrotal e Musculatura nos machos e Habilidade Maternal e Longevidade nas fêmeas, o programa contemplará também, através dos marcadores, características que se relacionam com a qualidade da carne como maciez e espessura de gordura, entre outras.

Para Gallerani, a ampliação do painel IGENTY com novos marcadores, abrirá uma nova frente de trabalho para a seleção que poderá incorporar ao grupo das características funcionais já conhecidas, algumas de difícil mensuração ou de baixa herdabilidade permitindo obter um animal mais produtivo e com carne de melhor qualidade, ao gosto do consumidor mundial.

Perfil IGENITY – É um teste de DNA que revela o potencial genético de bovinos de corte e de leite (raças taurinas e zebuínas), para características economicamente relevantes. IGENITY orienta o melhoramento genético dos animais na fazenda, permitindo a tomada de decisões de manejo, seleção e acasalamento e ainda na orientação de compra e venda de animais, com base no conhecimento do perfil genético.

A avaliação de potencial genético (escore ou VGMs/Valores Genéticos Moleculares) é feita a partir de amostras de pelos coletadas da cauda do bovino, que são enviadas para análise em laboratório. Os dados são analisados e a partir dessas informações o produtor conhece melhor o potencial genético do plantel. [ Telefone 0800 888 8484 ou pelo site www.merial.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira