Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2009 - 08:16

Sinaval assina acordo de cooperação técnica com a Coréia do Sul


O presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, e o presidente da Korea Trade-Investrment Promotion Agency, Hwan-Eik Cho, assinaram um acordo de cooperação técnica e comercial para o desenvolvimento de negócios no segmento de equipamentos para a indústria naval.

A assinatura do acordo aconteceu no dia 10 de dezembro (quinta-feira), no Hotel Marriot, em Copacabana, zona Sul do Rio de Janeiro, e contou com a participação do embaixador da Coréia do Sul, Kyonglim Choi, que ratificou o interesse do seu país nos entendimentos com a indústria de construção naval brasileira.

Empresários coreanos integraram a comitiva, liderada pela Korea Industrial Complex Corp. – Noksan Cluster Promotion Division, interessados em desenvolver negócios, realizar associações com empresas brasileiras, assinar acordos de licenciamento de tecnologias e realizar estudos com o objetivo de atender a demanda da Petrobras no extenso programa de construção de plataformas de produção de petróleo em alto mar.

Além da indústria naval os empresários coreanos também buscavam acordos comerciais com brasileiros visando os eventos internacionais da Copa do Mundo (2014) e os jogos Olímpicos (2016), considerando a experiência da Coréia do Sul em sediar os jogos Olímpicos (Seul 1988).

No encontro falaram e fizeram apresentações o presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, os representantes da Petrobras, Ricardo Rizkallah e Rogério Gonçalves Mattos. Sobre os preparativos do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo e as Olimpíadas falou Maurício Chacur, da Invest-Rio.

Agência coreana de promoção de comércio participou também de reunião na Petrobras - o presidente da Agência Coreana de Promoção de Comércio e Investimentos (Kotra, na sigla em inglês), Cho Hwan Eik; e o embaixador da República da Coréia no Brasil, Choi Kyong participaram de reunião com os gerentes executivos de Engenharia da Petrobras, Pedro José Barusco, e de Novos Negócios, Rogério Mattos, com o objetivo de estimular a cooperação entre as empresas brasileiras e coreanas.

Na ocasião, os gerentes da Petrobras apresentaram as áreas de oportunidade para empresas da Coréia do Sul estabelecerem parcerias no Brasil, como as de indústria naval e indústria de base, além de equipamentos de exploração e produção. A delegação coreana esclareceu dúvidas sobre a política de conteúdo nacional e reafirmou seu interesse em participar de consórcios com empresas brasileiras para se inserirem na cadeia produtiva de petróleo e gás no País. “É mais um passo em direção à cooperação entre empresas brasileiras e coreanas, no sentido de desenvolver a indústria de petróleo no Brasil, que irá gerar grandes oportunidades em diversos setores, em especial com o desenvolvimento do pré-sal”, disse Barusco.

Também participaram do encontro o gerente de Desenvolvimento e Negociação de Exploração e Produção da Petrobras, Eduardo Abdounur; o cônsul da República da Coréia, Son Tac Kim, e o diretor-geral da Divisão Comercial do Consulado da República da Coréia em São Paulo, Kim Gun Young.

R$ 15 bilhões para o Fundo de Marinha Mercante (FMM ): montante aprovado pelo presidente Lula, o que deve alvancar a construção de mais seis estaleiros para atender a demanda da Transpetro de mais 23 navios, e barcos de apoio, o que segundo o presidente do Sivanal, Ariovaldo Rocha, dá sustentabilidade para o segmento garantindo emprego e renda para os trabalhadores do setor naval e offshsore. “Dos 46 mil empregados diretos hoje, prevê uma duplicação até 2015”, lembrou Rocha, acrescentando que haverá um índice de nacionalização desta indústria que deve ultrapassar os 65% do momento, mobilização dos fonecedores aos estaleiros que é também deverá ser outra grande fonte de empregos.

Os novos estaleiros: Eisa (AL), Odebrecht-Bahia, OAS-Setal (BA), W. Torre (RS), Promar (CE) e ampliação do Corema (BA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira