Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2009 - 10:49

Núcleo de articulação público-privada será instalado na Bahia

Instância de articulação divulgará os instrumentos da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada pelo Governo Federal, e auxiliará na identificação de demandas do empresariado baiano.

Brasília – Incentivar o acesso aos instrumentos da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e contribuir para o aumento da competitividade da indústria baiana são os objetivos do Núcleo da Rede Nacional de Política Industrial (RENAPI), a ser instalado no dia 11 de dezembro, em Salvador. A iniciativa é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que tem a RENAPI como um dos projeto de promoção da PDP, em parceria local com a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM). A Bahia será o décimo primeiro Estado a ter um Núcleo RENAPI, precedido por Acre, Alagoas, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia e Sergipe.

Para o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, a instalação do Núcleo poderá contribuir para aumentar os investimentos, a inovação, além de auxiliar na identificação de demandas do empresariado baiano e na união de ações dos setores público e privado ligados à indústria. Arcuri lembra que o Núcleo não representa uma estrutura física, mas uma instância de cooperação adaptada para cada Estado. “A intenção é montar uma metodologia flexível de funcionamento, adaptada às necessidades locais”, diz.

Nos locais onde está instalado, o Núcleo desenvolve uma agenda de atividades em parceria com as federações das indústrias e/ou secretarias de desenvolvimento industrial. A agenda de trabalho dos Núcleos inclui apresentações de estudos prospectivos setoriais para identificação de tendências e cenários, apoio a iniciativas e eventos voltados a empresários e, principalmente, visita às empresas para identificação dos principais gargalos e dificuldades. “Os parceiros locais devem utilizar efetivamente o potencial de articulação do Núcleo para encaminhar demandas e buscar soluções conjuntas que resultem no aumento da competitividade”, explica Paulo Lacerda, coordenador da RENAPI.

Instalação do Núcleo RENAPI, dia 11/12/2009, às 17h30, na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (4ª Avenida, nº 415 – Salvador/BA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira