Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2009 - 10:55

Universidade cria núcleo para despertar a criatividade

Estudos da Universidade de Harvard revelam que o acionador da criatividade é a motivação.

Se você acredita que pessoa criativa é apenas aquela que desenvolve um produto ou serviço mirabolante e revolucionário, você pode estar errado. Segundo especialistas nas áreas de neurologia, psiquiatria e psicologia, a criatividade é uma característica e não uma qualidade, ou seja, algo que pode ser despertado. Pensando nisso, a Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro, criou o Núcleo de Criatividade e Inovação (NCI) para auxiliar os alunos a descobrir e aperfeiçoar seu lado criativo e inovador, fundamentais para o sucesso pessoal e profissional.

Estudos conduzidos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelam que o grande acionador da criatividade é a motivação para a tarefa executada, ou seja, o interesse e a paixão que as pessoas sentem por aquilo que fazem. Partindo dessa premissa, torna-se importante o papel das empresas que dão a seus funcionários a liberdade de transformar o conhecimento em inovação, e das instituições de ensino, desenvolvendo ferramentas que ajudem os alunos, desde a infância, a descobrir e aperfeiçoar suas habilidades.

Liberdade para criar - “A proposta de criar o Núcleo de Criatividade e Inovação surgiu quando muitos alunos dos cursos da Escola de Design e de Comunicação Social da UVA não levavam adiante suas ideias, usando como justificativa a dificuldade de patrocínio”, conta o idealizador e coordenador do NCI, professor Antônio Carlindo da Câmara Lima, que aponta a falta de incentivo da família, dos amigos e até dos professores como o real motivo para não vencer as barreiras.

O objetivo do setor é fazer o meio-de-campo entre as ideias e a comunidade acadêmica e, posteriormente, com a ajuda de outros parceiros, viabilizá-las com apoio estrutural e financeiro. “A criatividade dinamiza a economia e é essencial para o crescimento de pessoas, empresas e nações. E mais importante do que desenvolvê-la é transformá-la em oportunidades e espaço no mercado e na sociedade”, observa.

Despertando o adormecido - Levando em conta que todos os indivíduos nascem com a criatividade ‘adormecida’, o que é possível então fazer para ‘despertá-la’? “Nos nossos focos estão as competências essenciais para a criação, como os pensamentos criativo e crítico, o espírito de iniciativa, a resolução de problemas, a avaliação de riscos e a gestão construtiva dos sentimentos”, detalha Carlindo. Segundo o professor, o importante é não deixar que a criatividade, que atinge seu auge na infância, adormeça novamente na adolescência e na vida adulta.

O designer Thiago Mattos, 26 anos, superou o receio da família e dos amigos para criar uma empresa especializada em design de interiores sustentável, ou seja, projeta espaços comerciais utilizando materiais que iriam para o lixo, reduzindo custos e encurtando prazos de entrega das obras. “Minha família apoiava minha ideia, mas ficava receosa por eu abrir o próprio negócio, não ter horário definido, nem salário fixo”, conta. Em 2005, seu projeto foi selecionado pela Incubadora de Empresas da UVA para receber consultoria e ingressar no mercado. Neste ano, a empresa conquistou resultados que comprovam sua boa estrutura administrativa, financeira e jurídica e um número positivo de clientes. “Hoje em dia, é preciso improvisar e inovar o tempo todo. Precisamos oferecer algo diferente”, opina.

Ajuda para despontar -Além de cursos de capacitação para seus alunos, funcionários e professores, em que habilidades e potenciais são trabalhados com atividades lúdicas, o NCI também presta consultorias e realiza cursos voltados às necessidades de empresas e executivos. “Basicamente, temos três tipos de consultorias: pessoal, em grupos pequenos e treinamentos em grupos maiores. Abordamos temas como gestão inovadora, liderança criativa, processo do pensamento criativo e da criatividade a inovação, além de questões solicitadas pelos clientes”, esclarece Carlindo. Mais informações com a Central de Atendimento da UVA pelo telefone (21) 2574-8888 ou diretamente no Núcleo, que fica na Rua Ibituruna, 108, Casa 1, térreo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira