Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2007 - 10:13

Incentivos fiscais impulsionam mercado de biodiesel

São Paulo - A aceitação popular e as diversas formas de desconto nos impostos oferecido pelo Governo estão alimentando o crescimento do mercado de biodiesel nos Estados Unidos. Além da continuidade dos incentivos fiscais, que vão até 2008, os preços internacionais do óleo cru também exercem grande influência neste setor. Uma nova análise da Frost & Sullivan, empresa internacional de consultoria e inteligência de mercado, revela que este mercado obteve renda de US$ 218 milhões em 2005 e tem previsão de chegar a US$ 4,9 bilhões em 2012, se os incentivos fiscais federais permanecerem além de 2008.

O Ato de Políticas Energéticas (EPAct, em inglês) de 2005 estipula que um montante específico de combustível renovável tem que ser usado pelas empresas petrolíferas, o que deve aumentar a cada ano até alcançar 7,5 bilhões de galões em 2012. Contudo, para os produtores de biodiesel sustentaram o crescimento, eles precisam lidar com o intenso lobby anti-biodiesel da indústria petrolífera. As companhias líderes no mercado de petróleo sempre relutaram em aceitar o relativamente barato biodiesel, devido à percepção de que ele poderia substancialmente reduzir os lucros. A demanda incerta para este combustível, provocada por vários fatores de riscos, desencorajam a indústria a investir neste mercado.

Para vencer este desafio, os participantes deste setor e os grupos pró-biodiesel precisam destacar o potencial deste produto para contribuir com o crescimento da economia. A perspectiva de um aumento substancial no Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano, criação de novos empregos e preços melhores para os produtores de feijão de soja podem influenciar o Governo a manter os incentivos aos combustíveis renováveis. Conseqüentemente, isto pode encorajar a indústria de gás e petróleo a aceitá-los, resultando na expansão do mercado para todos os envolvidos.

Muitos países da América Latina optaram por leis similares. É o caso de Brasil e Argentina, por exemplo. No Brasil, o governo lançou o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel para o desenvolvimento sustentável deste produto. "A legislação brasileira permite a mistura de biodiesel com a gasolina em 2% até o final de 2008, ano no qual esta porcentagem será obrigatória, gerando uma demanda estimada em 2,7 milhões de litros", revela Tamara Dvoskin, analista da Frost & Sullivan. Na Argentina, o decreto que obriga misturar bioconteúdo aos combustíveis fósseis foi aprovado no início deste ano. "A partir de 2008, a lei determina uma mistura obrigatória de 5% de biodiesel na gasolina, o que geraria uma demanda de 650 milhões de litros", finaliza Tamara. |Por: Comunique-se

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira