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11/12/2009 - 10:29

ANBIMA anuncia agenda de iniciativas em 2010

Implantação da Análise de Perfil do Investidor no varejo, discussões sobre Comitê de Fusões e Aquisições (takeover panel) no Brasil e apoio à criação de novo instrumento de captação bancária estão entre as prioridades da Associação no próximo ano.

O ano de 2009 marca a criação da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Criada com a união de duas Associações com longo histórico de contribuições para aprimorar as práticas e mecanismos de funcionamento dos mercados, a ANBIMA já inicia suas atividades com uma extensa agenda de iniciativas, dentre as quais destacam-se, em 2010, o processo de implantação da API no varejo, as discussões sobre a possibilidade de criar um Comitê de Fusões e Aquisições no Brasil, além do apoio à criação de um instrumento de captação de longo prazo para os bancos.

“Temos o desafio de representar uma base ampla e plural de agentes dos mercados financeiro e de capitais. Nosso compromisso é atuar sempre de forma inovadora, como fizeram ao longo de sua história as duas Associações que deram origem à ANBIMA”, afirma o presidente da entidade, Marcelo Giufrida. Além de representar seus associados, a ANBIMA regulamenta suas atividades, criando códigos de regulação e melhores práticas e supervisionando seu cumprimento. A Associação exerce ainda o papel de prestadora de serviços, oferecendo cursos, treinamentos, apoio técnico e operacional aos seus associados e demais participantes do mercado.

Análise de Perfil do Investidor - No sentido de promover no Brasil a adoção das melhores práticas no relacionamento com os clientes, a ANBIMA promoveu a implantação de processos de suitability, ou verificação de adequação do investimento ao perfil do cliente, por seus associados. Desde janeiro de 2009, as áreas de private banking começaram a adotar procedimentos formais para verificar a adequação das recomendações de investimento ao perfil dos investidores. Em setembro, a Associação divulgou parecer de orientação recomendando a adoção de um conjunto de melhores práticas e procedimentos para negociação e venda de derivativos, também no sentido de promover a análise da adequação das operações ao perfil dos clientes. Em janeiro de 2010, começa a implantação da Análise de Perfil do Investidor (API, nome adotado no Brasil para o Suitability) no varejo, resultado de trabalho que começou em julho de 2008, quando foram definidas as políticas, procedimentos e prazos para que as instituições que oferecem fundos aos investidores do varejo apresentassem metodologias de análise.

“Vamos supervisionar a implantação da API no varejo a partir de janeiro. Nosso grande desafio, à medida que a experiência se consolide, será discutir com as entidades de mercado e os agentes reguladores a ampliação deste processo para todos os investimentos”, destaca Giufrida. Inicialmente, os bancos de varejo adotarão os procedimentos de análise do perfil para investidores que adquirirem cotas de fundos de ações, fundos multimercados, ou fundos de renda fixa classificados como crédito privado.

Comitê de Fusões e Aquisições - A ANBIMA participará ativamente das discussões a respeito da viabilidade de criação, no Brasil, de um Comitê de Fusões e Aquisições, conhecido como takeover panel no cenário internacional. À medida que o mercado brasileiro cresce e se sofistica, aumenta também o número de operações de consolidação e combinações de negócios. Nesse contexto, a criação de um órgão regulador para as operações de fusões e aquisições pode trazer benefícios concretos para a economia brasileira. “Temos, na ANBIMA, uma longa experiência em regulação e supervisão voluntárias e estamos seguros de que podemos contribuir de forma significativa para o debate”, garante Giufrida.

Também está em estudo, pelos órgãos reguladores brasileiros, a criação de instrumento de captação bancária de longo prazo. “Nós apoiamos a iniciativa. A viabilização de mecanismos de captação de longo prazo para bancos contribuirá para aumentar a solidez de nosso sistema financeiro”, afirma o presidente da entidade.

Educação e Certificação - Complementarmente aos esforços constantes para fomentar as melhores práticas no relacionamento dos associados com os clientes, a ANBIMA deu continuidade, em 2009, às ações de treinamento e certificação, de forma a contribuir para a formação e qualificação dos profissionais que atuam nos mercados que a entidade representa.

A Associação promoveu, neste ano, 160 cursos (regulares, online, de férias, fechados, in company e especiais), contribuindo para a formação de cerca de 3 mil participantes. Além disso, realizou 37 palestras das quais participaram um público total também de aproximadamente 3 mil pessoas.

Durante 2009, a ANBIMA aplicou mais de 45 mil exames de certificação, totalizando 330 mil testes realizados pela Associação desde 2002, período no qual foram certificados mais de 185 mil profissionais. Também neste ano, a Associação anunciou projeto de concessão de bolsas para que universitários de baixa renda possam freqüentar cursos preparatórios e realizar as provas de certificação. Neste sentido, já foram firmados convênios com três universidades e duas empresas de treinamento.

Em 2009 foram criadas ainda duas novas certificações, a de Gestores de Recursos de Terceiros (CGA) e a de Especialistas de Investimentos (CEI). Além disso, a área de educação da ANBIMA continuou aprimorando as iniciativas para levar informação e conhecimento ao público investidor.

Em setembro, a Associação relançou site “Como Investir” (www.comoinvestir.com.br), cujo objetivo é fornecer ao público investidor informação didática e de qualidade a respeito do universo de finanças pessoais e investimentos. “As iniciativas na área de educação continuarão sendo uma prioridade para a ANBIMA em 2010. Temos que nos esforçar continuamente para zelar pela qualificação dos profissionais dos mercados que representamos, além de contribuir para que o público investidor tenha acesso a instrumentos e informação para entender os produtos e serviços que oferecemos”, explica Giufrida.

Interlocução com setor público - O ano de 2009 também marcou o aniversário de 30 anos do Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), comemorado em novembro pela ANBIMA e pelo Departamento de Operações do Mercado Aberto do Banco Central. A Associação já havia assinado, em abril, termo de renovação do convênio com o Banco Central para desenvolvimento e aprimoramento do Selic. A renovação estende por mais cinco anos o convênio, o que permitirá a continuidade da atual política de gestão do Selic até 2014.

Em agosto, outra parceria exitosa da Associação, o convênio com a CVM completou um ano. Em 2009, a ANBIMA analisou 33 ofertas públicas no âmbito do convênio. Com a análise prévia das ofertas realizada pelo corpo técnico da ANBIMA, o órgão regulador pode concentrar-se nos aspectos mais importantes de conteúdo de informações das operações, tornando o processo de análise mais ágil. “Convênios como os celebrados com o Banco Central e com a CVM são um bom exemplo de como a interlocução entre os agentes públicos e privados pode contribuir para o aprimoramento dos mercados. Nosso papel agora será multiplicar essa experiência sempre que identificarmos áreas em que podemos trabalhar em conjunto e contribuir com o setor público”, ressalta o presidente da ANBIMA.

Internacionalização - Em conjunto com a BM&F Bovespa e a Febraban, e com o apoio da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), do Banco Central e do Tesouro Nacional, a ANBIMA planejou e começou a realizar, em 2009, a segunda rodada do BEST BRAZIL. Criado em 2004, o objetivo do BEST é promover os mercados financeiro e de capitais brasileiros para a comunidade internacional. Na primeira rodada da iniciativa, que durou até julho do ano passado, foram realizados 12 eventos ao redor do mundo, com o objetivo de levar aos investidores internacionais informações a respeito da economia, instituições e arcabouço regulatório brasileiros.

Na segunda rodada, que começou em novembro com eventos em Hong Kong, Tóquio e Seul, o objetivo é apresentar ao mercado internacional as oportunidades de investimento nos mercados financeiro e de capitais brasileiros. Dentre as prioridades da ANBIMA, está a de promover a expertise dos gestores de fundos de investimento e fundos de participação brasileiros. Para 2010, já estão programados eventos na Europa, América do Norte e Ásia.

“O Brasil hoje atrai a atenção de todo o globo. Temos que aproveitar esse momento para levar informação correta e de qualidade à comunidade internacional, promovendo o mercado local. Temos hoje condições, se nos prepararmos adequadamente, de lançar as sementes para que o Brasil se torne uma grande praça internacional de negócios e finanças”, completa Giufrida.

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