Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2009 - 09:52

Hepatite C atinge de 2 a 3 milhões da população brasileira

A Hepatite C é uma doença infecciosa que atinge de 2 a 3 milhões de pessoas do Brasil. Essa doença se manifesta pelo contato direto do sangue com o agente transmissível, no caso o vírus da hepatite C (VHC). O vírus, após infectar o corpo, fica alojado principalmente no fígado, onde se reproduz e se perpetua.

De acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos pacientes infectados pela hepatite C não conseguem eliminar o vírus, evoluindo para formas crônicas da doença, enquanto os 20% restantes conseguem eliminar o vírus dentro de um período de seis meses do início da infecção. As formas mais comuns de contrair essa infecção são por meio do compartilhamento de agulhas para uso de drogas injetáveis, aplicação de piercing ou tatuagens com material contaminado ou até por relação sexual.

Muitos portadores da hepatite C não aparentam sintomas. No entanto, algumas pessoas com o vírus podem apresentar sintomas como fadiga, náusea, febre, perda de apetite, dor de estômago e diarréia. Alguns também podem apresentar olhos e pele amarelados e urina amarela escura.

“O diagnóstico precoce é a melhor maneira de tratar a doença. Um simples exame de sangue pode detectar a presença do vírus e, caso o resultado seja positivo, o paciente deve ser avaliado detalhadamente para identificar o tratamento mais adequado”, aponta Virgínia Figueiredo, assessora médica do Laboratório Qualitech Medicina Diagnóstica.

Uma pesquisa feita na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com amostras de sangue de 50.607 doadores da Grande São Paulo verificou que 169 (0,33%) deles possuíam anticorpos contra o vírus da hepatite C, sendo que 58% desse grupo já tinha a doença e não apresentava sintomas, nem sequer sabia ser portador do vírus. A maior prevalência do vírus (32,3%) foi encontrada na faixa etária de 40 a 49 anos, sendo menor entre 60 e 65 anos (3%), e os homens representam o maior número de casos (77,78%).

Qualitech Medicina Diagnóstica- Fundado em 1996 pelos médicos Fernando Glasner Araújo e Katiaci Araújo, o Qualitech construiu sua tradição no atendimento personalizado a clientes e médicos. A empresa foi acreditada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e em 2008, o laboratório Dirceu Ferreira uniu suas atividades ao Qualitech, proporcionando a construção da maior rede de exames de análises clínicas na Bahia e oferecendo, cada vez mais, serviços com qualidade, tecnologia de ponta e confiabilidade em medicina diagnóstica. O Qualitech participa ativamente de programas nacionais de controle de qualidade, destacando-se a Proficiência em Ensaios Laboratoriais. Desde 2004, integra uma unidade de negócios do Grupo Fleury, uma das mais respeitadas empresas de medicina e saúde do país. Ao fazer parte deste modelo de gestão, a empresa se beneficia do fato de seus profissionais integrarem uma estrutura de ampla troca de conhecimento científico e compartilhamento de sistemas de tecnologia.[www.labqualitech.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira