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11/12/2009 - 09:44

Pesquisa revela a necessidade de uma grande mudança no planejamento e desenvolvimento de rede para a produção serviços de próxima geração

Necessidade de gerenciar mudanças na rede prolonga o tempo de novos serviços para o mercado; link mais estreito entre o marketing e as funções de planejamento de rede é essencial.

São Paulo-A Amdocs, empresa líder em desenvolvimento de software e serviços para as operadoras de telecomunicações e provedores de conteúdo, anunciou os resultados de uma pesquisa encomendada, a qual revela a necessidade e os desafios da construção e do desenvolvimento de redes para serviços da próxima geração. O anúncio aconteceu durante o TM Forum Management World Americas 2009, realizado ontem na Flórida.

De acordo com a pesquisa global conduzida pela empresa Analysys Mason, novas abordagens para o planejamento e execução operacional de rede são necessários. Isso se dá devido às falhas de tecnologia e processos encontrados entre o aumento e a mudança para a captação de serviços de próxima geração, e a capacidade da rede para entregar e responder em velocidade competitiva e otimizada. A pesquisa analisou as preocupações dos planejadores de rede enquanto eles tentavam ajustar planos para realizar mudanças rápidas na criação e na implantação de serviços, e identificar as mudanças tecnológicas e operacionais necessárias para obter resposta a essas novas modificações.

Os destaques da pesquisa são: . O maior desafio em planejamento de rede é o “gerenciamento de mudanças”. Os participantes da pesquisas apontaram o “gerenciamento de mudanças” como o desafio número um. Planejadores de rede devem responder as mudanças na alocação de orçamentos, possibilidades de captação e uso de novos serviços, especificações de equipamentos e problemas técnico e operacionais durante o processo de lançamento. Sem nenhum mecanismo que lhes permita responder com rapidez e eficiência, as alterações previstas estão demorando muito e as mudanças completas são perturbadoras para implantação do serviço.

. Tempo para o mercado – Inabilidade de planejar eficientemente e alterar a criação e entrega de serviços de rede. Os respondentes estimaram o tempo de 6 a 12 meses para lançar um serviço “simples” como o VOIP, e mais de 12 meses para serviços “completos” como o IPTV. Quase todos os entrevistados disseram que se um serviço requer mais do que um pequeno aumento da capacidade, demora mais do que um ano para planejar e lançar o novo serviço. Como resultado, muitas operadoras vêem crescentemente sendo ameaçadas por seus competidores de que podem responder mais rápido à dinâmica do usuário e à demanda de serviços.

. Marketing e planejamento de rede; um link mais estreito é necessário. 80% dos entrevistados disseram que prefeririam planejar novos serviços usando os dados de previsão de marketing (top-down view) para preparar o alicerce, e dados das tendências de consumo da capacidade de rede (bottom-up view) para confirmar as premissas, previsões, planos e necessidades do marketing. Atualmente, ferramentas existentes dos planejadores de rede não lhe permitem consolidar e compartilhar essas visões e não há metodologia consistente atuante, deixando as operadoras lutarem para garantir o alcance das expectativas de serviços.

. Uma visão consolidada e cronológica das tendências de uso da rede é altamente desejada, mas indisponível. Quase 70% declaram que soluções atuais e sistemas de legado não podem proporcionar visibilidade de utilização de rede sobre períodos de tempo específicos. Sem a visibilidade da utilização de tendências do passado, presente e futuro, as operadoras não são capazes de planejar, gerenciar e entregar capacidade de rede em tempo real.

“A pesquisa de hoje confirma que os departamentos de marketing desenvolvem um papel dominante os planejamento de novos serviços, com o reconhecimento da necessidade da operadora deixar de ser uma organização movida à tecnologia e rede, para uma que é movida a clientes. As operadoras precisam de ferramentas de planejamento e análises relacionadas que irão lhes ajudar na combinação da oferta e demanda,” disse o Dr. Mark H. Mortensen da Analysys Mason.

“A demanda por novos serviços de dados de consumo está crescendo. As operadoras devem gerenciar a capacidade da demanda enquanto otimizam o investimento na rede,” disse Seth Nesbitt, vice-presidente de produtos e soluções da Amdocs. “A Amdocs proporciona planejadores de rede com a tecnologia para prever, e permitir que elas visualizem onde a demanda de capacidade é necessária e qual é o custo dessa construção. Como resultado, os provedores de serviços podem fornecer orçamento e planejamento de rede, produzirem serviços da próxima geração rapidamente e continuarem competitivos.”

A pesquisa foi conduzida independentemente para Amdocs pela empresa analista líder, Analysys Mason, que entrevistou operadoras à cabo, móvel e com fio, na América do Norte, América Central, América Latina, Europa e Ásia Pacifica.

Perfil: Amdocs é a empresa líder em desenvolvimento de software e serviços para as operadoras de telecomunicações e provedores de conteúdo e oferece uma abordagem integrada e inovadora em seus serviços. Seus produtos, de elevado custo-benefício e baixo risco, favorecem a criação de novos negócios, de acordo com as necessidades do mercado, criando novas fontes de receita e aumento da lucratividade. A Amdocs é uma empresa global com receitas de US $ 3,16 bilhões no ano fiscal de 2008. Possui mais de 17.000 empregados e atende a clientes em mais de 50 países ao redor do mundo.[www.amdocs.com]

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