Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2009 - 09:20

Museu de Inhotim inspira artesanato feito com cobertor

Matéria-prima é utilizado por grupo de artesãos que une técnica, história e arte.

Artesãos de Brumadinho se inspiram na arte contemporânea do Museu de Inhotim para fazer artesanato com cobertor. Capacitados pelo Programa Sebrae de Artesanato, eles descobriram que o material utilizado pelos desabrigados das chuvas podia se transformar em objetos de luxo. Agora o grupo que tem o nome de Descoberta se prepara para comercializar os produtos.

No início deste ano, os 19 artesãos se uniram por meio do projeto Rede de Produção Comunitária para Turismo em Brumadinho, promovido pelo Museu de Inhotim , com o apoio do Ministério do Turismo e Sebrae-MG.

A idéia de trabalhar com os cobertores veio com o Programa Sebrae de Artesanato que instigou os participantes a encontrarem uma matéria-prima que remetesse a realidade da cidade. Depois de uma pesquisa, os artesãos perceberam que município recebia muitas doações de cobertores para os desabrigados das enchentes do início do ano.

Neste período, os artesãos receberam orientações sobre gestão, comercialização e treinamento nas áreas de inovação, associativismo, finanças, atendimento e mercado.

Eles participaram de oficinas de design que aconteceram dentro do museu, o que facilitou os artesãos a buscarem inspirações em cores, formas e detalhes. Para a consultora Marlette Meneses, o grupo se superou ao associar a matéria-prima à técnica e ao referencial da arte contemporânea. O resultado foi a transformação de cobertores em bolsas, bordados, tapetes, arranjos decorativos, bonecos e colares.

O trabalho é demorado, já que o cobertor é frágil. Em compensação a matéria-prima tem baixo custo. De acordo com o artesão José Osvaldo de Sousa, um cobertor de solteiro que custa R$ 10 chega a resultar em três bolsas que são vendidas por R$ 90 cada. Os produtos já tem mercado certo. O artesão tem encomendas para lojas de Brumadinho e de Belo Horizonte.

Para reduzir custos o grupo já pensa em fazer compras conjuntas, o que reduziria o preço dos cobertores, das linhas e agulhas, gerando mais lucro para os artesãos. | Sebrae-MG

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira