Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2009 - 10:20

CAF fecha contrato para fornecimento de trens na Colômbia

A multinacional espanhola CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles S.A.), uma das principais empresas do setor ferroviário de passageiros do mundo, e que está concluindo sua fábrica no Brasil, acaba de assinar um contrato no valor de 70 milhões de Euros para o fornecimento de 12 trens para o metrô de Medelín, na Colômbia.

O sistema metroferroviário de Medelín é constituído por 42 trens, aos quais as novas unidades irão se juntar, e é utilizado por boa parte da população da cidade que hoje soma mais de 2 milhões de habitantes. O contrato com a CAF prevê que cada unidade terá três eixos, sendo dois carros motores e um carro reboque, que poderão funcionar em composição simples ou dupla e transportar até 1.145 passageiros.

O novo contrato reforça ainda mais a presença da multinacional espanhola nos países latino-americanos, como México, Chile, Argentina, e agora Colômbia, já possuem trens da CAF produzidos com a mais alta tecnologia.

No Brasil, a CAF iniciou em fevereiro de 2009 a construção de sua primeira fábrica no País. A nova unidade fica na cidade de Hortolândia, interior do estado de São Paulo, e já em operação. Desenvolvida para utilizar os mais avançados padrões internacionais, com tecnologia de ponta e custos competitivos para concorrer no mercado mundial, a fábrica ocupa área de 200 mil m², terá capacidade de produção de 500 carros ferroviários por ano quando estiver totalmente concluída em janeiro de 2010, empregando entre 900 a 1.200 funcionários, dependendo da demanda.

Inicialmente a subsidiária brasileira produzirá 48 trens com oito carros para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): 20 para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 20 para a Linha 12-Safira (Brás - Calmon Viana) e 8 para a Linha 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú) e mais 17 trens, com seis carros, para o Metrô de São Paulo: 10 trens para a linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda) e os outros 7 para a linha 1-Azul (Tucuruvi - Jabaquara), todos com ar condicionado, sistema de comunicação integrado, freios antibloqueio e sistema contra-incêndio. A previsão é de que a entrega dos 486 carros ocorra até o final de 2010. Além da fabricação de trens metropolitanos, metrôs e VLT´s (Veículo Leve sobre Trilhos), a unidade foi projetada para realização de reformas e modernização de composições, além da produção de TAV´s (Trens de Alta Velocidade).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira